Uma enorme Bola de fogo da explosão na queda de um meteoro ilumina os céus na Espanha:
Uma bola de fogo brilhante riscou o céu da capital espanhola Madrid, deslumbrando observadores de estrelas e os astrônomos também.
A exibição celeste foi tão brilhante que pode ser vista à noite em todo o país. O objeto celeste atingiu a atmosfera e explodiu acima do distrito espanhol de Villamuelas na província de Toledo, a sudoeste de Madrid.
Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com
http://rt.com/news/spain-fire-ball-meteorite-878/
Publicado: 15 de abril de 2013 12:42
Madri, Espanha: O momento de arregalar os olhos foi gravado na câmera do Observatório Hita da Universidade de Huelva em torno de 11:45 pm, hora local (21:45 GMT-18:45 hora de Brasília de 15 de abril de 2013).
O objeto celeste atingiu a atmosfera e explodiu acima do distrito espanhol de Villamuelas na província de Toledo, a sudoeste de Madrid.
“O impacto foi tão abrupto que o objeto pegou fogo imediatamente, criando uma bola de fogo em altitude em torno de 100 quilômetros acima da Terra”, declarou José Maria Madiedo da Universidade de Huelva ao Huffington Post.
O meteoro então disparou em direção a Madrid a mais de 75 mil quilômetros de velocidade por hora antes de (felizmente) se desintegrar completamente a uma altitude de 70 quilômetros.
A instituição espanhola para o Estudo de meteoros e meteoritos, que acompanhou a bola de fogo, classificou o meteorito como um pedaço de um cometa que estava voando próximo à Terra.
A explosão com o impacto foi tão brilhante que pode ser visto tão longe quanto as cidades espanholas do sul, como Sevilha, Granada e Murcia.
“Eu estava olhando para o céu, quando houve um flash que, em questão de segundos começou a crescer“, declarou a astrônoma Leonor Ana Hernandez ao Huffington Post.
“Quando a explosão aconteceu, tudo ao nosso redor ficou muito claro por alguns segundos“.
Veja o vídeo: Fire ball explodes, lights up Spanish skies 2013
A visão rara deixou os astrônomos pulando como crianças excitadas. “Havia vários flashes de azul e verde, até um traço enorme de luz desapareceu em um flash.
Estávamos gritando incontrolavelmente e mantivemos nossos olhos fixos no céu, como se estivéssemos à espera de que ele reaparecesse.
Não podiamos acreditar no que tínhamos acabado de ver.
Felizmente o professor Madiedo disse que não havia perigo de que a bola de fogo pudesse ter caído em terra.
A explosão com a bola de fogo quando o meteoro entrou na atmosfera da Terra provocou comparações com a explosão de 500 quilotons causada pelo meteorito que caiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk em fevereiro deste ano.
Apesar de o meteorito medir apenas alguns metros de diâmetro, os cientistas estimaram que a explosão inicial foi comparável em poder de uma potente bomba nuclear.
Nenhum comentário :
Postar um comentário