O Cometa ISON C 2012 S1, promete ser o cometa do século.
O tamanho do Cometa ISON pode parecer subestimado, mas isso é só porque ele ainda esta tão longe, a mais de 640 milhões de quilômetros do Sol.
Na verdade, mesmo a esta distância enorme ele já é um cometa ativo com promessa considerável de ser um cometa espetacular visivelmente falando.
Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com
Atualização sobre o COMETA ISON C 2012 S1:
Em novembro de 2013, o Cometa ISON poderá se tornar um dos cometas mais brilhantes e mais ativos dos últimos anos assim que passar através da atmosfera quente do sol.
Por agora, porém, ele é visto apenas como uma uma diminuta partícula no congelador do espaço aberto perto da órbita de Júpiter.
Alberto Quijano Vodniza fotografou o cometa mal-visível em 7 de abril de seu observatório privado em Pasto, Nariño, na Colômbia. Clique na imagem abaixo para ampliar e ver sequência de fotos:
O tamanho do Cometa ISON pode parecer subestimado, mas isso é só porque ele ainda esta tão longe, a mais de 640 milhões de quilômetros do Sol.
Na verdade, ele já é um cometa ativo com promessa considerável de ser um cometa espetacular visivelmente falando.
Medidas recentes da sonda espacial Swift da NASA mostra que o núcleo do cometa já está vomitando mais de 112.000 libras (51,000 kg) de poeira, ou cerca de dois terços da massa de um ônibus espacial não carregado, a cada minuto.
Para produzir tanta poeira, o núcleo do cometa é provavelmente, de cerca de 5 km de largura.
Para efeito de comparação, o núcleo do brilhante cometa Lovejoy, que impressionou os observadores em 2011, era de apenas cerca de um décimo do tamanho.
O Cometa ISON poderá se colocar em um show enorme quando se aproximar do Sol ainda este ano (Novembro).
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário