Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA
A cidade de Piracicaba, que nunca teve bondes com tração animal, firmou contrato em 30/9/1915 com a Southern Brazil Electric Company, e essa linha começou a operar em 15/1/1916, com bitola métrica e veículos adquiridos em Campinas/SP, tendo a garagem dos bondes no campus da universidade de Agronomia.
Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA
Uma rota através do rio Piracicaba, para Vila Resende, foi aberta em 6/12/1921, e no ano seguinte uma terceira linha foi criada em direção ao Sul, para a estação ferroviária da Paulista e um novo abrigo de bondes.
Mais veículos foram comprados em Campinas, formando um sistema em que três bondes, um de cada linha, se encontravam a cada hora na Praça da Catedral.
A imagem ao lado é do bonde prefixo 5, fotografado em 19/4/1963 na linha de Vila Resende.
Em 1928, a Southern Brazil Electric foi adquirida pela empresa estadunidense Electric Bond & Share, e o serviço se deteriorou, provocando a revolta dos estudantes da universidade, que atingiu o clímax em 29/4/1932.
Piracicaba enviou seus bondes a Campinas no ano seguinte, para serem remodelados.
Suas linhas foram municipalizadas em 1950, passando depois à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), que encerrou as linhas de Vila Resende e da Estação Ferroviária em 1967, fechando a última linha em 3/10/1969.
http://www.novomilenio.inf.br/
Grandes recordações
Em ingles
http://www.tramz.com/br/pi/pi.html
Bondes em Piracicaba
O sistema de bondes em Piracicaba foi
inaugurado em 1916 e encerrado em 1969.
Segundo o Departamento Nacional de Estatística, 1993, e o IBGE, Anuário Estatístico do Brasil, 1945, a evolução do número de passageiros transportados por bones em Piracicaba assim estava configurada
1930 - 707 mil passagens
1931 - 951 mil passagens
1932 - 918 mil passagens
1945 - 2 milhões 997 mil passagens
A história dos bondes, assim se resume
1890 - Em 17 de outubro, foi concedido pelo governo do Estado de São Paulo privilégio, por 50 anos, a Luís Vicente de Sousa Queirós para a construção de uma linha de bondes, por tração animal ou a vapor ligando Piracicaba a Limeira.
1915 - Aprovação dos contratos de concessão para exploração do serviço de bondes por 30 anos
1916 - No dia 15 de janeiro, inauguração da primeira linha de bonde elétrico
1921 - Inauguração do ramal entre a Estação Ferroviária da Sorocabana e a Vila Rezende, atravessando o Rio Piracicaba
1930 - O sistema possuía 7 quilômetroces, incluso desvios e linhas duplas e três bondes elétricos, transportando passageiros que adquiriram 707 mil bilhetes
Segundo o Departamento Nacional de Estatística, 1993, e o IBGE, Anuário Estatístico do Brasil, 1945, a evolução do número de passageiros transportados por bones em Piracicaba assim estava configurada
1930 - 707 mil passagens
1931 - 951 mil passagens
1932 - 918 mil passagens
1945 - 2 milhões 997 mil passagens
A história dos bondes, assim se resume
1890 - Em 17 de outubro, foi concedido pelo governo do Estado de São Paulo privilégio, por 50 anos, a Luís Vicente de Sousa Queirós para a construção de uma linha de bondes, por tração animal ou a vapor ligando Piracicaba a Limeira.
1915 - Aprovação dos contratos de concessão para exploração do serviço de bondes por 30 anos
1916 - No dia 15 de janeiro, inauguração da primeira linha de bonde elétrico
1921 - Inauguração do ramal entre a Estação Ferroviária da Sorocabana e a Vila Rezende, atravessando o Rio Piracicaba
1930 - O sistema possuía 7 quilômetroces, incluso desvios e linhas duplas e três bondes elétricos, transportando passageiros que adquiriram 707 mil bilhetes
http://fotoeahistoria.blogspot.com.br
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