A palavra entusiasmo vem do grego enthousiasmós, em que aparecem os elementos en, "dentro" e thou (theos), "deus".
O grego enthousiasmós designava o estado de êxtase ou de delírio (ela ficava "entusiasmada") que se apossava de Pítía, sacerdotisa do Templo de Apolo, na antiga cidade de Delfos, por intermédio do qual esse deus ditava oráculos - suas respostas a quem o consultava. Como a tripeça em que proferia os oráculos era forrada com a pele da serpente Píton, a sacerdotisa se chamava pitonisa.
O Oráculo de Delfos foi a mais importante das instituições pan-helênícas.
Nós nos permitimos alguns comentários.
Na verdade, as pessoas podem chegar a um estado alterado de consciência, afastando a influência do hemisfério esquerdo lógico / racional e dando ' vazão ao SAPE / hemisfério direito.
A nossa linguagem articulada, conceitual, disciplinada por regras, é possível graças à organização neuronal do hemisfério esquerdo.
A forma incoerente das respostas da pitonisa explica-se porque o SAPE e o hemisfério direito têm suas maneiras peculiares de comunicação.
Quantos de nós já não vimos pessoas com quase todas as adversidades que poderiam ser reunidas num único ser e, apesar disso, trabalham, lutam, combatem (às vezes, por pequenas recompensas!) e sorriem ...
Assim, quando fazemos alguma consulta ao SAPE, nosso deus interior, devemos estar preparados para interpretar os sinais que ele nos envia, da mesma forma que o sacerdote fazia com as palavras da pitonisa.
Ainda mais: como tudo indica que a inteligência feminina seja mais globalizante, holística e intuitiva, é natural que a sacerdotisa pudesse olhar para dentro de si mesma, em latim intuéri (se pronuncia [intuéril]), "observar atentamente o interior", e fornecer as respostas, animadas pela idéia de que estava inspirada pelo deus Apoio.
A intuição é o ato ou faculdade de saber, de conhecer sem o uso de processos racionais é cognição imediata, isto é, sem a intermediação de processos lógico-racionais.
Nenhum comentário :
Postar um comentário