domingo, 15 de setembro de 2013
O Limite e a Tolerância
Os maldizentes, como os mentirosos, acabam por não merecer crédito, ainda mesmo dizendo verdades.
A maledicência é uma ocupação e lenitivo para os descontentes.
(Marquês de Maricá)
Introdução
Tudo que é "perfeito" tem limites impostos pelo seu próprio ser ou estado de "perfeição": um ser que manifeste as suas qualidades não o pode fazer sempre em todos os aspectos.
O imperfeito, além de não manifestar sua potencialidade, quando o faz, pode fazê-lo de modo a não preencher as características do seu ser.
O homem é um ser social e possui uma individualidade.
Não é perfeito e portanto, sob diversos aspectos, limitado.
Precisa viver consigo mesmo e com os outros, porém, as leis pessoais não são as mesmas que as sociais.
Pelo valor que é a individualidade, alguns homens são melhores em certos aspectos; outros, em outros, e assim a sociedade se completa e a vida social é possível.
Mas a moeda tem outra face e o fato das pessoas diferirem em tantos aspectos pode gerar atritos de valores.
Os limites das pessoas também são diferentes.
Neste ponto começa o limite entre o pessoal e o social.
Existem situações que podem ser ignoradas, passíveis de serem aceitas, em prol da sociedade, do bem comum.
Mas o limite não é fixo, pode variar muito: toleramos algo numa manhã, mas se o mesmo assunto for apresentado à noite..., passa dos limites.
Quereríamos que este limite fosse mais elástico, e de certo modo o é.
O limite da tolerância tem por um lado a manutenção da individualidade e por outro a inclusão do individual no social.
Se isto não ocorrer, alguns perdem sua individualidade e outros são excluídos e preferem se isolar do convívio social.
Neste conviver, o homem percebe que seus sonhos nem sempre são realidades quando se analisa na perspectiva do tempo.
A certeza da morte o incomoda, seja pelo desejo de realizar-se, de deixar uma contribuição para a sociedade, ou pelo nihilismo teórico-prático em que muitos podem mergulhar.
Nossa liberdade é o preço da nossa existência, segundo Rodríguez-Rosado (1976).
Existimos como seres humanos livres.
Se não tivéssemos liberdade, nossa existência com certeza não seria da mesma forma.
Seríamos outros seres, incapazes de optar, pois nosso protocolo seria rígido.
Ao optar, por exemplo, entre ficar em casa estudando ou sair com os amigos para descansar, em qualquer um dos casos, mostraremos que somos livres - e responsáveis -, mas pagaremos o preço da nossa livre decisão.
Cada ser humano pode optar, e ao escolher exclui algo.
E todas as nossas ações podem ser vistas por terceiros, que nos rotulam em função das nossas ações. Existimos e somos, mas nem sempre gostamos de ser rotulados pelos nossos defeitos, modos etc. Algumas pessoas possuem defeitos mais evidentes, que se manifestam no convívio social.
A semelhança de uma verruga negra e grande na ponta do nariz; caso estivesse escondida em outra parte do corpo, chamaria menos a atenção.
Assim são nossos defeitos.
Muitas vezes eles são evidentes, outras não.
A mente humana por vezes tende a caricaturizar em função dos traços ou atitudes negativas daqueles que nos cercam.
Melhor seria ver os aspectos positivos dos outros: é mais fácil ensinar algo do que fazer alguém esquecer alguma coisa.
Assim, poderíamos afirmar que a primeira impressão é a mais forte.
Mas as pessoas mudam, por conta própria ou com a ajuda de terceiros.
E no processo de mudança se percebe, por um lado, um limite pessoal; por outro, uma tolerância social.
No final de cada interrelação, ambas as partes são capazes de exibir um estado superior ao anterior.
É sobre estes pontos que iremos tecer algumas considerações.
A tolerância
A palavra tolerância provem do latim tolerantia, que por sua vez procede de tolero, e significa suportar um peso ou a constância em suportar algo.
Teve no passado, e com sentido negativo, a função de designar as atitudes permissivas por parte das autoridades diante de atitudes sociais impróprias ou erradas.
Hoje em dia, pode ser considerada uma virtude e se apresenta como algo positivo.
Esta é uma atitude social ou individual que nos leva não somente a reconhecer nos demais o direito a ter opiniões diferentes, mas também de as difundir e manifestar pública ou privadamente(1).
Tomás de Aquino diz que a tolerância é o mesmo que a paciência(2).
