quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Aromaterapia



Os óleos essenciais têm o poder de alterar o humor e as emoções de quem os inala.

Como bastam alguns minutos para que nosso cérebro reaja aos efeitos dos óleos, é possível, por exemplo, que uma pessoa triste se perceba rapidamente mais animada e que alguém agressivo se sinta mais calmo em pouco tempo.

Assim sendo, os óleos essenciais podem melhorar a qualidade de vida de todos e, se disponibilizados para um grupo de pessoas - como uma família - os efeitos podem ser sentidos coletivamente.

Para passar bons momentos com seus familiares, indico, então, alguns óleos essenciais que podem melhorar o astral dos que lhe cercam e a energia de sua casa.
Antes de tudo, é preciso dizer que os óleos essenciais são muito concentrados, e não devem ser colocados em contato direto com a pele.

Devem ser usados sempre bem diluídos e, de preferência, no ambiente (para usar no corpo, em cremes ou produtos, é mais indicado a orientação de algum profissional).

Para utilizar a Aromaterapia em sua casa, basta ter um difusor de ambiente (seja difusor elétrico ou à base de velas), colocar no difusor água e o(s) óleo(s) escolhido(s).

Dicas de óleos essenciais para usar em seu lar

Para a sala: o óleo essencial de laranja é ótimo para ambientes que recebem as pessoas, pois possui propriedades sedativas, acalmando os que chegam agitados da rua e tornando a sala um lugar aconchegante e reconfortante.

Use em reuniões familiares, dias de festa ou, simplesmente, no final do dia.

Para a cozinha:
o lugar preferido de muita gente merece um clima gostoso e amistoso, e o óleo de Grapefruit - que acaba com a preguiça e o mau humor- é uma boa pedida para quando estamos cozinhando ou conversando à mesa.
Seu odor suave e cítrico não interfere nas refeições e é uma delícia.

Para o escritório:
o óleo de limão é muito indicado para quando queremos trabalhar, ler e estudar, pois é um tonaumenta nossa capacidade de concentração e combate o stress.Edificante mental.

Para o banheiro:
algumas culturas acreditam que o banheiro é um lugar negativo da casa, por ser onde transmutamos nossa energia (seja no banho, na frente do espelho e até mesmo quando utilizamos o vaso sanitário).
Desta forma, o óleo de eucalipto é bastante indicado, já que, além de passar a impressão de pureza e limpeza, também trabalha nossos medos e alivia o cansaço mental.

Para os quartos:
na hora de dormir, não há nada mais eficaz do que um óleo essencial que possua propriedades relaxantes, e esse é o caso da lavanda.
Seja para o bebê (em baixíssima dose), para as crianças ou adultos, este óleo ajuda a ter uma boa noite de sono e tranquilidade.
Se a noite for romântica, prefira o óleo de canela que é estimulante, afrodisíaco e ajuda o casal a "esquentar".
Ylang-ylang também é ótimo para os momentos a dois, aproveite!

Outras opções:

Na Aromaterapia é muito importante que a pessoa goste dos aromas que for usar, portanto, essas são outras opções caso você não goste dos odores dos óleos que citei anteriormente:

Para a sala: hortelã- pimenta.
Para a cozinha: alecrim.
Para o escritório: eucalipto.
Para o banheiro: cravo.
Para os quartos: palmarosa para dormir, gengibre para momentos especiais

RAVENNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário