A palavra ` nome ´ (do latim nomen , cuja raiz é comum a várias outras línguas indo-européias , como o grego) é num sentido amplo na gramática e na lingüística - qualquer palavra que siga a flexão nominal , ou seja, a declinação em contraposição à flexão verbal (ou conjugação).
Portanto, não só substantivos, mas também adjetivos e, por vezes, as formas nominais dos verbos, podem ser considerados nomes.
N o sentido restrito e no uso comum, o nome é um vocábulo ou locução que tem a função de designar uma pessoa , um animal , uma coisa ou um grupo de pessoas, animais e coisas.
Prenome
N o início da Idade Média, o nome pessoal era o nome principal da identidade.
Ele era acompanhado de diferentes determinantes : origem geográfica, filiação (patronímico}, de parentesco, de profissão .
Durante a segunda metade da Idade Média na Europa, e mais tarde em outros lugares, o nome de família que acompanhava o nome da pessoa, passou a ter uma importância maior na identificação do indivíduo.
Então o nome pelo qual a pessoa era conhecida passou a ser o prenome, que deveria vir acompanhado pelo nome de família.
E m algumas culturas e idiomas (por exemplo em húngaro , vietnamita , chinês , japonês ou coreano ), o apelido de família precede o prenome na ordem do nome completo, como Deng Xiaoping , sendo Deng o apelido de família e Xiaoping o prenome.
Nenhum comentário:
Postar um comentário