quinta-feira, 18 de julho de 2013

Os EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de brasileiros…

EUA espionaram milhões de e-mails e ligações de brasileiros
O BRASIL é o país que aparece como alvo na vigilância de dados e é o mais monitorado pelo Serviço Secreto dos EUA na América Latina.
Os documentos da NSA são eloquentes.
O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão.
Thoth3126@gmail.com
http://oglobo.globo.com/mundo

Glenn Greenwald, Roberto Kaz e José Casado, publicado em
RIO de Janeiro, Brasil – Na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency – NSA, na sigla em inglês).
Não há números precisos, mas em janeiro passado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados.
 
O ex-técnico da CIA Edward Snowden, que denunciou um gigantesco esquema de espionagem liderado pela Agência Nacional (N.S.A.) de Segurança dos EUA (Handout/Reuters/9-6-2013)
É o que demonstram documentos aos quais O GLOBO teve acesso.
Eles foram coletados por Edward Joseph Snowden, técnico em redes de computação que nos últimos quatro anos trabalhou em programas da NSA entre cerca de 54 mil funcionários de empresas privadas subcontratadas – como a Booz Allen Hamilton e a Dell Corporation.

No mês passado, esse americano da Carolina do Norte decidiu delatar as operações de vigilância de comunicações realizadas pela NSA dentro e fora dos Estados Unidos. Snowden se tornou responsável por um dos maiores vazamentos de segredos da História americana, que abalou a credibilidade do governo Barack Obama.

Os documentos da NSA são eloquentes. O Brasil, com extensas redes públicas e privadas digitalizadas, operadas por grandes companhias de telecomunicações e de internet, aparece destacado em mapas da agência americana como alvo prioritário no tráfego de telefonia e dados (origem e destino), ao lado de nações como China, Rússia, Irã e Paquistão. É incerto o número de pessoas e empresas espionadas no Brasil. Mas há evidências de que o volume de dados capturados pelo sistema de filtragem nas redes locais de telefonia e internet é constante e em grande escala.

Criada há 61 anos, na Guerra Fria, a N.S.A. tem como tarefa espionar comunicações de outros países, decifrando códigos governamentais.
Dedica-se, também, a desenvolver sistemas de criptografia para o governo.
A agência passou por transformações na era George W. Bush, sobretudo depois dos ataques terroristas em Nova York e Washington, em setembro de 2001.
Tornou-se líder em tecnologia de Inteligência aplicada em radares e satélites para coleta de dados em sistemas de telecomunicações, na internet pública e em redes digitais privadas.

 
O governo Obama optou por reforçá-la. Multiplicou-lhe o orçamento, que é secreto como os de outras 14 agências americanas de espionagem. Juntas, elas gastaram US$ 75 bilhões no ano passado, estima a Federação dos Cientistas Americanos, organização não governamental especializada em assuntos de segurança.

Outro programa amplia ação
A NSA tem 35,2 mil funcionários, segundo documentos.
Eles informam também que a agência mantém “parcerias estratégicas” para “apoiar missões” com mais de 80 das “maiores corporações globais” (nos setores de telecomunicações, provedores de internet, infraestrutura de redes, equipamentos, sistemas operacionais e aplicativos, entre outros).

Para facilitar sua ação global, a agência mantém parcerias com as maiores empresas de internet americanas. No último 6 de junho, o jornal “The Guardian” informou que o software PRISM permite à NSA acesso aos e-mails, conversas online e chamadas de voz de clientes de empresas como Facebook, Google, Microsoft e YouTube.

No entanto, esse programa não permite o acesso da agência a todo o universo de comunicações. Grandes volumes de tráfego de telefonemas e de dados na internet ocorrem fora do alcance da NSA e seus parceiros no uso do PRISM. Para ampliar seu raio de ação, e construir o sistema de espionagem global que deseja, a agência desenvolveu outro programas com parceiros corporativos capazes de lhe fornecer acesso às comunicações internacionais.

Um deles é o Fairview, que viabilizou a coleta de dados em redes de comunicação no mundo todo. É usado pela NSA, segundo a descrição em documento a que O GLOBO teve acesso, numa parceria com uma grande empresa de telefonia dos EUA.

Ela, por sua vez, mantém relações de negócios com outros serviços de telecomunicações, no Brasil e no mundo. Como resultado das suas relações com empresas não americanas, essa operadora dos EUA tem acesso às redes de comunicações locais, incluindo as brasileiras.

Ou seja, através de uma aliança corporativa, a NSA acaba tendo acesso aos sistemas de comunicação fora das fronteiras americanas.
O documento descreve o sistema da seguinte forma: “Os parceiros operam nos EUA, mas não têm acesso a informações que transitam nas redes de uma nação, e, por relacionamentos corporativos, fornecem acesso exclusivo às outras [empresas de telecomunicações e provedores de serviços de internet].”

Companhias de telecomunicações no Brasil têm esta parceria que dá acesso à empresa americana.
O que não fica claro é qual a empresa americana que tem sido usada pela NSA como uma espécie de “ponte”.
Também não está claro se as empresas brasileiras estão cientes de como a sua parceria com a empresa dos EUA vem sendo utilizada.
Certo mesmo é que a N.S.A. usa o programa Fairviewpara acessar diretamente o sistema brasileiro de telecomunicações.
E é este acesso que lhe permite recolher registros detalhados de telefonemas e e-mails de milhões de pessoas, empresas e instituições.



Para espionar comunicações de um residente ou uma empresa instalada nos Estados Unidos, a NSA precisa de autorização judicial emitida por um tribunal especial (a Corte de Vigilância de Inteligência Estrangeira), composto de 11 juízes que se reúnem em segredo.

Foi nessa instância, por exemplo, que a agência obteve autorização para acesso durante 90 dias aos registros telefônicos de quase 100 milhões de usuários da Verizon, a maior operadora de telefonia do país. Houve uma extensão do pedido a todas as operadoras americanas – com renovação permanente.

Fora das fronteiras americanas, o jogo é diferente.
Vigiar pessoas, empresas e instituições estrangeiras é missão da NSA, definida em ordem presidencial (número 12333) há três décadas.
Na prática, as fronteiras políticas e jurídicas acabam relativizadas pelos sistemas de coleta, processamento, armazenamento e distribuição das informações.
São os mesmos aplicados tanto nos EUA quanto no resto do mundo.

Todo tipo de informação armazenada

Desde 2008, por exemplo, o governo monitora com autorização judicial hábitos de navegação na internet dentro do território americano.
Para tanto, exibiu com êxito um argumento no tribunal especial: o estudo da rotina online de “alvos” domésticos proporcionaria vigilância privilegiada sobre a prática online cotidiana de estrangeiros. Assim, uma pessoa ou empresa “de interesse” residente no Brasil pode ter todas as suas ligações telefônicas e correspondências eletrônicas – enviadas ou recebidas – sob vigilância constante.
A agência armazena todo tipo de registros (número discado, tronco e ramal usados, duração, data hora, local, endereço do remetente e do destinatário, bem como endereços de IP – assim como os sites visitados).
E faz o mesmo com quem estiver na outra ponta da linha, ou em outra tela de computador.

Começa aí a vigilância progressiva pela rede de relacionamento de cada interlocutor telefônico ou destinatário da correspondência eletrônica (e-mail, fax, SMS, vídeos, podcasts etc.).
A interferência é sempre imperceptível: “Servimos em silêncio” – explica a inscrição numa placa de mármore exposta na sede da NSA em Washington.

Espionagem nesse nível, e em escala global, era apenas uma suspeita até o mês passado, quando começaram a ser divulgados os milhares de documentos internos da agência coletados por Snowden dentro da NSA. Desde então, convive-se com a reafirmação de algumas certezas.
Uma delas é a do fim da era da privacidade, em qualquer tempo e em qualquer lugar.
Principalmente em países como o Brasil, onde o “grampo” já foi até política de Estado, na ditadura militar.

Mais informações em:
http://thoth3126.com.br/echelon-o-esquema-de-espionagem-global-dos-eua/
http://thoth3126.com.br/nsa-e-a-vigilancia-em-tempo-real-na-internet-nos-eua/
http://thoth3126.com.br/o-maior-dos-segredos/
http://thoth3126.com.br/facebook-uma-conspiracao-da-cia/
http://thoth3126.com.br/eua-espionam-o-mundo-todo/
Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e mencione as fontes.

EUA “espionam” o mundo todo

‘EUA espionam o mundo todo’, diz colunista que obteve papéis secretos.
Greenwald, que nasceu em Nova York e mora no Rio de Janeiro desde 2005, afirmou inclusive que a entrevista feita pelo G1 por telefone também estava sendo monitorada. “Tenho a certeza de que a nossa conversa está sendo monitorada. Por uma razão: eu estou em Hong Kong e você no Brasil, isso torna mais fácil para eles fazerem isso. E por outra razão: eu estou no meio de um dos maiores vazamentos dos EUA. Não há dúvida de que o governo (dos EUA) está interessado no que eu estou fazendo e com quem eu estou conversando.”
Em entrevista ao G1, Glenn Greenwald diz que evita Skype e Facebook. O jornalista norte americano revelou a existência de programa (PRISM) dos EUA para monitorar internautas.
Thoth3126@gmail.com
Laura Brentano-Do G1, em São Paulo-Atualizado em 07/06/2013 19h30
“Os EUA estão espionando o mundo todo.”
A afirmação é do colunista do jornal britânico “The Guardian” Glenn Greenwald, em entrevista ao G1.
O jornalista foi um dos responsáveis pelo vazamento de um documento da Agência Nacional de Segurança americana (N.S.A., na sigla em inglês) que revela um programa (PRISM) para monitorar informações de pessoas de fora dos EUA que usam serviços de nove grandes empresas americanas – como o Google, Facebook, Apple e Microsoft. (Ouça o áudio da entrevista, em inglês).
 


Acima: O colunista Glenn Greenwald, que se opõe à vigilância do governo, publicou um documento secreto da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA no ‘The Guardian’ sobre o controle de registros telefônicos e de serviços de comunicação via internet . (Foto: David dos Santos/The New York Times)
“Esse é o objetivo [dos EUA]. Eles querem fazer com que ninguém no planeta possa ter qualquer tipo de privacidade ou falar um com o outro sem que o governo dos EUA esteja escutando”, disse Greenwald, que concedeu uma rápida entrevista ao G1, por telefone, por volta das 4h no horário de Hong Kong (16h no horário de Brasília) nesta sexta-feira (7).
“Eles querem saber de tudo.
Eles querem ser capazes de monitorar tudo.
E eles estão chegando muito perto do ponto onde eles serão capazes de fazer isso.”

Saiba mais
Greenwald, que nasceu em Nova York e mora no Rio de Janeiro desde 2005, afirmou inclusive que a entrevista feita pelo G1 por telefone também estava sendo monitorada. “Tenho a certeza de que a nossa conversa está sendo monitorada. Por uma razão: eu estou em Hong Kong e você no Brasil, isso torna mais fácil para eles fazerem isso. E por outra razão: eu estou no meio de um dos maiores vazamentos dos EUA. Não há dúvida de que o governo (dos EUA) está interessado no que eu estou fazendo e com quem eu estou conversando.”

O colunista afirmou saber sobre o documento há poucos meses e disse que os EUA não têm o direito de monitorar outros países, apesar de eles fazerem isso de qualquer jeito.
 “Os EUA são, se não o país mais poderoso, um dos mais poderosos. Então eles fazem o que querem de qualquer jeito.
Isso é algo que o resto do mundo terá que pensar, agora que eles sabem disso.”
 O jornalista se recusou a falar sobre como conheceu a sua fonte, pois ela estará sob investigação.

“O documento mostra que uma agência de espionagem dos EUA, basicamente, usou seu poder para perseguir os serviços dessas empresas, onde todas essas informações estão.
Eles ouvem o que querem e quando querem.
Agora é esperar que outros países digam: precisamos fazer algo a respeito”, acrescentou Greenwald, que não usa os serviços de nenhuma das empresas listadas no documento.
“Eu não usaria o Facebook e uso o Skype eventualmente porque preciso, já que não existe nenhuma alternativa.
Mas, em geral, eu me esforço para evitar usar companhias que eu sei que estão deixando o governo dos EUA escutar o que querem.”



O jornalista está em Hong Kong trabalhando em uma reportagem.
Ele foi advogado em Nova York por dez anos e sempre passou suas férias no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, onde conheceu seu parceiro.
“O governo brasileiro reconheceu a nossa relação e me deu um visto permanente.
O meu governo não reconheceu a nossa união e não deu um visto para o meu parceiro.
Então o Brasil é o único lugar onde podemos morar juntos.”

Questionado se tem medo de alguma retaliação do governo dos EUA sobre o vazamento, Greenwald disse que obviamente pensou nessa possibilidade. “O governo dos EUA tem provado muitas vezes que mira as pessoas que expõem seus segredos.
Eles os ameaçam, os processam e os colocam na prisão. Então seria estúpido da minha parte não pensar que isso seria uma possibilidade”, disse.
“Mas ao mesmo tempo eu sei que tenho os meus direitos como cidadão e jornalista e tenho que exercê-los. As pessoas que levaram essas informações para o público foram muito corajosas, tiveram muita coragem e correm muito mais riscos do que eu.
Eu olho para o exemplo deles e vejo o que eles fizeram e isso me inspira a fazer o mesmo.
Espero, com isso sendo feito, inspirar outras pessoas a não ter medo do governo e a perceber que eles têm os direitos de cidadãos, que fazem com que eles não desistam por causa do medo.”

Mais informações em:
http://thoth3126.com.br/echelon-o-esquema-de-espionagem-global-dos-eua/
http://thoth3126.com.br/nsa-e-a-vigilancia-em-tempo-real-na-internet-nos-eua/
http://thoth3126.com.br/o-maior-dos-segredos/
http://thoth3126.com.br/facebook-uma-conspiracao-da-cia/
 
permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

O Novo Messias, Cristo, Buddha, Krishna…

 
O Novo Messias – Cristo – Buddha – Krishna (O Novo ILUMINADO)
Eu represento para vós o Pai quando vós estais no caminho rumo ao Cristo. Quando vós vos tornais o Cristo, eu represento para vós o Irmão em Cristo. Quando vós procurais elevar o raio feminino(elevar a Kundalini) em vós, eu vos dou então o complemento a esse raio como o Espírito Santo“.
Preferindo simplesmente ser conhecido como o Instrutor, Maitreya não vem como um líder religioso de qualquer religião específica e nem para qualquer povo “eleito”, ou fundador de uma nova religião, mas sim como professor e guia para as pessoas de todas as religiões e para aqueles sem religião, para todos que o aceitarem e à sua mensagem.
Thoth3126@gmail.com
 
 
Quem é o Novo messias? Maitreya, o Cristo Cósmico
Maitreya, o Mestre Ascenso cujo nome significa “bondade”, está cumprindo seu juramento de ser o tutor na Terra das almas que desejam trilhar o caminho do Bodhisattva.
Ele, que vestiu o manto do Senhor Divino na Escola de Mistérios da Lemúria (Éden), veio em resposta ao chamado da Mãe Divina para salvar os Portadores de Luz.
 
Acima o local do Retiro do Templo do Royal Teton.
A realização espiritual de uma alma determina onde ela vai acabar em vida após a morte do seu corpo.
O templo do Retiro do Royal Teton, que esta situado dentro das Montanhas Rochosas, no Grand Tetons é um dos refúgios mais importantes da Hierarquia Espiritual e da Fraternidade Branca-Mestres Ascencionados do planeta.
Uma Alma realizada teria a sorte de ser transportada para lá, porque então ela só poderia estar interagindo com os Mestres Ascensos, com os seres cósmicos e a Hierarquia Espiritual que regem os destinos do planeta e da humanidade nesse final de ciclo, ou seja, essa Alma estaria interagindo com os Senhores do Carma, Saint Germain, Confúcio, Sidharta (Buddha) Gautama, Hilarion, e todos os demais.
Aqui esta o primeiro parágrafo do livro Os Mestres e seus Retiros descrevendo este retiro:
 
“O Templo do Royal Teton, congruente com a Faixa das Montanhas Rochosas, no local conhecido como o Grand Tetons, perto de Jackson Hole, no estado do Wyoming, EUA, é o retiro principal da Grande Fraternidade Branca no continente norte-americano. Confúcio é o hierarca deste retiro físico / Eterico inserido dentro da montanha Grand Teton. Este retiro é um foco antigo de grande concentração de luz, onde os sete raios dos Elohim e dos arcanjos estão consagrados”.
(n.T. – Ele é anterior ao Dilúvio. Junto a esse local esta o portão sul de entrada do Parque de Yellowstone – Pedra Amarela – um nome que deriva de um antigo Templo Sagrado de Atlântida e cujos restos ainda podem ser encontrados no topo de um cume próximo às montanhas do Grand Teton. )
 
Maitreya foi o segundo discípulo (após Gautama) a responder à chamada de Sanat Kumara na Terra. Em 1º de janeiro de 1956, numa cerimônia realizada no Retiro de Royal Teton, (Wyoming-USA) Gautama sucedeu a Sanat Kumara no cargo de Senhor do Mundo e Maitreya sucedeu a Gautama nos cargos de Cristo Cósmico e Buda Planetário, passando o manto de Instrutor do Mundo aos candidatos a este cargo, Jesus Cristo e Kuthumi.
 
A Mestra Ascensionada Pórtia (complemento feminino de Saint Germain) definiu o cargo de Cristo Cósmico como sendo a incorporação do momentum conjunto da consciência crística de cada alma individual em evolução na Matéria, e o próprio Senhor Maitreya deu ao mundo uma explicação a esse respeito em seu ditado de 14 de novembro de 1973:
 
 
Eu represento para vós o Pai quando vós estais no caminho rumo ao Cristo.
Quando vós vos tornais o Cristo, eu represento para vós o Irmão em Cristo.
Quando vós procurais elevar o raio feminino em vós, eu vos dou então o complemento a esse raio como o Espírito Santo.
E quando vós manifestais o Espírito Santo, eu então apareço como a Noiva Vestida de Branco.
E vedes assim que a mestria da consciência do Cristo Cósmico é a realização da mestria dos quatro pontos da Cidade Quadrangular e os quatro lados dos quatro corpos inferiores.
Portanto, a marca da consciência do Cristo Cósmico e daquele que atinge esse patamar é tornar-se o próprio”.
 
Seu nome significa Compaixão, e como Instrutor do Mundo completou as grandes religiões.
Ele encarnou na Índia como Krishna para promover a religião Hindu e mais tarde Ele foi o Pai que instruía e agia através de Jesus. (Jesus/Sananda) Maitreya, nesta Nova Era, vestiu o Manto de Cristo Cósmico, que pertenceu a Jesus na Era de Peixes, Jesus, que padeceu e morreu na cruz, completando assim a religião Cristã.
 
Ele tem sido esperado há gerações por todas as principais religiões.
Os cristãos conhecem-no como o Cristo e estão na expectativa de Seu iminente retorno.
Os judeus esperam-no como o Messias; os hindus aguardam a chegada de Krishna; os budistas esperam Buddha Maitreya e os muçulmanos esperam-no como Iman Mahdi ou o Messias.
Os nomes podem diferir, mas existe a crença de que todos esses nomes se referem a mesma pessoa – O Professor do Mundo- cujo nome é Maitreya.
 
 
Preferindo simplesmente ser conhecido como o Instrutor, Maitreya não vem como um líder religioso ou fundador de uma nova religião, mas sim como professor e guia para as pessoas de todas as religiões e para aqueles sem religião.
Nestes tempos de grandes crises políticas, econômicas e sociais, Maitreya inspirará a humanidade para que esta se sinta como uma família e criará uma civilização baseada no compartilhar, na justiça econômica e social e na cooperação entre todos os homens.
 
Ele lançará um apelo para salvar milhões de pessoas que morrem de fome a cada ano num mundo de fartura e abundância.
Entre as recomendações de Maitreya está uma mudança nas prioridades sociais de modo que a alimentação, a moradia, a educação e a saúde pública adequada se convertam em direitos universais. Sob a inspiração de Maitreya a humanidade fará as mudanças necessárias e criará um mundo mais razoável e justo para todos.
 
“As esperanças agora são grandes para o MEU Reaparecimento.
Com alegria ME apresentarei às pessoas. Busquem por MIM em seu próprio coração e ME encontrarão esperando.
Procurem por MIM e peguem Minha mão.
EU necessito sua ajuda para estar diante de vocês, para abençoar este mundo e ensinar, para mostrar aos homens que o caminho é simples, requer somente aceitar a justiça e a liberdade, Compartilhar e Amar”
 
“Não vim para fundar uma nova religião”, diz Maitreya, o Professor do Mundo.
“Vim para ensinar a arte da realização do ser, algo que não é nem ideologia nem uma religião, mas que beneficia as pessoas de todas religiões e aquelas que não pertencem a nenhuma religião.
“Eu busco expressar o que Sou através de vocês, por isto venho”
 
 
Segundo Maitreya, ”Só o Ser importa”.
“Vocês são este ser, um ser imortal”.
O sofrimento é causado pela identificação com tudo o que não é o Ser.
Perguntem a si mesmos: Quem Eu Sou?
E verão que estão identificados com a matéria (corpo), ou com o pensamento (mente/intelecto). Porém, vocês não são nenhum “destes”.
Mente, corpo e espírito são os templos do Senhor.
O Ser experimenta nestes templos “o supremo Ser é a manifestação do Senhor”.
Uma das formas mais fáceis de conhecer-me, diz Maitreya, é serem honestos em sua mente, sinceros em seu espírito, praticando o desapego.
Qualquer ação realizada com desonestidade da mente, insinceridade espiritual e apego, são destrutivos.
Por exemplo, se pensam numa coisa, dizem outra, e fazem ainda outra diferente, estão perdidos.
A honestidade da mente conduz à palavra honesta e à ação correta.
Esta harmonia conduz à paz e a felicidade.
 
 
A Arte da Realização do Ser, Lord Krishna e Radharani.
Sem o desapego não há salvação.
O desapego é a “droga” mais poderosa.
Aprender o desapego é uma arte. Um cientista desapegado, aprenderá as leis da física e química (que são leis da criação) e as aplicará, criando coisas que constituem a obra de Deus.
 
O artista, com desapego, será capaz de descobrir Deus através de suas próprias experiências.
Que semelhante trabalho não é fácil, nem sequer para o Filho do Homem, é evidente.
Os antigos costumes de divisão e separação têm fortes raízes, enquanto o medo e a superstição e a falta de fé e coragem enfeitiçam o homem/mulher há milhões de anos.
Mas nunca antes, na história do mundo, veio um Professor melhor equipado para seu trabalho. Maitreya veio para lutar contra a ignorância e o medo, a divisão e a necessidade, pois ele trás consigo a energia da abundância (o Raio Verde).
 
Suas armas são a compreensão espiritual, a compaixão, o conhecimento e o amor. Sua brilhante armadura é a própria verdade em si mesma (que desta vez VAI PREVALECER).
 
O Significado do nome Jesus Cristo em grego:
 
X e P letras gregas X=chi e P=rho (com Alpha (α, o princípio) e Ômega (ω o fim) incluídos no símbolo), iniciais em grego do nome Cristo. In Hoc Signo Vinces em latim significa: Sob este sinal Vencerás. Em Grego, Jesus Cristo (Cristo significa Ungido, Messias) escreve-se como Ιησος Χριστος, ou de um modo mais completo, o nome que as primeiras comunidades cristãs Lhe atribuíam em Grego: Ιησος Χριστος Θεου Υιος Σωτηρ, Iesus Christus Theos Uios Soter=Jesus Cristo Salvador Filho de Deus. As Iniciais desta frase ΙΧΘΥΣ (ICHTIUS) significam Peixe em grego.
 
Por isso os primeiros cristãos usavam o símbolo do peixe (o símbolo da era astronômica iniciada em torno de 148 a.C., a era de Peixes que termina em 21 de dezembro de 2.012 a.D., quando então começa a Era Astronômica de Aquário) para se identificarem mantendo a discrição, buscando evitar sua delação para as tropas romanas durante a perseguição do império romano aos cristãos dos primeiros séculos.
 
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br©

2017 – O ano do FIM dos EUA ?

Quando o globalismo chegar ao fim… 2017, o ano da dissolução dos Estados Unidos da América.
“A liberdade de uma democracia não é segura se o povo tolera o crescimento de poder privado ao ponto de tornar-se mais forte que o próprio Estado democrático. Isto, em essência, é fascismo – o apossamento do governo por uma pessoa, por um grupo, ou qualquer poder privado de controle” Franklin Delano Roosevelt
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
Fonte: http://www.globalresearch.ca/
Por Paul Craig Roberts - Global Research
Foi em 2017 - Os clãs governavam a América:
Os primeiros clãs organizaram-se em torno das forças da polícia local.
A guerra ao crime dos conservadores durante o fim do século XX e a guerra ao terror de Bush/Obama durante a primeira década do século XXI deram como resultado a polícia tornar-se militarizada e inimputável. 
 
 
Quando a sociedade se decompõe, as polícias tornam-se os senhores da guerra.
A polícia do estado separou-se e os seus oficiais foram incluídos nas forças locais das suas comunidades.
 
As tribos recém formadas expandiram-se para incorporar parentes e amigos da polícia.
O dólar como divisa de reserva mundial entrou em colapso em 2012 quando o agravamento da depressão econômica deixou claro para os credores de Washington que o déficit do orçamento federal era demasiado grande para ser financiado, a não ser pela impressão de dinheiro.
 
Com a morte do dólar, os preços das importações dispararam.
Como os americanos eram incapazes de aceder a bens fabricados no estrangeiro, as corporações transnacionais que estavam a produzir lá fora para mercados nos EUA entraram em bancarrota, corroendo mais uma vez a base de receitas do governo.
O governo foi forçado a imprimir dinheiro a fim de pagar as suas contas, provocando a ascensão rápida dos preços internos.
Confrontada com a hiper-inflação, Washington adotou o recurso de acabar com a Segurança Social (sistema de aposentadorias) e o Medicare (assistência médica) e a seguir confiscou os remanescentes das pensões privadas. Isto proporcionou um ano de alívio, mas sem mais recursos para confiscar, a criação de dinheiro e a hiper-inflação recomeçaram.
A distribuição organizada de alimentos rompeu-se quando o governo combateu a hiper-inflação com preços fixados e a ordem de que todas as compras e vendas tinham de ser na divisa de papel dos EUA.
Relutantes em comerciar bens valiosos por papel depreciado e sem valor nenhum, os bens desapareceram das lojas.
 
 
A desvalorização do dólar desde 1913.
 
Washington respondeu tal como Lenin o havia feito durante o período do “comunismo de guerra” da história soviética.
O governo enviou tropas para confiscar mercadorias para distribuição em espécie à população. Isto foi um expediente temporário até que os estoques existentes fossem esgotados, pois a produção futura foi desencorajada. Grande parte dos estoques confiscados tornou-se propriedade das tropas que apreenderam os bens.
As mercadorias reapareceram em mercados sob a proteção de senhores da guerra locais.
As transações eram efetuadas em escambo (barter) e em ouro, prata e moedas de cobre.
Outros clãs organizaram-se em torno de famílias e indivíduos que possuíam estoques de alimentos, barras de ouro, armas e munições.
Formaram-se alianças incômodas para equilibrar as diferenças nas forças dos clãs.
As traições rapidamente fizeram da lealdade um traço necessário para a sobrevivência.
 
 
A produção em grande escala de alimentos e outros bens veio abaixo e entraram em colapso quando milícias locais tributaram a distribuição dos bens transportados através dos seus territórios locais. Washington apropriou-se da produção interna de petróleo e das refinarias, mas grande parte da gasolina do governo era paga em espécie para poder passar em segurança através dos territórios dos clãs.
 
A maior parte das tropas nas bases militares de Washington no estrangeiro foram abandonadas. Quando os seus estoques de recursos ficaram esgotados, os soldados abandonados foram forçados a alianças com aqueles com quem tinham estado a combater.
 
Washington descobria que era cada vez mais difícil manter-se a si própria.
Como perdia o controle sobre o país, Washington era menos capaz de assegurar qualquer abastecimento vindo do estrangeiro como tributo daqueles a quem ameaçava com ataque nuclear. Gradualmente outras potências nucleares perceberam que o único alvo a ser atacado na América era Washington.
Os mais astutos anteviram acontecimentos fatais e afastaram-se para longe da antiga cidade capital dos EUA.
 
Quando Roma começou o seu império, a sua divisa consistia em ouro e prata cunhadas.
Roma era bem organizada com instituições eficientes e a capacidade para abastecer tropas nos campos de batalha de modo a que as campanhas militares para anexar territórios e suas riquezas pudessem continuar indefinidamente, um monopólio naquele mundo do tempo de Roma.
 
 
O Império Romano perdurou por séculos.
O Americano entrou em colapso da noite para o dia.
 
Quando o orgulho arrogante remeteu a América para a busca da formação de um império além-mares, a aventura coincidiu com a deslocamento da manufatura, da indústria e dos empregos de serviços profissionais da América para o exterior, principalmente a China, em busca de mão de obra barata e da correspondente erosão da base fiscal do governo, com o advento de déficits orçamentais e comerciais maciços, com a erosão do valor da divisa de papel fiduciário e com a dependência da América de credores estrangeiros e de governantes fantoches.
 
A corrupção de ‘Roma’ tornou-se a força dos seus inimigos e o Império Ocidental foi invadido.
O colapso da América verificou-se quando o governo cessou de representar o povo e tornou-se o instrumento de uma oligarquia privada (Illuminatis, Bilderbergs, Skull and Bones, New World Order, Sionistas Askhenazis, Nazistas, CFR-Council Foreign Relations, CIA, N.S.A, FEMA, Rothschild, Reptilianos, etc…). As decisões eram tomadas em busca de lucros a curto prazo para poucos e com despesas de passivos não administráveis para muitos.
 