E a paciência é justamente o bom humor ou o amor que nos faz suportar as coisas ruins ou desagradáveis.
Ao tratar do tema da justiça, o Aquinate também nos indica que "a paciência - ou tolerância - é perfeita nas suas obras, no que respeita ao sofrimento dos males, em relação aos quais ela não só exclui a justa vingança, que a justiça também exclui; nem só o ódio, como a caridade; nem só a ira, como a mansidão, mas também a tristeza desordenada, raiz de todos os males que acabamos de enumerar.
E por isso, é mais perfeita e maior, porque, na matéria em questão, extirpa a raiz.
Mas não é, absolutamente falando, mais perfeita que as outras virtudes, porque a fortaleza não suporta os sofrimentos sem se perturbar, o que também o faz a paciência, mas também os afronta, quando necessário.
Por isso, quem é forte é paciente, mas não, vice-versa.
Pois a paciência é parte da fortaleza."(3)
A diferença de abordagem, seja ela histórica ou dentro dos diferentes campos das ciências particulares, nos permite observar que dentro das humanidades, a tolerância diz respeito ao ser humano ou a sociedade, enquanto que nas ciências exatas, está baseada em leis físico-químicas e biológicas.
Alguns exemplos ilustram o uso da palavra (in)tolerância ao longo dos séculos.
No final do séc. XVI, muito se falou de tolerância religiosa, eclesiástica ou teológica.
Hoje em dia também se tolera - pacientemente - em pontos que não são essenciais de uma determinada doutrina mesmo que seja em detrimento da mesma, mas para uma melhor convivência social(4).
No passado (desde meados do séc. XIX), maison de tolérance(5) era a casa ou zona de prostituição: muitos toleram esses locais, procurando evitar, assim, a disseminação desses costumes em toda sociedade.
Na medicina, a palavra "tolerância" é utilizada para significar a aptidão do organismo para suportar a ação de um medicamento, um agente químico ou físico.
Desta forma, as diferentes espécies toleram de diferentes modos os microrganismos: alguns adoecem e morrem, a outros nada ocorre.
Os níveis de tolerância à radiação têm tal limite...
Tecnicamente, a tolerância é o limite do desvio admitido dentro das características exatas de um objeto fabricado ou de um produto e as características previstas.
Não são todos que suportam os medicamentos, e algo que está fora das normas algumas vezes pode ser tolerado.
E assim pode se falar também de suportar fisicamente ou mentalmente algo pesado; em tolerar erros gramaticais; assim, podemos descer um degrau, recebendo o conhecimento neste nível, o qual é mais tolerável; algo pode ser tolerável, inclusive indiferente, aceitável: "o almoço foi bastante tolerável".
Até mesmo dentro da ecologia Odum (1953) no seu livro Fundamentos de Ecologia coloca exemplos de limites de tolerância dentro da natureza(6).
Dentro das leis físicas, o universo tende a se desorganizar.
Por outro lado, tudo que está vivo, tende a se organizar.
Mas o homem, sendo livre, pode "ajudar" a desorganizar o mundo.
Como num processo de tentativa e erro, as pessoas buscam soluções para viver consigo mesmo e com as demais.
Às vezes parece que temos na mão um saco cheio de bolas, que tentamos arremessar e colocá-las dentro de um buraco distante.
De modo simplista, dizemos que podemos acertar ou não, mas na prática, as coisas não ocorrem bem assim.
O acerto aparece como uma vitória.
Foram centenas de arremessos, e um acerto!
Tolerar é aceitar os limites, é na realidade ser paciente.
A paciência é justamente aceitar o desagradável, com bom humor.
Também na literatura universal, existem alguns provérbios que nos recordam a tolerância.
Tolérance n’est pas quittance(7), que poderíamos traduzir por: "Tolerância não é liberdade total...". Numa pequena cidade do interior, um deficiente físico, sem pernas, perambulava pela cidade com auxílio das duas mãos e o apoio do tronco.
Durante anos, no seu trajeto, era debochado por um homem que dizia: - Vai gastar o... Um dia ele perdeu a paciência e matou o importunador.
Na justiça, o aleijado foi duramente atacado, e tido como assassino cruel.
O advogado, ao iniciar a defesa, falou durante dez minutos elogiando a qualidade de cada membro do júri, até que o juiz interrompeu: - Se o senhor não iniciar a defesa, não permitirei que prossiga. Sabiamente, o advogado respondeu: - Meritíssimo, se o senhor não agüentou dez minutos de elogios, imagine a situação do réu que suportou anos de insultos...
