quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Respeito- a chave para um relacionamento de sucesso

 
Os gritos começam quando termina a inteligência.
A palavra respeito significa apreço, consideração, acatamento, deferência, obediência, submissão, referência, relação, medo e temor.
Por que as pessoas costumam ferir aquelas que mais amam? Como seria a família se todos se respeitassem?
Paulo, ao escrever sobre o amor à igreja de Corinto definiu amor como respeito, porque, em síntese, amar é respeitar. Veja como as virtudes do amor têm tudo a ver com o respeito.

O amor sabe esperar sem se irritar; é paciente
O amor não é invejoso, porque respeita a alegria do outro.
O amor não é rude; é gentil e diplomático.
O amor não se irrita e nem é hipersensível; reage com respeito
O amor nunca se alegra com a injustiça; sempre espera que a verdade triunfe.
O amor é leal, mesmo que para amar, você tenha que se sacrificar.


Quando o marido e a mulher não se respeitam é porque o casamento está doente e corre perigo. Observe que antes de listar as virtudes do amor o apóstolo Paulo escreveu:

" Mesmo que eu tivesse o dom da fé, a ponto de poder falar a uma montanha e fazê-la sair do lugar, ainda assim eu não valeria absolutamente nada sem o amor."

Se o casal perder o respeito, a vida conjugal perde o brilho, e a relação torna-se um peso insuportável. Se o casamento é uma viagem, ninguém gosta de viajar ao lado de alguém que não sabe respeitar. É por isso que a Bíblia diz:

" ...um homem deve amar a sua esposa como parte de si próprio; e a esposa deve cuidar de respeitar profundamente o marido"

Noutro texto, Pedro considera o relacionamento marido/mulher da seguinte maneira:

" Vocês, maridos, devem ser cuidadosos com suas esposas, estando atentos às necessidades delas e respeitando-as como sexo mais frágil; lembrem-se que vocês e sua esposa são companheiros em receber as bençãos de Deus, e se não as tratarem como devem, as orações de vocês não terão uma resposta pronta"

A vida fica melhor quando tratamos uns aos outros com respeito. Lembrem-se: Quem sabe respeitar o próximo, constrói confiança e credibilidade. Uma mulher desrespeitada pelo marido perde dele a sua admiração e apreço. Um marido desrespeitado pela esposa vive pela metade, não tem prazer em protegê-la.


Dois quesitos básicos para manter o respeito entre o casal:


1. Respeitar os limites do outro. Qual é o propósito essencial dos limites? Porque os limites são necessários? Porque só é possível saber até onde vai minha propriedade se houver uma linha demarcatória (limite). Os limites definem o que é meu e até onde eu posso ir. A palavra mais simples para definir limites é "não". O respeito aos limites contribui para que a convivência seja agradável e enriquecedora. É preciso respeitar o "não" do cônjuge.

2. Respeitar as diferenças do cônjuge. Só haverá unidade sadia no casamento, se o casal respeitar as diferenças que existem entre eles. Cuidar e ser cuidado, respeitando as diferenças recíprocas, eis o desafio. Ninguém é uma extensão do outro; ao contrário, somos indivíduos distintos, cada qual com seus próprios direitos. Quando deixamos de ver as pessoas com realmente são, o amor acaba.
Não se pode transformar o cônjuge em escravo de nossas vontades e não vê-lo como realmente é. É preciso superar o egocentrismo básico com o qual nascemos, e perder a mania de achar que o "mundo gira em torno de nós". É possível resolver os conflitos de opiniõesou de interesses diferentes. O que é necessário para que isso aconteça? Respeito!
Algumas diferenças que devem ser respeitadas na vivência conjugal. Conhecer algumas das muitas diferenças entre o homem e a mulher pode ajudar no fortalecimento do vínculo conjugal, evitando que a unidade do casal se torne doentia.

Vejamos o ponto de vista do homem e da mulher...


Homem
1. O bem-estar do casal é determinado primariamente pelo sucesso que o homem experimenta no trabalho. O que isso tem a ver com a realização de objetivos econômicos e sociais?

2. O homem tem a capacidade maior de analisar e chegar ao fim de uma questão, sem se deixar envolver por problemas pessoais e emocionais.

3. O homem tem uma necessidade particular de ser respeitado e de ser admirado por sua competência.

4. O homem usa a linguagem, primariamente, para expressar idéias e conceitos e manter posições de destaque.

5. O lar para o homem é lugar onde pode se desligar e descansar, sem se preocupar com sua produtividade.

6. O homem procura segurança nas realizações, mais do que em relacionamentos. Estas características aumentam a capacidade do homem agir, de aceitar desafios e vencer. Se um homem se deixar envolver por detalhes ou emoções, será um fraco general na guerra, e um administrador sem eficiência. O maior medo dos homens é o de ser chamado de incompetente, de sentir-se diminuído, rejeitado e dominado.


Mulher


1. O bem estar das mulheres é determinado primariamente pela qualidade de seus relacionamentos. Como isto pode acontecer?

2. A mulher tem a capacidade maior de detectar sentimentos e insinuações não-verbais e de perceber detalhes nas pessoas.

3. A mulher tem uma necessidade especial de expressar sentimentos e experimentar amor.

4. A mulher se utiliza de linguagem, especialmente para desenvolver relacionamentos. Por isso, é mais provável que procure segurança em relacionamentos do que em realizações.

5. Para a mulher o lar é o local onde deve existir comunicação significativa.

6. A mulher desenvolve modelos de comunicação indiretos:
- Explosões de raiva
- Choro
- Dissimulação
ou, quando tudo isso não serve pra nada, desenvolve sintomas.Isso confunde e afasta os homens, que não entendem o que elas querem e o que esperam deles. Estas características reforçam a capacidade que as mulheres têm de compreender , nutrir e apoiar. Ela precisa se sentir amada e reconhecida pelo que ela é, e não por alguma tarefa que realiza.
O maior medo das mulheres é ser desejada apenas como objeto, enquanto for útil. Quando a necessidade da mulher de ser amada não é satisfeita, ela sente uma perda da intimidade. Para suprir esta falta, ela tenta estabelecer vínculo por meio de perguntas, pedidos, apelos, exigências ou acusações. A reação do homem é a de afastar, e isso aumenta o conflito.


Quando se respeitam as diferenças, o cônjuge enxerga o outro como uma pessoa, e não como uma propriedade sua, Isto, porque ele compreende que o outro não existe apenas para satisfazê-lo.
Os casais precisam saber que, no casamento é necessário deixar sempre um espaço para as diferenças, porque só assim um respeita os sentimentos do outro. Praticar este princípio leva a pessoa a deixar de lado os seus sentimentos e se colocar no lugar do outro.
Respeitar é dar ao cônjuge a liberdade de ser diferente.
O que os casais fazem quando discordam? A comunhão do casal depende do quanto cada cônjuge permite ao outro ter diferentes opiniões, estados de espírito, gostos e vontades ao mesmo tempo. E se um quiser fazer sexo e outro não? E se cada um quiser fazê-lo numa frequência diferente? E se um tiver vontade de sair e o outro não? E se um quiser uma casa grande e o outro quiser guardar o dinheiro, e evitar a pressão de um financiamento longo? A resposta depende de como os dois toleram suas diferenças. Num bom casamento, o casal sabe valorizar e respeitar suas diferenças. Ter diferença não é errado. Elas fazem parte da matéria da qual brota o amor.
Você aprecia o jeito de ser do seu cônjuge? Você é capaz de amar algo em seu cônjuge que não tem nada a ver com você? Amar é apreciar a outra pessoa pelo que ela é, sem pensar no que se quer ou no que se espera dela.
O amor prova que é possível haver unidade sadia entre o casal, sendo os dois completamente diferentes. Isso é unidade na diversidade. Para tanto, alguns passos práticos precisam ser dados pelo marido e a mulher.

1. Respeite os pais e a família de origem do cônjuge. A sua qualidade de vida conjugal e a duração do seu casamento, pode ser determinada pela forma como você trata os pais e a família do seu cônjuge. Em cada família existe alguma pessoa difícil com a qual aprende-se a conviver, porém, nada justifica quando ele ou ela trata a família de origem do outro com falta de respeito e dignidade. Casais inteligentes sabem respeitar a família do outro. Saber se relacionar com os sogros e com cunhados, pode resultar em muitos benefícios para o relacionamento conjugal.


Veja algumas sugestões que podem auxiliar as noras a conviver de forma harmoniosa com a sogra:

a) Seja política, diplomática e tolerante.

b) Respeite, seja realista e não interfira.

c) Acate o direito da outra à privacidade

d) Evite críticas, ofensas pessoais e interferências

e) Conselhos, só quando solicitados. Não faça comentários sobre a casa da outra. Cada um tem seu estilo.

f) Seja cordial. Evite discussões. Use a discrição e resolva os problemas com sabedoria.

g) Presenteie a sogra/nora , quando puder. Uma pequena lembrança encanta e, muitas vezes custa pouco. Cuidado com a hipocrisia.

h) Evite competição entre ambas. Só rivaliza quem se sente inferior e inseguro.

i) Mostre com palavras, e principalmente com atos seus interesses pela sogra/nora.

j) Não queira se fazer de superior. Quem assim procede está escondendo um sentimento de inferioridade. Evite o ócio. Mantenha-se ocupada. Pessoa ocupada não tem tempo para coisas mesquinhas.

k) Não interfira na educação dos netos, a não ser quando a nora lhe solicitar ajuda e orientação. mesmo assim, cuidado.

l) Respeite seus sogros. Eles são os pais de seu marido.

m) O convívio com a sogra é facilitado quando o amor ao marido é verdadeiro e profundo.

n) Não sejam competidoras. Prefiram ser cooperadoras. Tudo neste relacionamento é uma questão de limites. Quando observados trazem equilíbrio e saúde emocional para todos. Quando quebrados, instala-se o caos.

_______________________________________________________________________________

Lembre-se sempre :
  • Respeite o momento do outro. Não é toda hora e nem todo dia que o cônjuge está bem humorado e alegre e motivado. Pode acontecer de o marido chegar em casa eufórico, feliz da vida, querendo comemorar com a esposa uma grande conquista, e a encontra frustrada em função de uma ná notícia que recebeu à tarde. É neste momento que o casal deve ter a maturidade e discernimento, para um respeitar o momento do outro. O segredo é não desqualificar a emoção do cônjuge, mas respeitar.
  • Respeite a maneira pela qual o outro costuma ver as coisas. Pode acontecer dos dois olharem para a mesma figura, mas cada um enxerga de maneira diferente. O mesmo acontece quando os dois estão discutindo sobre um ponto de vista em relação a um problema no trabalho, na escola dos filhos, no relacionamento sexual, na compra de um imóvel, na venda de um carro, etc. São duas pessoas pensando e vendo de forma totalmente diferente. O respeito é a base do entendimento, pois só assim prevalecerá o bom senso.
  • Respeite a cadência ou ritmo do outro. Cada pessoa se movimenta, fala, decide, anda e age numa velocidade. Nem sempre o casal tem a mesma cadência, na maioria das vezes são bem diferentes. É preciso respeitar e se adaptar. Um dos pontos de tensão muito sério em muitos casamentos é a diferença do impulso sexual do homem em relação a mulher. O homem tem o impulso sexual muito mais aguçado do que o da mulher. Ele é o elemento que age, toma a iniciativa e a mulher a que reage e é seduzida. Essa diferença tem sido a causa dos conflitos intermináveis entre marido e mulher. Como resolver isto? Tem que haver o equilíbrio.
A mulher não pode ser passiva sexualmente, esperando que o marido comece e termine o ato sexual sem se envolver efetivamente. Se o homem se excita pelo que vê, significa que a mulher deve se preocupar em despertá-lo, vestindo-se de uma forma que o seduza na hora do ato sexual. O marido pode ajudar a esposa a ser mais livre, solta, ousada e eficiente na prática do ato conjugal. A compreensão e o respeito podem contribuir para o crescimento do casal nesta área. Quanto mais respeito, maior será o amor, e mais fácil para que o homem e mulher se acertarem.

 

 
  • Respeite o direito do outro. Para você ser feliz no casamento, não é necessário exigir que o outro se anule. O casamento não é uma chamada para o aprisionamento e nem para a escravidão. O tripé dos limites é liberdade respeito e amor.
  • Respeite a individualidade do outro. Não confunda intimidade, com invasão de privacidade. Mesmo dentro do casamento, cada um deve respeitar a individualidade do outro. Por exemplo: o marido não deve abrir o presente que a esposa ganhou e nem a esposa abrir a correspondência que chegou para o marido, se isto acontecer é invasão de privacidade.
  • Respeite o histórico de vida do outro. Conhecer e respeitar o histórico de vida do cônjuge é um fator determinante para que um se torne o agente de cura do outro.
  • Respeite os sonhos do outro. Respeitar os sonhos do cônjuge é contribuir para a realização dos mesmos. Você pode ser um facilitador da realização dos sonhos do seu cônjuge.
  • Respeite as emoções do cônjuge. Importe-se com o que é importante pra ele. O que para você não significa muito, para ele pode ser muito importante.
Qualquer casa se torna um lugar prazeroso quando as pessoas de respeitam mutuamente.
Nós podemos obter 7 resultados quando tratamos as pessoas com respeito:
  • Desenvolvemos hábitos e habilidades sociais que aumentam nossa eficiência
  • Fazemos com que as outras pessoas se sintam bem
  • Conquistamos o respeito dos outros
  • Estabelecemos bons relacionamentos
  • Somos mais bem tratados pelas as outras pessoas
  • Aumentamos o nosso sentimento de autoestima
  • Construímos uma reputação sólida
São do Conde Nightingale as palavras: " Nossas recompensas na vida serão sempre na proporção da consideração que mostramos pelos outros."