Esmagado pelos passivos, o governo entrou em colapso. O globalismo havia chegado ao fim. A vida foi reformada numa base local e o caos se instalou…
 
Paul Craig Roberts foi Editor do Wall Street Journal e Secretário Assistente do Tesouro dos EUA do governo Ronald Reagan. O seu último livro pode ser encomendado através deste link:How the Economy Was Lost. PaulCraigRoberts@yahoo.com
 
 
O original encontra-se em: http://www.globalresearch.ca/index.php?context=va&aid=20443
 
 
Os americanos estão no seu momento mais vulnerável;
Eles são vulneráveis porque são preguiçosos mentalmente;
Eles são preguiçosos mentalmente porque são ingênuos;
Eles são ingênuos, porque eles são ignorantes
Eles são ignorantes porque são desinformados deliberadamente
Eles são desinformados deliberadamente porque acreditam em seu governo e mídia nacional !!!
Assim como todos os demais povos do planeta Terra…
 
Permitida a reprodução, desde que mantido no formato original e mencione as fontes.

Drogas - Como Compreender? O Que Fazer?

 

 
PORQUE AS DROGAS?
É necessário distinguir entre o uso voluntário e involuntário de certos produtos.
Assim: o uso da cola de sapateiro pelo menino de rua; e, o acidentalmente, pelo próprio sapateiro.

Este último exemplo relaciona - se à poluição química ou ambiental, onde certos produtos tóxicos perigosos podem ser absorvidos pela respiração, pele, etc.
É o caso, ainda, do fumante passivo.
Mas não se costuma considerar tais situações como consumo de drogas.

Outra distinção importante diz respeito ao uso ou abuso de drogas.
É possível usar certas drogas sem abusar delas, dependendo da quantidade: FUMO, ÁLCOOL, MEDICAMENTOS.
Estas drogas são consideradas legais ou lícitas.
Quanto as drogas ilegais ou ilícitas, todo uso, de acordo com a lei corresponde a abuso: MACONHA, COCAÍNA, LSD...

A terceira categoria diz respeito às drogas desviadas do seu uso habitual, em particular: inalantes (COLA, GASOLINA, BENZINA, ÉTER, LOLÓ, ETC.).

As pessoas costumam invocar vários motivos para usar drogas ou abusar delas:
  • estimular;
  • acalmar;
  • ficar acordado ou dormir
  • emagrecer ou engordar;
  • esquecer ou memorizar;
  • fugir ou enfrentar;
  • inebriar;
  • inspirar;
  • fortalecer;
  • sentir prazer;
  • aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
  • agüentar situações difíceis, privações carências;
  • encontrar novas sensações, novas satisfações;
  • curiosidade;
  • força do hábito
  • ritual;
  • dependência.

Como se vê, as pessoas recorrem à droga por razões muito diversas, às vezes até contraditórias.
Em nossa sociedade há razões que são legítimas (aliviar a dor), mas mesmo assim podem levar ao abuso.
Em outros casos, a legitimidade serve mais como pretexto(o álcool serve para divertir, mas também para embriagar).
O uso de drogas legais, no entanto, nunca pode ser considerado como legitimado.
Mesmo com drogas aceitas, toleradas ou até incentivadas pela sociedade é possível chegar ao abuso.

Sempre que se abusa de uma droga chega - se a DEPENDÊNCIA.
Eis o perigo de toda a droga, seja medicamento, álcool ou outra substância química.

Todas as drogas são potencialmente tóxicas e podem produzir intoxicações.
O seu grau dependerá da intensidade do uso.
Quanto mais intenso for o uso maior será a intoxicação e a DEPENDÊNCIA.

PORQUE AS PESSOAS ABUSAM DAS DROGAS?

Muitas pessoas abusam de drogas, mesmo sabendo do perigo que correm. Eis algumas razões deste comportamento de risco:

  • hábito;
  • inconsciência;
  • ritual;
  • reflexo;
  • teimosia;
  • contestação ou oposição;
  • desafio;
  • transgressão, desobediência;
  • FUGA;
  • insaciabilidade;
  • prazer mórbido;
  • tendência à autodestruição;
  • impulso incontrolável.
  • 0bssessão.
As razões ou pretextos invocados são muitos, mas todos têm algo em comum FUGA DIANTE DAS DIFICULDADES SOCIAIS, FAMILIARES OU PESSOAIS.
O abuso de drogas representa o beco sem saída, provocando danos físicos, morais e sociais.
Leva aos poucos ao isolamento, à marginalização, à decadência ou delinqüência e mesmo à morte.

O abuso implica processo de autodestruição, que pode ter êxito fatal, se não for possível interrompe - lo.
A pessoa que se torna dependente raramente tem consciência, razão pela qual precisa de ajuda:

aprender a resistir à tentação do consumo contínuo;
entender as dificuldades diante das quais tentou fugir;
conseguir ressocialização.

QUAIS SÃO AS DROGAS MAIS USADAS NO BRASIL?

Drogas nada mais são do que substâncias químicas.
As psicotrópicas têm efeitos sobre o sistema nervoso central, promovendo alterações no ânimo, nas sensações e nas percepções.

Podem ser extraídas de plantas ou produzidas artificialmente em laboratórios, geralmente imitando uma molécula encontrada na natureza ou transferindo - ª Por exemplo: o ópio, cuja substância ativa é a morfina, é extraída da papo0ula.
Já a heroína, um derivado do ópio, é obtida trabalhando - se quimicamente a substância original.

Drogas são introduzidas no organismo dd várias maneiras. Podem ser inaladas, comidas ou bebidas, fumadas, aspiradas ou injetadas.
A via de administração influenciará nos efeitos.

Três tipos de efeitos podem ser observados quando se usam drogas:

a pessoa fica alerta, atenta, com tendência a falar mais e mais rápido. Sente - se animada, bem disposta e momentaneamente m,ais apta a realizar coisas tidas como difíceis ou desgastantes.
Este é o efeito chamado estimulante.
Na gíria, se dia que as pessoas ficam LIGADAS;

a pessoa fica mais relaxada e calma, podendo até, conforme a dose, sentir - se sonolenta e mole. Seus movimentos ficam mais lentos e ela reage pouco aos estímulos.
Este efeito é mais chamado de depressor.
Pode se referir a ele com outras palavras - sedação, grogue, dopado, etc--.
Como a atuação fica co0mprometida a memória também fica alterada;

a pessoa passa a perceber as coisas deformadas, muito coloridas, grandes ou pequenas, distorcidas.
Seus pensamentos podem ficar parecidos com as imagens dos sonhos, bizarros e sem nexo aparente.
É o efeito perturbador do sistema nervoso central que se manifesta principalmente em sua atividade perceptiva.
Estas drogas são também chamadas de alucinógenas.
Seus usuários costumam descrever esta experiência como VIAGEM, enquanto a percepção distorcida é chamada de VISUAL.
Quando um jovem diz que está DOIDÃO, refere - se a este tipo de efeito.

Pois bem, a estes três tipos básicos de efeitos correspondem três classes distintas de drogas:DEPRESSORAS, ESTIMULANTES E PERTURBASDORAS (OU ALUCINÓGENAS). Agora, vamos examinar cada classe, detalhando as características de cada droga, seus efeitos e a conseqüência do seu uso inadequado.

CATEGORIAS DE DROGAS


  • DEPRESSORAS:bebidas alcoólicas; calmantes;codeína;barbitúricos; inalantes;
  • ESTIMULADORAS:anfetamina; cocaína; cafeína;
  • ALUCINANTES: maconha; ácido lisérgico; ayahuasca; cogumelo;

DROGAS DEPERESSORAS

As drogas depressoras são assim chamadas por diminuir e deprimir a atividade geral do cérebro.
O uso de tais drogas deixa a pessoa sedada, relaxada, mole.
Um dos efeitos de drogas depressoras que ocorre junto com sedação é vivenciado como capacidade de desligar - se dos problemas. Assim a pessoa sente - se mais à vontade em situações penosas.

Quando a pessoa por este motivo, tende a manifestar mais abertamente seus sentimentos o fenômeno é chamado de desinibição.
Por exemplo: se alguém está com raiva, ao usar drogas deste tipo, pode tornar - se violento em função da liberação de impulsos agressivos reprimidos.

Há ainda drogas depressoras de uso corriqueiro: bebidas alcoólicas, medicamentos calmantes (tranqüilizantes ou ansiolíticos), xaropes e medicamentos com codeína(um derivado do ópio), aqueles que contêm barbitúricos(soníferos), anticonvulsivantes e analgésicos).
Por último, substâncias voláteis como o "cheirinho da loló" e a cola de sapateiro, que são usadas como inalantes.

DROGA

  • NOMES MAIS USADOS
  • VIA DE ADMINISTRAÇÃO
  • USO MÉDICO
  • DEPENDÊNCIA

ALCOOL

  • Birita, mé,pinga, loirinha, goro,cana, etc.
  • Oral
  • não tem
  • Psíquica e física

CALMANTES

  • Bolinha, bola, diazepan, valium, somalium, lorax,
  • Oral, intramuscular, endovenosa
  • Ansiolíticos,indutor do sono,relaxante,
  • Psíquica e física
BARBITÚRICOS
  • Bolinha, bola, gardenal, tonopan, optalion
  • Oral
  • Anestésico, anticonvulsivante
  • Psíquica e física

OPIÁCIOS (CODEÍNA)

  • Boi, panpenyl, eritós,tussilex,
  • Oral
  • Antitussígeno (xaropes), antiespasmódicos,
  • Psíquica e física.
INALANTES

  • Loló, cheirinho, lança perfume, carpex, cola de sapateiro,0
  • Inalação
  • Não tem

Psíquica

BEBIDAS ALCOOLICAS

Como se sabe o uso de bebidas alcoólicas é tolerado em nossa sociedade.
Elas são geralmente produzidas e comercializadas.
Mesmo assim, o abuso de álcool leva milhares de pessoas aos hospitais, seja para fazer desintoxicação, seja para tratar complicados estados físicos (cirrose hepática, neurite, gastrite).

O efeito desinibidor é facilmente obtido com bebidas alcoólicas. Por isso elas são tão usadas em reuniões sociais.
Num uso mais intenso pode favorecer atitudes impulsivas ou levar aa perda de consciência (coma alcoólico).

