A falta de memória pode nos colocar em situações embaraçosas ou até mesmo de prejuízos morais e financeiros, dependendo da situação em que a falha acontece.
As pessoas de mais idade, realmente tem maior dificuldade em manter a memória ativa, devido à degeneração natural da idade, mas, mesmo nos casos de pessoas idosas, é possível, sim, manter uma boa memória!
Alguns fatores podem prejudicar
Apesar de termos a memória como uma “coisa”, devemos saber que ela não é um espaço do cérebro, ou, ao menos, é o que tudo indica.
Determinadas circunstâncias favorecem ao esquecimento, como estados negativos, que são fatores voluntários ou involuntários que inibem o bom funcionamento da memória.
E o famoso “branco” durante provas de escola?
Por isso, esses estados negativos podem nos boicotar ao vermos alguma situação com pessimismo ou medo. Veja outros exemplos onde o negativismo faz com que esqueçamos as coisas facilmente:
MÁ VONTADE:
Ao executarmos uma atividade com má vontade, certamente não memorizaremos coisa nenhuma do que estivermos fazendo.
ESTRESSE:
Este é fácil de exemplificar: se você já tentou ler um texto quando estava muito estressado, perturbado, preocupado com alguma situação, certamente você lembrará desse momento, mas de jeito nenhum lembrará do texto!
DEPRESSÃO:
A depressão faz com que a pessoa se torne desinteressada de qualquer assunto, já que ela reforça os insucessos passados dessa pessoa, desestimulando-a.
ANSIEDADE:
A ansiedade também é inimiga da memória no instante em que cria um círculo vicioso: a pessoa ansiosa costuma não empenhar toda a atenção e acaba esquecendo nomes ou rostos, por exemplo; sabendo dessa sua dificuldade, todas as vezes em que precisar enfrentar uma nova situação, a pessoa criará um estado de ansiedade que a prejudicará para memorizar qualquer coisa nova.
Esses aspectos negativos podem ainda ser somados por:
medo;
raiva;
desinteresse;
preguiça;
ressaca;
cansaço físico e mental.
Todos eles nos desconectam de nossa memória de alguma forma, por isso, para se manter “ligado”, comece tentando controlar qualquer um desses estados!
Como podemos ajudar nossa memória a funcionar bem?
Um dos benefícios do Ômega-3 está relacionado a otimizar as funções do nosso cérebro
Otimize sua memória, sua reação e capacidade de concentração!
Alguns alimentos são benéficos ao nosso cérebro, de modo geral, o consumo dos antioxidantes é importante para ajudar a memória, já que eles previnem o envelhecimento precoce das células.
O ácido graxo Ômega-3, presente em peixes de águas profundas, como o salmão, a sardinha, entre outros e em muitas outras fontes alimentares, pode reforçar as defesas e contribuir para a boa memória.
E, finalmente, temos ervas medicinais que também ajudam a reforçar as estruturas cerebrais para colaborar na manutenção da nossa memória: Gingko Biloba, Ginseng, chá-verde e cúrcuma, ou açafrão, são alguns deles.
Aqui, uma receita com alecrim, que também ajuda a estimular a memória:
- Coloque 20g de alecrim em uma xícara e cubra com água fervente.
Fonte: Remédios naturais para a falta de memória
Nenhum comentário :
Postar um comentário