Nestes casos, pode valer o provérbio: "Não seja intolerante a menos que você se confronte com a intolerância"(8).
Quanto à tolerância, costumamos atuar, como diz o provérbio, "com dois pesos e duas medidas": tendemos a ser muito complacentes com os desvios de nossa conduta (e isto quando os reconhecemos...) e implacáveis com os outros: não lhes damos o tempo necessário para mudar.
De fato, abandonar um mau costume e atuar de modo completamente oposto é uma tarefa que exige esforço e pode durar meses ou anos...
E, quanto aos outros, exigimos que tudo ocorra no mesmo instante, esquecendo que as coisas têm seu ritmo natural.
Um feijão demora para germinar, crescer, florir, dar a vagem... e nós às vezes somos semelhantes às crianças, que deixam o feijão no algodão do pires com água, e no dia seguinte se decepcionam com a ausência de vagens.
Para viver, deixar viver(9).
O que leva duas pessoas a entrarem em discórdia?
A invasão do direito alheio, o ultrapassar o limite de tolerância, a incapacidade de compreensão mútua ou própria, a falta de empatia, a nossa própria natureza, o nosso temperamento.
Somos limitados, e isto se manifesta também no modo tosco com que nos relacionamos muitas vezes com as pessoas.
A distância que existe entre as pessoas, em parte é criada por cada um.
Às vezes percebemos que com alguns, já num primeiro momento, se consegue chegar perto, e falar sem gritar ou mandar mensageiros, mas nem sempre é assim.
É preciso usar a inteligência, para encontrar o caminho da comunicação entre as pessoas.
Inteligência e vontade de querer se comunicar... ou não.
Os limites
Nossas limitações são patentes.
Não somos o que queremos, não fazemos tudo que sonhamos, não temos o dom de estar onde desejamos.
Dentro destes limites é que nos movemos.
Conhecer os limites pessoais e os dos outros - pois somos seres que não se repetem - é uma tarefa que dura toda a vida.
O limite também não é algo estático, as pessoas mudam.
Logo, o sistema de comunicação entre as pessoas é algo dinâmico e tem suas "leis" próprias, que cabe a cada um descobrir em cada momento.
Em vez de gastar tempo reclamando que não existe comunicação, poderemos empregá-lo, verificando como estabelecer esta relação.
Por outro lado, quando as pessoas se aproximam, uma tem em relação a outra uma expectativa.
Na prática existe também um pré-conceito, mas por ora, vale a pena refletir sobre a expectativa.
Expectativa
Nossas atividades estão inseridas no contexto da expectativa.
Spes em latim, significa tanto esperança como expectativa de algo feliz.
Um novo emprego, um novo trabalho, uma nova amizade geram expectativas.
Alguns defendem a postura de não ter expectativa de nada, e assim, o que ocorrer de bom nos fará felizes.
Mas isto não condiz com a etimologia da palavra.
Temos esperança de que se agirmos de um modo, seremos felizes.
Se nos relacionamos com alguém, é porque precisamos deste alguém, ou gostamos de estar com ele.
Quando um aluno se aproxima do professor para pedir um estágio, ambos têm uma expectativa. Explicitar estas expectativas um ao outro, evita a decepção.
O combinado não sai caro, reza o ditado popular.
Desta forma se evitaria a conhecida antropofagia...
A antropofagia nos une, quando os interesses pessoais têm a possibilidade de serem supridos pelas habilidades alheias.
Agumas vezes o aluno apenas quer uma bolsa, ou aprender uma técnica, publicar um trabalho, decidir sua vida profissional; ou talvez ele esteja querendo ficar no estágio uma semana, um mês, um ano... sua vida toda.
E como iremos saber se não perguntarmos?
O professor também espera algo do aluno.
Às vezes de modo possessivo, outras vezes de modo diferente, como mão de obra.
Pode pensar também num talento para vida acadêmica, e se por um lado vê um discípulo, não pode deixar de encobrir as dificuldades pelas quais irá passar.
Mas isto tudo, não passa de dúvidas.
Um tem expectativa do outro, e nada mais lógico e razoável que exista um diálogo entre ambos, antes de iniciar as atividades.
Alguém tem expectativa de alguém, mas ninguém não tem expectativa de ninguém...
E os outros são para nós alguém... ou ninguém?!
Compreensão
Compreender cada um como é, acaba sendo o melhor modo de interagir.
As vezes as pessoas precisam de peixe, outras vezes, precisam de trabalho educativo sobre a pesca, e sempre atenção externa de outras pessoas.
Todos precisamos de cúmplices em nossas atividades.
Compreender, querer, perdoar.
Esta tríade resume bem o relacionamento humano ideal.
Da cultura popular somos capazes de lembrar: "Deus perdoa sempre, os homens de vez em quando, a natureza nunca" ou "Errar é humano, perdoar é divino".
O perdão absoluto é divino.
Nós podemos ter o ideal de perdoar, mas nem sempre conseguimos, como na terrível fórmula: "Perdoar, eu perdôo; mas esquecer, não esqueço...".
O erro das pessoas leva às vezes a conseqüências sérias para um perdão imediato.
A reação pessoal ou social contra aquele que errou, pode ser irasciva, vingativa, punitiva.
Mas o que se quer mesmo, é que aquele que errou, e com isto de certa forma agrediu, reconheça e mude.
Talvez precise sofrer as conseqüências do seu ato para merecer o perdão.
Não reconhecer o próprio erro ou de certa forma encobri-lo já consiste em parte da pena, por não se adequar com a verdade.
Perdoar antes porém, abre uma porta honrosa para o agressor, que não precisa gastar tempo se justificando.
Aqui vale mais uma definição do ser humano: aquele que é capaz de se desculpar e justificar em todos os seus atos, mas que ficaria envergonhado de manifestar esta desculpa ou justificativa em voz alta para outros.
Sim, as desculpas que damos a nós mesmos para fazer coisas erradas, não convencem...
O castigo piora o ruim e melhora o bom, e como o bom deve ser melhorado, não se deve evitar o castigo.
Mas, o ruim?
Não merece o castigo, ou além do castigo precisa de algo para melhorar?
Talvez precise também da compreensão...
As pessoas aprendem também pelos erros, próprios ou alheios, históricos ou do presente.
Quanto maior o erro, piores as conseqüências, e menores as chances de errar de novo.
A evidência do erro para a sociedade mexe com os brios daquele que errou.
A compreensão não pode ser confundida com a cumplicidade no erro; a cumplicidade está associada ao desejo de ser solidário com a pessoa que errou e disposição de ajuda para reverter esta situação. Esta aventura de compreender implica num compromisso.
O amigo, é aquela pessoa que apesar de conhecermos perfeitamente como é, continua sendo amigo ou: "O amigo é o amigo do amigo".
O perdão, pode ser imediato ou não, com consequências ou sem elas.
Ora, o tempo é apenas uma convenção, mas nem por isto deixa de existir...
As pessoas, como o bom vinho, melhoram com o tempo ou, para continuar remetendo a provérbios: "O tempo é o melhor remédio".
As pessoas, como já dissemos, buscam sempre uma justificativa para os seus atos, e também para perdoar.
Em todos estes casos, é difícil ter a medida, pois a pena deve ser proporcional a ofensa, e o ofendido mostra que é grande, perdoando.
As leis positivas neste sentido são como que a segurança da sociedade, na tentativa de se estabelecer uma medida; um verdadeiro protocolo social a ser atingido.
Sintonia
Uma rádio que está sintonizada, pode ser escutada sem ruídos, interferências.
Escutar é um ato humano que reflete uma disposição interior.
Peter Drucker dizia que "o verdadeiro comunicador é o receptor".
Escutar é permitir o diálogo.
A prática medieval de dialogar num debate, merece ser lembrada.
Enquanto um falava, o outro era obrigado a escutar, pois antes de colocar seu ponto de vista, era obrigado a repetir a idéia do primeiro - com sua expressa aprovação - antes de colocar a sua resposta.
Alguns têm o defeito quase físico de não escutar e a partir deste ponto seguem as discórdias.
Essencial, importante e acidental
Uma classificação das realidades pode incluir estas três divisões: essencial, importante e acidental. Talvez exista desacordo no que incluir em cada item.
Pensar antes de discutir se aquilo é essencial ou importante ou acidental, em muito reduziria as discussões.
Usar a inteligência para identificar exatamente onde se pretende chegar, também é uma forma de diminuir os problemas.
Seja na via direta, não "criando" problemas, seja indiretamente, pela compreensão das realidades limitadas.
"Humildade não faz mal" - esta máxima popular, ajuda a retratar mais uma vez a dificuldade que temos de enxergar o mundo real.
Por um lado, temos esta deficiência, e por outro temos a teimosia de justificar os atos errados.
Se o diálogo amigo nos faz ver o erro, nada melhor que reconhecer.
A humildade é a verdade... e a humildade não faz mal!
Ignorância e preconceito
As pessoas muitas vezes não atuam de modo errado por má fé, e sim por ignorância.
Com certeza fariam de modo distinto, se soubessem como fazer.
Esta tarefa não tem fim, e questionar-se sobre o empenho pessoal de diminuir o nível de ignorância, nos faria no mínimo reconhecedores da dívida social que carregamos.
Aprendemos tanto, e por este motivo somos capazes de questionar as deficiências.
Não são os professores e pais os únicos interessados.
Ninguém dá o que não tem, e por isto sempre temos algo que dar a outrem, e assim diminuir a ignorância.
Outro ponto é o preconceito...
O preconceito gera um prejuízo (e também um prejuízo).
Uma idéia pré-concebida cria uma barreira para compreender a realidade.
Uma pessoa que não queira ouvir, ver ou escutar, tem muitas vezes o preconceito de não aceitar que os outros possam pensar de modo diferente.
Considerações finais
A incapacidade pessoal provada, leva a ressaltar os possíveis limites alheios em vez de reconhecer os próprios.
No convívio social, a tolerância com os demais, clama por uma interação.
Ou se ajuda, ou se atrapalha.
A indiferença explica mas não resolve.
Mas a quem ajudar?
E como ajudar?
Castiga o bom e ele melhorará, castiga o ruim e ele piorará.
Ou É melhor ensinar a pescar que dar o peixe.
Como resolver situações pontuais, sem levar em conta o princípio da subsidiariedade?
Se ajuda quem precisa, até que ela tenha condições de independência para aquele tipo de ajuda.
Assim se respeita a autonomia, se exerce a autoridade, se compreende o verdadeiro valor da humildade.
As crianças mimadas representam um problema para a sociedade.
As pessoas precisam de afetividade, mas mimar é dar mais do que elas realmente precisam.
Com certeza, a tolerância e sua medida requerem um salutar e apaixonante exercício de análise e síntese.
Esta é a postura de quem quer simplificar as coisas para ter o tempo livre, ou o ócio tão necessário em nossos dias.
Tolerância zero, é um tipo de lei social, que não permite o erro sem punição.
Isto é levar em conta, que as pessoas são boas...
Castiga o bom e ele irá melhorar...
Mas o homem não é bom por natureza.
Ele pode se fazer bom, se tem disposição de ser, pois o homem é um ser axiotrópico.
Não ter tolerância com qualquer tipo de erro, de certa forma ajuda a resgatar o que é próprio da personalidade humana: participação, unicidade, autonomia, protagonismo, liberdade, responsabilidade, consciência, silêncio, provisoriedade e religião.
Höffner (1983).
Cada uma das características do ser humano poderiam ser exploradas neste estudo, mas o protagonismo talvez seja o que mais atenção mereça.
Somos sujeitos do nosso pensar, agir e omitir.
Nossos atos assumem um caráter irrevogável do nosso eu.
Podemos arrepender-nos, mas não nos desfazer nossos atos(10).
E numa sociedade onde tudo é socialmente aceito, tudo acaba sendo tolerado.
As pessoas perdem a noção do que é certo ou errado.
A inteligência deixa de discernir, e a vontade fica fraca para agir.
As pessoas prezam o que lhes é caro, e o dinheiro é caro a todos.
Assim multar é uma forma de obrigar as pessoas a refletirem sobre si mesmas e a sociedade.
Isto não é um direito, é uma tolerância(11).
Quem não vive como pensa, acaba pensando como vive.
Aprender a observar a realidade do ser pessoal e do ser social é a melhor forma de compreender o limite que existe nas coisas e nas pessoas.
Caso contrário, gastar-se-ia tempo moendo água, encontrando defeitos onde existem apenas características.
Com certeza assim, seremos mais tolerantes com os outros e conosco próprios.
Para finalizar, vale a pena recordar os ensinamentos de Sócrates, recolhidos por Reale & Antiseri (1990) "A felicidade não pode vir das coisas exteriores, do corpo, mas somente da alma, porque esta e só esta é a sua essência.
E a alma é feliz quando é ordenada, ou seja, virtuosa.
Diz Sócrates: Para mim quem é virtuoso, seja homem ou mulher, é feliz, ao passo que o injusto e malvado é infeliz.
Assim como a doença e a dor física são desordens do corpo, a saúde da alma é a ordem da alma - e esta ordem espiritual ou harmônica interior é a felicidade"(p. 92).
Rogério Lacaz-Ruiz
Prof. Dr FZEA/USP
roglruiz@usp.br
Anne Pierre de Oliveira
Acadêmica da FMVZ/USP
pierrot7@hotmail.com
Viviane Scholtz
Acadêmica da FMVZ/USP
vivisi@mailcity.com
Nelson Haruo Anzai
Pós-Graduando da FMVZ/USP
nhanzai@mailexcite.com
Referências Bibliográficas
Le Petit Robert Dictionnaire de la Langue Française. [en CD-ROM] Liris Interactive : Paris, 1996.
The Oxford English Dictionary 2ed. [on CD-ROM] Oxford : Oxford Univ. Press, 1992.
Höffner, J. Christliche Gessellschaftslehre. Verlag Butzon & Becker. 1983.
Maloux, M. Dictionnaire des proverbs sentences et maximes. Paris: Larousse, 1986. p.516.
Morató, J.C.; Riu, A.M. Diccionario de filosofía en CD-ROM. Barcelona: Editorial Herder. 1996.
Reale, G.; Antiseri, D. História da filosofia. vol. I. São Paulo : Paulus, 1990. p.92.
Rodríguez-Rosado, J.J. La aventura de existir. Pamplona : Eunsa, 1976.
1. "En principio, la idea de tolerancia como actitud social razonada filosóficamente, tiene un origen religioso: surge a partir de los primeros años de la reforma protestante, hacia los siglos XVI-XVII, cuando la autoridad política se enfrenta al hecho de que los súbditos no aceptan la religión oficial; a los tiempos de unidad religiosa, en que domina la concordia doctrinal entre el «imperio» y el «sacerdocio», suceden tiempos en que se impone el principio de cuius regio, eius religio, decidido como derecho de los príncipes -ius reformandi- en la paz de Augsburgo (1555) y en la de Westfalia (1648). Con la afirmación, al mismo tiempo, de la libertad de conciencia, por parte de los teóricos reformados, y el creciente influjo de ideas humanistas que favorecen la autonomía de los asuntos que se consideran humanos, se llega a la separación práctica de Iglesia y Estado y, pronto, a la justificación teórica de la misma. Aparecen múltiples argumentaciones a favor de la separación y de la libertad de conciencia: se insiste en que la fe se ha de practicar de forma voluntaria; que la verdad no ha de imponerse por la fuerza, sino por sí misma; que la persecución no está de acuerdo con la caridad cristiana, etc. No fue de poca importancia la insistencia de determinadas «sectas» religiosas, comunidades religiosas separadas de las confesiones dominantes, que difundieron de forma más organizada la idea de que la Iglesia ha de ser una asociación de pertenencia voluntaria. (...) La defensa filosófica de la tolerancia, a partir de la segunda mitad del s. XVII, toma sus argumentos, a favor de la libertad de conciencia, de la naturaleza racional del hombre y de principios de la ley natural, e insiste en que la libertad de creencias y costumbres forma parte del derecho natural y se distingue claramente entre ley civil y ley divina." (cf. Morató & Riu, 1996).
2. Tolerantia vero est idem quod patientia (cf. Sent. ds. 33 q. 3 a. 3 c).
3. Summa Theologica. Thomae Aquinatis (I-II, 66, 4).
4. Daí derivam as expressões tolérance civile, marge de tolérance etc. (cf. Le Petit Robert Dictionnaire de la Langue Française, 1996)
5. Cf. Le Petit Robert Dictionnaire de la Langue Française, 1996.
6. "Trees give way to grassland as the amount of available water drops below the limits of tolerance for forests" (cit. por The Oxford English Dictionary, "tolerance", 1992).
. J.Heywood, Proverbs in the English Tongue [1546], In: Maloux (1986), p.516.
. N’ayez d’intolerance que vis-à-vis de l’intolérance. Provérbio francês - Hippolyte Taine, [1828-1893], In: Maloux (1986), p.516.
. Pour vivre, laisser vivre. Provérbio espanhol - Balthasar Gracián, Oraculo manual, 192. [1647], in Maloux (1986), p.516.
. Cf. Lacaz-Ruiz (1998) Projeto provérbios para escolas de primeiro e segundo graus. Mandruvá : São Paulo, 1998. p.55-60.
. Ce n’est pas un droit, c’est une tolérance. (cf. Le Petit Robert Dictionnaire de la Langue Française, 1996).
Fonte: http://www.hottopos.com/videtur5/o_limite_e_a_tolerancia.htm
http://semfronteirasparaosagrado.blogspot.com.br/2010/05/o-limite-e...
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