terça-feira, 6 de novembro de 2012

Simbolismo de Brahma


 

 
 
Brahma e Brahman são coisas diferentes.
Brahma é a força criadora e Brahman representa o universo imanifesto.
Brahman é uma palavra neutra e significa “o grande”, o absoluto”, o maior de tudo que é a consciência.
O lado masculino representa esse Brahman e o feminino Maya que formam juntos esse universo.

Brahma representa o criador e por isso ele tem como consorte Sarasvati porque para criar algo é preciso de conhecimento.
Nos Vedas Brahma aparece como Prajapati que significa o senhor das criaturas e sempre está relacionada com a criação.
Representa a força da criação.
Representado com 4 rostos, cada um virado para um ponto cardeal, simbolizando aquele que está em tudo.
As 4 cabeças representam os 4 Vedas, representa as 4 eras, representa as 4 castas.
Também tem o nome de Hiranyagarbha (ovo de ouro).
Toda a criação é chamada de um dia de Brahma.
Seu sono é chamado Pralaya.
Ele é casado com Sarasvati, que representa o conhecimento, pois sem o conhecimento nada é criado. Ele quase não é venerado porque ele é toda a criação.
O criador não está separado da criação.
Quase não há templos para Brahma.
Quando admiramos um por do sol, a lua, estamos admirando Brahma.
A historinha das Puranas diz que quando ele sai do umbigo de Vishnu, a primeira coisa que ele criou foi Sarasvati.
Ele é a causa material e a causa inteligente da criação.
Quando ele criou Sarasvati, ele ficou tão encantado que não conseguiu tirar os olhos dela.
Ela, envergonhada, corria para um lado e ele crescia uma cabeça para um lado, ela corria para outro, ele crescia uma cabeça para outro.
A historinha explica porque ele tem quatro cabeças.
Mas as quatro cabeças representam os Vedas.
Hiranyagarbha é o corpo sutil de toda a criação.
A mente cósmica.
Toda a capacidade de criação.
Representa o poder de criação que o homem também tem.
Tudo o que acontece no Universo é uma criação dessa mente cósmica.
Assim como a mente individual cria sonhos.
Toda a criação é feita através da mente.
 
Iconografia
 
Brahma segura nas mãos um camandalu (objeto parecido com um cantil ) que representa o desapego e por isso todos os renunciantes carregam um.
Na outra mão ele segura os Vedas que representa o estudo, o japa mala representa a meditação.
Ele carrega os utensílios para fazer os rituais, representando todos rituais e a disciplina necessária para a sua realização.
Brahma está montado em um cisnei que representa a discriminação.
É dito que esse cisnei, se colocado a sua frente leite misturado na água, consegue beber o leite e deixar a agua. Isto representa a capacidade de separar o que é verdade da não verdade.
 
Mantra
 
Não existe mantra pra Brahma porque ele é a criação.
Fazemos mantras para Sarasvati para pedir pelo conhecimento, mas Brahma é a criação e a criação já está aqui.
 
Historinha que explica porque não se recita mantra para Brahma
 
Tem uma historinha que diz que a mente e Sarasvati (que representa a fala(vac é fala)) tiveram uma discussão pra ver quem é melhor e decidiram perguntar para Brahma qual dos dois eram melhor. Brahma foi curto e grosso e disse que o melhor era a mente, porque a fala só comunica o que a mente pensa.
Sarasvati ficou chateada e amaudiçoou ele dizendo que nunca mais alguém poderia fazer uma oração pra ele usando a fala e que seria sempre mental.
Brahma quase não tem devotos e tem somente um templo.
Dizem que ele não precisa de templo porque ele é o criador e toda criação já é seu templo.
 
Historinha que explica porque Brahma não tem templos
 
Brahma e Vishnu se desentenderam e começaram uma briga.
A briga foi ficando cada vez mais intensa e colocando em risco o universo.
As outras deidades, assustadas, chamaram Shiva para resolver o conflito.
Shiva desceu na forma de um jyoti lingam (um lingam de luz gigantesco) que separou os dois.
Para resolver a dispusta foi proposto que quem encontrasse o final desse lingam ganharia.
Vishnu se transformou em um javali e começou a cavar para procurar o final dentro da terra e Brahma transformou-se em um cisnei e foi procurar em direção ao céu.
Vishnu, depois de cavar muito, desistiu.
E Brahma estava para desistir quando encontrou uma flor do tipo “aqueta” e combinou com ela de mentir, inventando que ele tinha encontrado o final.
A flor topou e confirmou a mentira diante de Shiva.
Shiva ficou furioso com essa mentira e cortou uma cabeça de Brahma que tinha 5 cabeças e ficou com 4.
Como se não fosse o bastante, amaldiçoou Brahma dizendo que nunca mais seria reconhecido e que ele não teria nem devotos, nem templos.
Shiva também amaldoçoou a flor do tipo “aqueta” dizendo que ela jamais poderia ser oferecida nem a Brahma, nem a Shiva.
 
Texto baseado em aulas de Marília, do Centro de Estudos Vidya Mandir
 
 

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