Brahma é a força criadora e Brahman representa o universo imanifesto.
Brahman é uma palavra neutra e significa “o grande”, o absoluto”, o maior de tudo que é a consciência.
Nos Vedas Brahma aparece como Prajapati que significa o senhor das criaturas e sempre está relacionada com a criação.
Representado com 4 rostos, cada um virado para um ponto cardeal, simbolizando aquele que está em tudo.
As 4 cabeças representam os 4 Vedas, representa as 4 eras, representa as 4 castas.
Toda a criação é chamada de um dia de Brahma.
Seu sono é chamado Pralaya.
Ele é casado com Sarasvati, que representa o conhecimento, pois sem o conhecimento nada é criado. Ele quase não é venerado porque ele é toda a criação.
O criador não está separado da criação.
Quase não há templos para Brahma.
Quando admiramos um por do sol, a lua, estamos admirando Brahma.
Ele é a causa material e a causa inteligente da criação.
Quando ele criou Sarasvati, ele ficou tão encantado que não conseguiu tirar os olhos dela.
Ela, envergonhada, corria para um lado e ele crescia uma cabeça para um lado, ela corria para outro, ele crescia uma cabeça para outro.
A historinha explica porque ele tem quatro cabeças.
Mas as quatro cabeças representam os Vedas.
A mente cósmica.
Toda a capacidade de criação.
Representa o poder de criação que o homem também tem.
Tudo o que acontece no Universo é uma criação dessa mente cósmica.
Assim como a mente individual cria sonhos.
Toda a criação é feita através da mente.
Na outra mão ele segura os Vedas que representa o estudo, o japa mala representa a meditação.
Ele carrega os utensílios para fazer os rituais, representando todos rituais e a disciplina necessária para a sua realização.
É dito que esse cisnei, se colocado a sua frente leite misturado na água, consegue beber o leite e deixar a agua. Isto representa a capacidade de separar o que é verdade da não verdade.
Fazemos mantras para Sarasvati para pedir pelo conhecimento, mas Brahma é a criação e a criação já está aqui.
Sarasvati ficou chateada e amaudiçoou ele dizendo que nunca mais alguém poderia fazer uma oração pra ele usando a fala e que seria sempre mental.
Dizem que ele não precisa de templo porque ele é o criador e toda criação já é seu templo.
A briga foi ficando cada vez mais intensa e colocando em risco o universo.
As outras deidades, assustadas, chamaram Shiva para resolver o conflito.
Shiva desceu na forma de um jyoti lingam (um lingam de luz gigantesco) que separou os dois.
Vishnu se transformou em um javali e começou a cavar para procurar o final dentro da terra e Brahma transformou-se em um cisnei e foi procurar em direção ao céu.
E Brahma estava para desistir quando encontrou uma flor do tipo “aqueta” e combinou com ela de mentir, inventando que ele tinha encontrado o final.
A flor topou e confirmou a mentira diante de Shiva.
Como se não fosse o bastante, amaldiçoou Brahma dizendo que nunca mais seria reconhecido e que ele não teria nem devotos, nem templos.
Shiva também amaldoçoou a flor do tipo “aqueta” dizendo que ela jamais poderia ser oferecida nem a Brahma, nem a Shiva.
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