Thoth3126@gmail.com
http://br.reuters.com/article/worldNews/idBRSPE8A608J20121107
Por Mike McDonald – CIDADE DA GUATEMALA, 7 Nov (Reuters) –
Um forte terremoto na Guatemala deixou nesta quarta-feira à tarde ao menos 39 mortos, vários feridos e dezenas de desaparecidos devido, principalmente, ao desmoronamento de moradias no norte do país, que teve o estado de emergência declarado pelas autoridades após sofrer seu pior tremor em 36 anos.
O tremor ocorreu à 10h35 locais (13h35 no horário de Brasília), a uma profundidade de 41 km, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), que monitora terremotos.
O terremoto desta quarta-feira foi o pior sofrido pela Guatemala desde 1976, quando um tremor de magnitude 7,5 causou a morte de cerca de 20 mil pessoas.
O terremoto de magnitude 7,4 também foi sentido no país vizinho El Salvador e no populoso México, onde houve esvaziamento de edifícios, mas sem registro de danos ou vítimas.
O epicentro do terremoto foi no mar, 24 quilômetros a sudoeste do povoado portuário de Champerico, segundo dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
“Neste momento se declara alerta vermelho em todo o território nacional”, disse o presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, que anunciou a suspensão de atividades públicas na nação centro-americana.
Pérez Molina advertiu que o número de mortos poderia subir e que segundo relatos preliminares havia outras 15 pessoas soterradas e 100 desaparecidos.
“Estamos focando nossas prioridades na vida, no resgate das pessoas e na atenção às pessoas feridas”, disse o presidente.
O governador do Departamento de San Marcos, Luis Rivera, fronteiriço com o México, local onde houve o desmoronamento de várias casas, disse que o número de mortos subiu para 39.
Em El Salvador, muitos moradores deixaram suas casas e locais de trabalho e saíram às ruas, mas não havia informações de danos graves, nem de vítimas.
Na populosa Cidade do México, alguns edifícios deram ordem de retirada e atividades foram suspensas, porém sem relatos imediatos de estragos.
Serviços como metrô e energia elétrica funcionavam normalmente.
“Foi sentido de maneira intensa em boa parte da cidade …
Sistemas estratégicos estão funcionando”, afirmou o prefeito da capital mexicana, Marcelo Ebrard, em sua conta no Twitter.
© Thomson Reuters 2012 All rights reserved.
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário