sábado, 18 de janeiro de 2014

Os muitos poderes do inhame


 
SONIA HIRSCH


Santo de casa não faz milagre, mas não custa tentar.

O santo: inhame, aquela batatinha que por fora é marrom, cabeludinha e, por dentro, branca e viscosa.

A casa: qualquer uma neste Brasil imenso, pois o inhame é nativo e dá em qualquer grotão, qualquer barranco úmido.

Em primeiro lugar, serve para comer e é gostoso.

Compete com a batata, que não existia aqui na época do Descobrimento e foi trazida pelos europeus.

Tudo o que ela faz, ele faz também.

Sopa, purê, rodelas fritas, camadas que se alternam com berinjela para gratinar no forno, e mais: o inhame é tão feculento que substitui a farinha no preparo de empadões, empadinhas e massas de torta em geral.

Basta cozinhar, amassar, temperar com sal e ajustar na fôrma untada.

Ou ralar, cru, temperar e misturar com um pouquinho de farinha de milho para fazer bolinhos, muffins e outras guloseimas.

Junto com esse primeiro lugar, que é comer, vem uma vantagem enorme sobre qualquer outro tubérculo (batatas em geral, mandiocas, inhames do Norte, cará).

É que o inhame limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico e protege de infecções transmitidas por mosquitos, como dengue, malária e febre amarela.

Não evita a picada, mas impede que os micróbios infectantes se instalem e proliferem.

As picadas não coçam nem inflamam.

Isso já foi comprovado cientificamente, e empiricamente nem se fala, tanto que o inhame sempre foi utilizado pela farmacopéia brasileira até mesmo como coadjuvante nos tratamentos de infecções poderosas, como a sífilis.
Bem.

Em segundo lugar, o inhame tem uma propriedade única: aplicado externamente, puxa para fora o que incomoda o corpo.

Pode ser uma farpa ou um cisto, gaze esquecida na cirurgia, inflamação nos tendões, furúnculo, hemorróida, artrite e reumatismo, eczemas de qualquer tipo.

Baixa a febre, trata queimaduras, desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado das contusões e o pus de abcessos e tumores...

Mas como ninguém sabe disso?, interrompe aquela senhora, perplexa.

Elementar, querida: não vende em farmácia, não aparece na TV.

Faz parte de um acervo cultural que a humanidade vai perdendo enquanto se acostuma a ter tudo em caixinha e com bula. No entanto, sua eficácia pode ser comprovada com a maior facilidade, basta comprar na feira e usar - está na época.

Para fazer o emplastro que puxa tudo, descasque o inhame, rale na parte mais fina do ralador, misture com 10% de gengibre, também ralado, e um pouquinho de qualquer farinha ou amido para dar liga. Aplique no local afetado uma camada bem grossinha, de um dedo, cobrindo com uma gaze e deixando agir enquanto estiver úmido.

Vá trocando o emplastro duas ou três vezes por dia até obter o resultado, que em geral é rápido.

Como, minha senhora?

Unha encravada?

Taí um milagre que esse santo faz brincando.

O emplastro desencrava qualquer unha em 24 horas, no máximo 48, eliminando totalmente a inflamação e deixando-a normalzinha de novo.

Para cistos no seio, e mesmo tumores que serão retirados, a aplicação do emplastro durante duas semanas é extremamente útil: se não fizer desaparecer o problema, junta toda a matéria semelhante num só local e evita escarafunchações cirúrgicas desnecessárias.

Mas não acredite em nada disso.

Experimente, veja, sinta.

Aí, se achar justo, prestigie o santo: tenha sempre inhame em casa, coma e ame!


Por Sonia Hirsch,
jornalista e pesquisadora, autora de livros sobre culinária natural, alimentação e saúde. 

2 comentários :

Alzira disse...

Oração poderosa para pagar divida
Nome: Alzira


Em nome da água que tudo permeia,da terra que tudo forma,da luz que tudo clareia,do fogo que tudo transforma,que eu alcançe sem demora o que desejo (ganhar dinheiro para poder quitar todas minhas dividas e de todos que eu puder ajudar)Sei que vou ganhar muito dinheiro,muito dinheiro que nem eu mesma saberei contar.Amem! publica imediatamente que sua graça será alcançada

Alzira disse...

Oração poderosa para pagar divida
Nome: Alzira


Em nome da água que tudo permeia,da terra que tudo forma,da luz que tudo clareia,do fogo que tudo transforma,que eu alcançe sem demora o que desejo (ganhar dinheiro para poder quitar todas minhas dividas e de todos que eu puder ajudar)Sei que vou ganhar muito dinheiro,muito dinheiro que nem eu mesma saberei contar.Amem! publica imediatamente que sua graça será alcançada