O uso crônico de doses altas leva ao desenvolvimento de dependência física.
A suspensão abrupta pode desencadear a síndrome de abstinência, deixando a pessoa confusa e com visões assustadoras.
Há também tremores, desregulação da temperatura corporal e convulsões.
Dependendo da gravidade, estes sintomas podem levar até a morte.
O quadro de abstinência completamente instalado é conhecido como delírium tremens.

CALMANTES (ansiolíticos ou tranqüilizantes)

As substâncias mais usadas como calmantes, hoje em dia, são derivadas do diazepan.
Este e seus derivados (os benzodiazepínicos) são usados como medicamentos para controlar a ansiedade, sendo assim chamados de ansiolíticos.

É compreensível que pessoas em estado de nervosismo súbito e intenso possam beneficiar - se de tais substâncias numa intervenção médica.
Tornar - se perigoso, porém, recorrer a elas por qualquer problema, seja ele emocional ou social. Calmantes deste tipo, em uso prolongado e com doses altas, podem levar à dependência psíquica e física.

Apesar dos ansiolíticos serem drogas lícitas, o uso inadequado, sem acompanhamento médico, pode ser perigoso. Estatísticas mostram que eles estão hoje entre os mais vendidos no mundo.

XAROPES E MEDICAMENTOS COM CODEÍNA

Como já foi dito a codeína é extraída do ópio, assim como a morfina.
A codeína entra na fórmula de vários medicamentos e xaropes por causa de suas propriedades no combate à tosse e a espasmos dolorosos (cólicas).
Além destas, ela induz efeitos mais ligados ao funcionamento psíquico: sonolência, lentidão, diminuição geral das reações aos estímulos, inclusive à dor, sensação de leveza, de euforia, etc.

Os xaropes mais usados atualmente pelos jovens com a finalidade de adição são o éritos e o tussiflex. Recentemente, sua venda foi regulamentada pelo governo e submetida a receita médica.
A venda sem receita constitui infração, mas ainda é muito comum.

O uso contínuo e abusivo destas substâncias leva ao desenvolvimento de dependência física, além da psíquica e tolerância.
Assim, o indivíduo passa a aumentar as doses para obter o efeito desejado, facilitando a convulsão.

MEDICAMENTOS COM BARBITÚRICOS

Antes dos já citados bonzodiapezínicos, os barbitúricos eram as substâncias mais usadas para induzir o sono e tranqüilizar.
Como era comum a ocorrência de "overdoses" (coma por superdosagem), principal.mente em tentativas de suicídio, seu uso foi abandonado à medida que foram produzidas substâncias mais seguras neste aspecto.

Atualmente os barbitúricos são usados em anestesia e como anticonvulsivantes (antiepilépticos,ex.:Gardenal).
Alguns medicamentos analgésicos, porém, mantêm barbitúricos em suas fórmulas, pois a depressão do sistema nervoso ajuda a suportar as dores.
Foi o caso do Optálidon, que continha barbitúricos em sua fórmula, sendo por isso mesmo objeto de uso inadequado, muito comum entre jovens.
O medicamento Tonopan, indicado para combater enxaquecas, também contém elementos barbitúricos.

O uso contínuo dessas substâncias pode levar ao surgimento de dependência física, além da psíquica.
Não é raro encontrar pessoas que usam vários comprimidos por dia, a fim de desfrutar de seus efeitos psicotrópicos, comparáveis a ANESTESIA DAS EMOÇÕES.

INALANTES


Uma série de produtos é usada como drogas inalantes, em particular por crianças e adolescentes. existem dois tipos principais.
O primeiro é formado por substâncias voláteis, como o éter e o clorofórmio que misturados, resultam na droga conhecida como "cheirinho da loló".
O segundo tipo é representado por substâncias usadas na indústria como solventes, diluentes educolantes.
O exemplo principal é a cola de sapateiro.

O uso dessas substâncias determina dependência psíquica e desenvolvimento de tolerância.
A perda de consciência durante o uso comum com altas doses, pode causar asfixia.

DROGAS ESTIMULANTES

Drogas deste tipo estão na moda em nossa sociedade, pois dão às pessoas a impressão de ser mais fortes, render no trabalho, tornar - se mais corajoso para competir e buscar posições de destaque.

Os principais representantes desse grupo são a cocaína, as anfetaminas e a cafeína.
Este último é estimulante fraco.

DROGA

  • NOMES MAIS USADOS
  • VIA DE ADMINISTRAÇÃO
  • USO MÉDICO
  • DEPENDÊNCIA

COCAÍNA

  • pó, pico brilha, brisola, branquinha, carreirinha, bright, papel
  • Oral (aspirada), endovenosa.
  • Não tem.
  • Psíquica.

ANFETAMINAS

  • bolinha, bola, rebite.
  • Oral, endovenosa.
  • Anorexígena (inibidor de apetite)
  • Psíquica.

CAFEÍNA

  • Oral
  • Não tem.
  • Não tem.
  • Psíquica.

NICOTINA

  • CIGARRO
  • Oral (fumada).
  • Não tem.
  • Psíquica e física.

COCAÍNA

Por ser apresentada na forma de pó branco, muitas vezes misturada a outras substâncias, é chamada simplesmente de pó.
Pode ser aspirada (por via nasal). ou diluída em água, injetada na veia (pico).
É Extraída da planta coca, nativa dos Andes, onde mascar folhas é tradição antiga.

A cocaína dá ao usuário sensação de força e potência, afasta o sono e a fome.
Por fazer a pessoa sentir - se destacada, é também chamada de "brilho ou realce".
Compartilhar agulhas com outros usuários pode levar à contaminação de agentes infecciosos, como o vírus da hepatite ou da AIDS.
O uso de cocaína pode levar a intensa dependência psíquica.

CRACK

Uma nova forma de uso de cocaína tem sido denominada, na gíria, de CRACK.Tem muitos adeptos, principalmente nos EEUU, mas também na Bolívia e em regiões fronteiras do Brasil.
A cocaína comumente encontrada para consumo é apresentada na forma de sal: que tem o aspecto de pó branco cristalino. é o cloridrato de cocaína.

No crack a substância usada não é o sal, mas sim a pastas básica de coca (frecbasing, em inglês).
A transformação química de sal em pasta de cocaína não é complicada, apesar de envolver procedimentos perigosos.
A apresentação da cocaína como sal a torna mais lucrativa para os traficantes.
O sal é facilmente adulterável, quando misturado a outras substâncias de aspecto semelhante(talco, açúcares, lidocaína, xilocaína, anfetamina, etc.).

Estudiosos consideraram que a propagação do crack se deve ao fato de que a sua via de administração produz efeitos mais rápidos e mais intensos que os do sal.
De fato, o crack é fumado em cachi8mbos de água, mas a pasta básica de cocaína, quando seca, também pode ser misturada no tabaco e na maconha, em cigarros.

A via de administração (a fumaça do crack, como de outras substâncias fumadas, passa para a corrente sanguínea) torna a droga mais perigosa, causando danos pulmonares graves.
O crack provoca em freqüência paradas respiratórias e morte por overdose, razão pela qual deve ser considerado como uma das drogas mais perigosas e mortais do "mercado".

ANFETAMINAS

São usadas em medicamentos para emagrecer (anorexígenos ou moderadores de apetite), que só podem ser comprados com receita médica.
Seus efeitos são similares aos da cocaína: sensação de força e disposição.
Dependência psíquica que pode se desenvolver com o seu uso, que, se prolongado, pode favorecer o surgimento de doença mental (psicose anfetamínica).

Medicamentos com anfetaminas ainda são usados para ficar acordado mais tempo, por exemplo, por estudantes em véspera de exames ou por caminhoneiros (os chamados "rebites").

NICOTINA


Substâncias com efeitos estimulantes encontradas no tabaco.
O hábito de fumar é tolerado pela sociedade, ainda que, ultimamente se esteja ocorrendo profundo questionamento sobre os malefícios causados por ele, principalmente de ordem orgânica, como a bronquite crônica e o enfisema pulmonar.
Ainda que os efeitos sejam discretos, parar de fumar costuma ser muito difícil, desencadeando verdadeira síndrome de abstinência.

DROGAS PERTURBADORAS (OU ALUCINÓGENOS)


Com efeitos também chamados de psicodélicos, as drogas perturbadoras tiveram seu uso popularizado na década de 60, com o movimento hippie. denunciando certas características da sociedade industrial, os hippies incluíam o uso destas drogas em sua contestação.

A distorção de formas e cores proporcionada pelos alucinógenos é tido, por alguns, como meio de entrar em contato com o sobrenatural e ter compreensão dos mistérios do universo.
Sabe - se, porém, que as alucinações são sintomas similares a de distúrbios mentais graves.

ALUCINANTES

DROGA

  • NOMESA MAIS USADOS
  • VIA DE ADMINISTRAÇÃO
  • USO MEDICO
  • DEPENDÊNCIA

LSDI (ácido lisérgico)

  • ácido,viagem, trip.
  • Oral, sublingual
  • não tem
  • psíquica

MACONHA

  • erva,fuminho ,baseado, cigarro, beque, baga, marijuana, bagulho,
  • Oral (fumando)
  • não tem
  • psíquica

CHÁ DE COGUMELO

  • chá, chá mate, cogu,
  • Oral.
  • não tem
  • não tem

AYAUASCA


  • chá
  • Oral.
  • não tem
  • não se sabe

MACONHA

A maconha é o preparado de folhas e flores da planta chamadas cânhamo ou "cannabis sativa".,
Seu uso é muito comum no Brasil.
Com as ervas fazem - se cigarros.
Sinal comum de uso é a vermelhidão dos olhos.

Ela é tida como uma droga alucinógena, pois provoca deformações na percepção de espaço e de tempo.
Favorecendo a introspecção do usuário, ele se desliga do mundo, voltando - se para sua própria imaginação. Raramente provoca o desenvolvimento de alucinações.
Seu uso constante pode afetar a vontade da pessoa, que fica então desmotivada, sem conseguir tomar atitudes na vida.
Há desenvolvimento de dependência psíquica, com o uso contínuo.

ÁCIDO LISÉRGICO - LSD

Pouco comum entre nós, pode provocar efeitos muito fortes, com alucinações e, às vezes, idéias de perseguição.
É apresentado em pequenas pílulas ou pedacinhos de papel embebidos na substância. Mesmo quantidades mínimas podem desencadear quadro de alucinações.

OUTROS ALUCINÓGENOS

Substâncias alucinógenas são encontradas em cogumelos que crescem no estrume de bovinos.
Em geral são ingeridas por jovens.
Uma substância chamada ayahuasca é usada por membros da seita Santo Daime (ou União do Vegetal) com finalidades místicas durante seus rituais.

Estas são drogas mais comuns no Brasil.
Com estas informações, embora sumárias, será mais fácil tratar do problema de drogas com o qual você se defronta em seu meio.

CONSUMO DE DROGAS: QUE TAL TROCAR PRECONCEITOS POR CONCEITOS?

"Meu filho está com um problema: a droga".
"Se não existisse a droga meu filho não teria problemas".
A queixa é comum.
Muita gente pensa que a causa de todos os males dos jovens está nas drogas.
É um erro.
Na verdade, a droga sempre é usada por causa de problemas já existentes.

Todas as substâncias químicas, DROGAS, alteram o funcionamento do organismo.
MAS SÓ AS DROGAS QUE PRODUZEM PRAZER LEVAM A DEPENDÊNCIA. Se não fosse por causa do PRAZER,ninguém se tornaria dependente.
Você conhece alguém dependente de antibióticos?

O PRAZER pode ser a ausência de DOR, EUFORIA, BEM - ESTAR, SENSAÇÃO DE FORÇA, PODER, LEVEZA, ETC.

É bom lembrar que a busca do bem - estar faz parte da vida de todos nós.
O problema é buscar este bem - estar através das drogas.
Se um adolescente precisa de tais meios, é porque há algo errado nas relações do seu dia - a - dia.

Existem casos em que o uso da droga está ligado à própria sobrevivência.
Muitos meninos de rua têm o hábito de cheirar cola de sapateiro para espantar a fome, esquecer a miséria e a violência que sofrem - vemos aqui outra causa a FUGA -. Assim, eles buscam no efeito da cola o substituto para o bem - estar que lhes falta.

Portanto, O CONSUMO DE DROGAS DEVE SER COMPREENDIDO COMO CONSEQÜÊNCIA DAS DIFICULDADES PESSOAIS, FAMILIARES E SOCIAIS DO INDIVÍDUO.A DROGA NÃO É CAUSA E SIM FATOR PRECIPITANTE.

O consumo de drogas pode, então, ser definido como o encontro de três fatores básicos:

a droga e seus efeitos...O PRAZER;

o indivíduo e seus problemas...MULETAS PSÍQUICAS;

a sociedade e suas contradições.

O QUE É DEPENDÊNCIA?

A dependência faz parte da natureza do homem.
Uma criança quando nasce, precisa de cuidados e proteção.
Ao contrário, não sobrevive.
Toda a evolução do ser humano parte desse estado de desamparo original.
Durante nossa vida criamos relações de dependência com objetos, pessoas e situações.
Algumas dessas relações são importantes para o nosso bem - estar, outras causam grandes prejuízos.

Algumas pessoas não encontram na família, nos amigos e nos parceiros as respostas para suas necessidades; então recorrem aos produtos químicos.
Estes produtos DÃO A ILUSÃO de que todos os problemas foram resolvidos.

Na falta dessa "poção mágica" estas pessoas são invadidas por sintomas desagradáveis, que vão do NERVOSISMO, ANSIEDADE ,INQUIETAÇÃO, AO IMPULSO INCONTROLÁVEL DE OBTÊ - LA A QUALQUER CUSTO.
Neste estágio depende - se intensamente dos efeitos da droga.

O alcoolismo é um exemplo.
Após alguns anos de uso de bebidas alcoólicas, determinado indivíduo começa apresentar tremores, ansiedade, suores, dores m usculares, mal - estar generalizado e vontade incontrolável, logo ao acordar, de tomar um gole.
Estes sintomas caracterizam a chamada "síndrome de abstinência".
Um sinal de que a relação do organismo com o produto já evoluiu para dependência física.
O organismo se adaptou de tal forma à presença do álcool que funciona mal sem ele.

A dependência física não ocorre só com mo álcool, mas também com outras drogas: opiáceos, barbitúricos, fumo, etc.

Quando a droga é utilizada em quantidade e freqüência elevadas, o organismo estabelece novo equilíbrio em seu funcionamento, adaptando - se a sua presença.
Os sintomas da "síndrome de abstinência" ocorrem por causa da queda deste novo equilíbrio, apões a retirada brusca da droga.

Nem todos os psicotrópicos (drogas que têm efeito entorpecente) levam à dependência física.
O mais importante, no caso, é que todos levam a estado modificado do psiquismo, do qual a pessoa passa a depender.

A dependência fundamental, então, é a dependência psíquica: impulso incontrolável de continuar a usar a droga.
Na sua ausência é experimentado intenso mal - estar, conhecido como "fissura".
Esta necessidade ocorre tanto com o fumante ao tentar parar como com o dependente de cocaína quando se vê sem a droga.

Da mesma forma, ocorre também com o adolescente que deixa de "viajar" nos efeitos ilusórios da maconha e tem que retornar aos problemas e desafios do seu momento de vida.
A rigor, nenhuma droga produz dependência.
Ela apenas preenche, com seus efeitos, a necessidade de soluções imediatas de problemas já existentes.

O QUE É ABUSO?

Muitas drogas psicotrópicas tiveram ou aInda têm aplicação terapêutica.
A morfina é um dos mais potentes analgésicos que existem.
A cocaína era empregada como eficiente anestésico local em cirurgia dos olhos.
Muitos xaropes utilizados até hoje contra tosse contêm codeína, sem falar dos tranqüilizantes, barbitúricos e soníferos.

Em nossa sociedade, o uso desses medicamentos se tornou corriqueiro, controlado ou não por prescrição médica.
Igualmente, muitas pessoas fumam e bebem regularmente, mesmo conhecendo as conseqüências.
O Abuso das drogas "lícitas" ocorre quando sua utilização se dá fora das indicações terapêuticas. Quanto às drogas "ilícitas", todo uso corresponde ao abuso.

É importante notar que não é a natureza da droga que faz a pessoa se tornar dependente, mas o impulso de toma - la, isto é, o modo como ela a utiliza.
O abuso de drogas sempre denuncia desequilíbrio psicossocial.
Segundo classificação internacional existem quatro tipos de usuários:

EXPERIMENTADOR: limita - se a experimentar a droga, por diversos motivos - curiosidade, desejo de novas experiências, pressão do grupo, etc.
Na maioria dos casos, o contato com a droga não passa das primeiras experiências.

USUÁRIO OCASIONAL: utiliza um ou vários produtos, de vez em quando, se o ambiente for favorável e a droga disponível.
Não rompe suas relações afetivas, profissionais e sociais.

USUÁRIO HABITUAL OU "FUNCIONAL": faz uso freqüente da droga.
Em sua vida já se observam sinais de rupturas a nível afetivo, profissional e social.
Mesmo assim, ele ainda "funciona" socialmente, embora de forma precária.

USUÁRIO DEPENDENTE OU "DISFUNCIONAL" (TOXICÔMANO): vive exclusivamente pela droga e para a droga.
Como conseqüência, rompem - se todos os outros vínculos, o que provoca sua marginalização.

O QUE É ESCALADA?

A escalada pode ser entendida como a passagem do consumo esporádico a consumo exclusivo (escalada quantitativa), ou como a passagem do consumo de drogas "leves" para drogas "pesada" (escalada qualitativa).

Muitas pessoas fazem somente a escalada quantitativa, recorrendo a única droga de forma freqüente.

A maioria, entretanto, não faz escalada.
Permanece como usuário esporádico ou abandona o uso.

Com a maioria (os toxicômanos) ocorre as duas escaladas.
Os motivos devem ser procurados não no tipo de droga, MAS DIFICULDFADES AFETIVAS, FAAMILLIARES E SOCIAIS que o indivíduo tenta resolver recorrendo a elas.
Contudo, mesmo nos casos mais graves, nunca se está numa "viagem sem volta" e sim num beco cuja saída é o abandono do consumo de drogas.

O QUE É TOLERÂNCIA?

A tolerância é resultado do processo de adaptação biológica.
Com a presença contínua de determinada substância química o organismo se acostuma a ela e reage menos.
Para obter o mesmo efeito é necessário aumentar as doses.

A tolerância do organismo é observada sobretudo com os opiáceos, barbitúricos, ansiolíticos e alucinógenos.
Dependentes de tais drogas são levados aos poucos, à escalada quantitativa, à busca da obtenção do mesmo efeito.

O QUE FAZER?

Os pais se perguntam o que fazer para que seus filhos não comecem a usar drogas, o que fazer para que eles as deixem e o que fazer para que não voltem a usa - lãs.

Os professores gostariam de saber o que fazer para o aluno que está envolvido com drogas ou curioso a respeito.
O que dizer aos pais que esperam da escola respostas que não conseguem dar aos filhos.

A mesma dúvida está presente nas empresas, nos hospitais, na sociedade.

Neste capítulo apontamos algumas respostas, deixando claro que não existe única certa nem definitiva.
O que se precisa é de bom senso, levando em conta as particularidades de cada situação.

Existem algumas condutas que se apresentam como mais adequadas.
Mas o resultado depende sempre da maneira como as pessoas se posicionam diante do usuário e seus problemas.

O QUE FAZER NA FAMÍLIA?

Como descobrir que um filho usa drogas?
Pode - se enumerar sinais gerais, relacionados possivelmente ao uso de drogas: falta de motivação para estudar ou trabalhar, troca do dia pela noite, irritabilidade, agressividade, insônia,vermelhidão dos olhos, desaparecimento de objetos de valor ou dinheiro, etc.
O mais importante, porém, é que os pais não se transformem em detetives espiando seus filhos.

Quando há alguma desconfiança de mudanças inexplicáveis no comportamento de um filho, os pais têm que perceber que algo de está errado.
Há mal - estar, sofrimento e determinadas dificuldades que ele não consegue resolver.
Assim, o filho que começa a utilizar drogas atravessa uma crise e é esta que os pais devem detectar.
É preciso intuição, amor e perspicácia para ajudar a resolver estes problemas.

A primeira reação dos pais ao descobrirem que seu filho usa drogas é de perplexidade, angústia ou pânico. Às vezes seguido de sentimento de estarem sendo traídos: "Como isto foi acontecer com o nosso filho"?

Forte sentimento de culpa costuma surgir: "Onde erramos"?

Esta culpa pode se expressar,a também, pela dificuldade de admitir responsabilidades: "Só podem ser as más companhias, porque nós demos de tudo a ele".

Alguns pais acham que todos os filhos têm que ser iguais: "Não sei o que deu errado com este menino, ele foi educado igualzinho aos outros, que nunca deram problemas".

Vemos assim o lugar que o filho ocupa na família: "filho problema" ou "bode expiatório".
Todos os outros filhos são bons, somente o "viciado" dá problemas.
Não raro, vem a tona a rivalidade (até certo ponto normal) entre irmãos.

Aparece também a vergonha, principalmente diante dos outros: avós, primos , amigos, vizinhos.

Estas reações levam a nada, só fazem aumentar o sentimento de impotência dos pais. Surge então as reações extremadas:

  • prender o filho no quarto durante o fim - de- semana;
  • bater, brigar;
  • vigiar todos os seus passos;
  • revistar suas coisas e roupas;
  • ir atrás dele nos lugares que normalmente freqüenta;
  • proibir seus amigos de freqüentarem a casa;
  • chamar a policia "para dar um susto nele";
  • internar em clínicas, geralmente psiquiátricas;
  • expulsá-lo de casa;
  • fingir que nada está acontecendo.

A falta de comunicação entre pais e filhos não permite a eles compreender seu apelo e desamparo. Tudo é recebido como reclamação ou agressão.
Então, aparecem muitas vezes soluções mágicas:

"já fizemos tudo que podíamos, só um milagre pode salvar nossos filho";

uma cartomante falou que fizeram, um trabalho para ele, por inveja.
Ela prometeu desfaze - lo";

Doutor, o senhor é a nossa última esperança.
Será que se nós o deixarmos aqui um mês ele estará bom?".

A maioria dos pais passa por tais angústias quando descobre ou desconfia que um filho usa droga.
O que fazer?
Eis condutas possíveis:
  • manter a calma;
  • tentar conhecer e compreender as dificuldades do filho;
  • procurar enxergar a verdadeira dimensão do problema, deixando de lado sentimentos de culpa;
  • levar em consideração aspectos característicos da adolescência e da juventude, lembrando - se da própria experiência nestas fases;
  • ENTENDER O QUE A DROGA SIGNIFICA NA VIDA DO FILHO - NOVAS EXPERIÊNCIAS, BUSCA DO PRAZER, FUGA DE PROBLEMAS (EMOCIONAIS PRINCIPALMENTE), ALIVIO À DOR, ANGÚSTIA, DEPRESSÃO;
  • BUSCAR O DIÁLOGO FRANCO E ABERTO;
  • ter em mente que a droga pode ser passageira, principalmente se forem tomadas medidas adequadas;
  • respeitar os valores que constituem o seu mundo, evitando impor valores próprios;
  • aceitar os momentos de instabilidade do filho, principalmente do adolescente, aprendendo a lidar com eles;
  • evitar tratar o adolescente como se fosse criança;
  • ter consciência dos limites do filho, evitando exigências demasiadas;
  • agir com autoridade, sem cais no autoritarismo;
  • encarar o problema de maneira lúcida, dando nome aos bois, sem falso pudor;
  • informar - se sobre os tipos de drogas, seus efeitos e conseqüências, em fontes científicas isentas de preconceitos;
  • reconhecer os próprios erros e tentar modifica-los;
  • aceitar que nem pai e nem mãe são perfeitos;
  • fortalecer vínculos entre membros da família, incentivando clima de afetividade, sinceridade companheirismo;
  • admitir que os filhos não são perfeitos nem iguais entre eles, nem melhores e nem piores que os pais;
  • aceitar que os filhos não pertencem aos pais e têm vida própria;
  • quando necessário, procurar ajuda de profissionais especializados em lidar com o caso, sem se deixar levar por um sentimento de fracasso;
  • participar de grupos de apoio com outros pais para compartilhar o problema e diminuir a angústia;
  • conscientizar - se dos próprios sentimentos (raiva, vergonha, inveja, mágoa, ternura, amor), em vez de reprimi-los.

Outras condutas são possíveis.
Você é a pessoa mais indicada para cria - las, ajudando seu filho encontrar a solução.

Lembre - se que medidas educativas concretas, tomadas em casa, são mais adequadas e mais eficientes, a princípio, do que recorrer a especialistas.

Vá ao encontro do seu filho com compreensão, amor carinho.
Ajude - o a se abrir, a falar das dificuldades que atravessa.
Desconfie de manipulações e chantagens, mesmo sas bem intencionadas ou quando partem de você.

Em suma, use sua arma mais importante o diálogo. Inicie o jogo limpo, voltado à recuperação do filho e o reencontro da família.

O QUE FAZER NA ESCOLA?

Se a droga está presente hoje em toda a sociedade, ela se manifesta de modo particular nos meios escolares.
Mas, muitas vezes é negado ou negligenciado por seus dirigentes ou professores.

Não é rara, muita ESCOLA SE SENTEM AMEAÇADAS QUANDO DESCOBREM QUE SEUS ALUNOS USAM DROGAS.
Alguns tentam esconder o fato, por temerem perder a credibilidade diante dos pais, por medo de serem acusadas de negligência diante do problema ou por medo de sofrerem violências.

Os professores, por sua vez, sentem - se despreparados para abordar a questão ou temem represálias de traficantes ou usuários quando são convocados a agir diante dos alunos.

Algumas vezes, a escola se omite (interesse financeiro), esperando que o silêncio resolva a questão.
  • Na verdade, a escola não pode ficar alheia à realidade da presença de drogas em nossa juventude. Traçaremos em seguida algumas linhas de ação:
  • tomar conhecimento do problema existente, em vez de fazer de conta que ele não existe;
  • incentivar o corpo docente a se preparar, através de cursos, treinamentos, etc., para atuar junto aos alunos;
  • ter em mente que a escola é o lugar privilegiado (após a família) na educação dos jovens também no que se refere às drogas;
  • promover maior envolvimento dos pais com os problemas da escola, e também com a educação de seus filhos em geral;
  • ter em mente que a escola constitui um lugar de educação no sentido amplo, afetivo, moral, social, e não só um lugar de mera transmissão de conhecimentos e informações;
  • difundir entre os alunos, senso crítico diante de questões como o consumo de drogas;
  • motivá-los a tomar decisões, desenvolvendo senso de responsabilidade;
  • não expulsar o aluno envolvido com drogas nem isolá-lo, mas procurar integrá-lo nas atividades estudantis, lazer, debates...;
  • investigar os fatores de ordem pessoal, familiar e social do aluno em vez e denunciá-lo em público;
  • fornecer informações científicas aos pais, sem preconceito, a respeito das drogas e suas implicações;
  • considerar que as informações devem ser adequadas à clientela que se deseja atingir;
  • desenvolver técnicas dinâmicas junto aos alunos, toda vez que se abordar a questão da droga;
  • oferecer espaço para que os alunos coloquem suas dúvidas, seus questionamentos, suas experiências e dificuldades;
  • respeitar as opiniões dos alunos, procurando discuti-las com argumentos lógicos e coerentes;
  • oferecer ajuda concreta, de acordo com o envolvimento do aluno;
  • incentivar a sua participação nas campanhas preventivas e na discussão aberta sobre o assunto;
  • insistir para que os problemas de drogas sejam discutidos por todo o corpo docente, junto com a diretoria, recorrendo eventualmente a orientação especializada;
  • buscar contato discreto com os pais de alunos envolvidos;
  • aproveitar professores e alunos "lideres" para abordar o problema e entrar em contato com os envolvidos.

Em resumo, pode - se dizer que o segredo de atuação dos educadores está na instalação de clima de confiança com os alunos.

Esta atuação de ser discreta mas firme, baseada na autoridade intelecto - moral, vinculada a atitude de compreensão e respeito.
Trabalhar em conjunto com os pais.

A POLÍCIA SÓ DEVE SER CHAMADA EM CASOS EXTREMOS, como violência, depredações ou invasão da escola, para impedir a ação de traficantes nas portas ou dentro da escola.
O usuário de drogas não é caso de polícia, mas caso pedagógico.

Expulsar o usuário de drogas da escola é um fracasso pedagógico a ser evitado sempre que possível. A solução depende da habilidade e competência dos educadores em lidar com o problema.

O QUE FAZER NO LOCAL DE TRABALHO?


Quando se descobre que algum funcionário ou empregado usa drogas, a medida mais comum é afasta - lo de seu ambiente de trabalho.
Estas atitudes podem ser através de licenças, às vezes renovadas por longo tempo, ou demissão.
Será esta a melhor forma de reagir?
Acreditamos que se possa ajudar a pessoa usuária ou mesmo dependente de drogas, com outros tipos de intervenção:

  • motivar a participação dos empregados nas decisões da empresa, sempre que pertinente;
  • humanizar tanto quanto possível as relações de trabalho no interior da empresa;
  • promover ciclos de debates e treinamento sobre questões da atualidade - poluição, segurança de trabalho, AIDS, drogas;
  • oferecer treinamentos especializados aos profissionais de recursos humanos, de assistência social e de serviço de saúde;
  • dar oportunidade para que o usuário de drogas solicite ajuda de superiores , colegas ou serviços especializados da própria empresa;
  • incentivar o início de tratamento, quando o envolvimento do empregado com drogas for evidente;
  • estabelecer contato ou convênios com serviços especializados em prevenção e tratamento;
  • não afastar simplesmente o funcionário, pensando exclusivamente na produtividade;
  • estimular e organizar atividades de lazer, esportivas, culturais e sociais, acessíveis a todos os empregados;
  • tomar conhecimento de experiências inovadoras de outras empresas no trato de problemas decorrentes do uso de drogas ou álcool;

Analisada a importância da hierarquia e do desempenho, a situação numa empresa ou órgão público é diferente da escola.
Em geral, trata - se de adultos e não de adolescentes.
Mas o principio dever ser o mesmo, agir com base em conhecimentos seguros, com ponderação e sem impulsividade.
Quando a ajuda não for possível no local de trabalho, providenciar encaminhamento para serviços externos.

O QUE FAZER NA COMUNIDADE?


Pode - se dizer que a sociedade é responsável por medidas preventivas relacionadas ao abuso de drogas.
Costuma - se pensar que prevenir o uso indevido de drogas é tarefa que diz respeito somente às oportunidades policiais, judiciais ou outras.
Mas, na verdade, toda a comunidade deve contribuir.
Damos algumas sugestões:

  • promover reuniões com palestras e debates sobre drogas;
  • utilizar os recursos humanos, materiais e outros disponíveis na própria comunidade, apoiando - se em associações já existentes (de bairro, religiosas, etc.);
  • discutir com os jovens os problemas que envolvem a vida comunitária, incentivando - os a buscar soluções;
  • estimular atividades esportivas, culturais, sociais, educativas e outras, particularmente, entre jovens;
  • procurar integrar usuários de drogas na vida comunitária, em vez de discriminar ou rejeitar;
  • procurar identificar possíveis focos de tráfico de drogas;
  • criar comitês de autodefesa diante da invasão de traficantes ou de outras formas de violência;
  • solicitar ajuda policial cada vez que surgirem problemas de tráfico;
  • FORMAR GRUPOS DE DISCUSSÃO SOBRE TEMAS QUE TOCAM OS JOVENS DE PERTO - SEXUALIDADE, NAMORO, GRAVIDEZ, AIDS, DROGAS;
  • INCENTIVAR GRUPOS DE JOVENS COM EXEMPLO E NÃO COM SERMÕES;

É possível adotar certas medidas na rua, nos bairros, famílias e associações para enfrentar os traficantes.
Eles muitas vezes intimidam ou usam de violência, mas a união da comunidade faz a força e espanta o próprio medo.
ORGANIZAR A COMUNIDADE É FUNDAMENTAL, TANTO PARA DESESTIMULAR O TRÁFICO COMO PARA SOCORRER AS SUAS VÍTIMAS.

A melhor maneira de prevenir o uso e abuso de drogas é ajudar os usuários e dependentes a saírem da marginalização e a se reintegrarem na comunidade.

RESUMO


Algumas pessoas recorrem asa drogas para tentar resolver dificuldades afetivas, familiares e sociais. Desta forma, têm sensações de prazer e poder.

A dependência faz parte do ser humano, mas é possível evoluir para a independência e autonomia relativas. Alguns indivíduos, entretanto, não conseguem esta autonomia.

O uso continuado de drogas altera o equilíbrio do organismo, que se adapta à presença da substância química.
Os usuários tendem a aumentar as doses para manter o seu efeito.
Quando a dependência atinge estágio avançado, a ausência da droga causa vários problemas ao organismo do usuário, podendo leva - lo até a morte.

Os usuários são classificados em quatro categorias: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.

A prevenção ao abuso de drogas é de responsabilidade de todos: pais, professores, empresários, líderes comunitários, sindicatos, igrejas e autoridades.

Informações claras e objetivas, desprovidas de falsos sentimentos ou sensacionalismo desdramatizam o problema das drogas.
Elas aumentam a vigilância e diminuem os preconceitos com relação aos usuários.

A prevenção deve ir além da informação.
Precisa visar o bem - estar individual, familiar e social de todos,através de ações educativas abrangentes.

FONTE:Cartilha autorizada pelo CONFEN, Conselho Federal de Entorpecentes, do Ministério da Justiça; elaborada por uma equipe do CORDATO, Centro de Orientação sobre Drogas e Atendimento a Toxicômano, Centro de referência para prevenção e tratamento no campo das toxicomanias (resolução n°10 do CONFEN,em 09 de agosto de 1988).

Valdomiro Halvei Barcellos

http://www.espirito.org.br/




ESTOU COLOCANDO AS INFORMAÇÕES POIS SOUBE DE VÁRIOS CASOS DE PESSOAS CONHECIDAS QUE SE RECUPERARAM...

AMÉM...

LUZ



Conheça nossa Clínica.

A Clínica

A clínica Médica Dr. Toufik Rahd é reconhecida nacionalmente pela excelência no tratamento ambulatorial da Dependência Química.

A consolidação dessa imagem se deve ao elevado índice de sucesso obtido em mais de duas décadas tratando e recuperando pessoas com problemas pelo uso de álcool e outras drogas.

Formada por uma equipe multidisciplinar qualificada e em contínuo aprimoramento, a Clínica conta com conhecimentos e técnicas atuais de tratamentos médico e psicológico, priorizando sempre o respeito e humanização das relações em todos os níveis de atendimento ao paciente e de seus familiares.

Diferenciais

Os diferenciais da Clínica Médica Dr. Toufik Rahd são:


Compromisso em oferecer assistência médica e psicológica de qualidade

Humanização do atendimento e inclusão da família no tratamento

Permanente aprimoramento do quadro de profissionais

Utilização de técnicas atuais de diagnóstico e tratamento da dependência química

Trabalho esclarecedor e motivacional em sala de espera

Atenção farmacêutica na prescrição farmacológica

Os diferenciais reafirmam o compromisso e respeito ao ser humano e com a qualidade dos serviços prestados pela instituição, tendo como premissa básica a compreensão global do paciente, consideração de suas características e necessidades individuais.

Todo o processo de assistência ao paciente e aos acompanhantes é realizado por uma equipe de profissionais treinados e qualificados, composta por enfermeiros, farmacêutico, médicos e psicólogos.

Todos orientados a seguir os padrões internacionalmente definidos pelo Consenso Mundial no Tratamento da Dependência Química.

O tratamento tem por objetivo proporcionar ao paciente as melhores condições de recuperação em seu ambiente domiciliar, otimizar o potencial funcional, resgatar a autoestima, promover a reabilitação psicossocial a partir de um plano terapêutico que se harmonize com as particularidades de cada indivíduo.

Missão, Visão e Valores

Missão - Nossa missão é oferecer excelência na qualidade do atendimento e assistência a todos os pacientes e seus familiares.

Trabalhamos para devolver às pessoas saúde, autoconfiança e alegria de viver.

Valores - Nós acreditamos na recuperação de pessoas e superação da dependência química.

Nossas ações são norteadas por valores humanitários de respeito à vida, confiança em nossa capacidade de ser útil, integridade moral, conhecimento científico, ética e fé.

Visão - Ser líder e referência no tratamento da dependência química com reconhecimento pela competência, excelente reputação, pelo comprometimento com de qualidade de vida e bem estar de todos nossos clientes.

Horário De Atendimento

As consultas poderão ser agendas pelo telefone (17) 2139-2699 ou por e-mail: clinica@clinicadrtoufikrahd.com.br.

Agendamento de consultas por telefone: de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Horário de atendimento médico: de segunda à sexta-feira, das 7h às 12horas.

Nossa Unidade

A Clínica Médica Dr. Toufik Rahd possui uma única unidade de atendimento em todo o país, localizada em São José do Rio Preto, no interior do estado de São Paulo, à Rua Coronel Spínola de Castro, no. 3155, no centro da cidade.

Importante: Não existem filiais em São José do Rio Preto ou em outras cidades do país e a Clínica não autoriza nenhum médico ou instituição a atender pacientes ou prescrever medicações em nome da Clínica Médica Dr. Toufik Rahd, fora desta unidade.

Como Chegar

Rua Cel. Spinola de Castro, 3155 - Centro
São José do Rio Preto / São Paulo - Cep: 15015-500
Fone: (17) 2139-2699
Email: clinica@clinicadrtoufikrahd.com.br


Nossos Tratamentos
Tratamento Ambulatorial


O tratamento é exclusivamente ambulatorial e o plano terapêutico é definido a partir da análise e consideração de fatores individuais.

Em geral, é realizado em três fases com intervalos de sessenta dias entre as consultas,podendo ser alterado para atender melhor às necessidades específicas de cada caso.

Quando necessárias, as alterações são criteriosamente elaboradas e discutidas entre o médico e o paciente e este, não deve realizar nenhuma alteração ou modificação na prescrição sem orientação médica.

Na primeira consulta médica são formados grupos de pessoas do mesmo sexo e usuários de substâncias similares.

Espera-se que o relato das experiências dos demais pacientes possa facilitar a compreensão dos diferentes estágios motivacionais e níveis de gravidade dos sintomas durante o curso da doença.

Durante a consulta, o médico esclarece as causas, o desenvolvimento e o tratamento da dependência.

Nas consultas seguintes o atendimento é individual; o paciente é reavaliado e, se necessário, feitos ajustes nas intervenções terapêuticas.

A consulta é realizada sob a forma de entrevista motivacional, sendo esclarecidas a causa, a evolução, as conseqüências e a forma de tratamento.

A prescrição dos medicamentos considera o tipo, a quantidade e a forma de consumo da substância; o número e a gravidade dos sintomas presentes e as características pessoais do paciente como idade, peso, a existência ou não de outros transtornos orgânicos ou psiquiátricos.

O paciente é incentivado a assumir e cumprir adequadamente seu papel na adesão ao tratamento.

Deve entrar em contato com clínica sempre que precisar de apoio ou esclarecimentos profissionais e informar ao médico sobre quaisquer alterações no processo terapêutico.

Equipes de Atendimento
Equipe Médica


A Clínica Médica Dr. Toufik Rahd investe na constante na atualização técnica, aprimoramento, capacitação e aperfeiçoamento de seus profissionais, a fim de garantir uma assistência médica estruturada em conceitos modernos e científicos.

A equipe é formada pelos médicos Dr. Toufik Rahd e Dr. Nasser H. M. Reda, especialista em Dependência química (Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP).

Psicologia

O suporte dos profissionais de Psicologia direciona-se a todos os pacientes e familiares através de palestras em sala de espera e atendimentos individuais visando o aumento da compreensão sobre a síndrome de dependência de álcool, tabaco e de outras drogas, favorecer a adesão ao tratamento, diminuir os riscos de recaída e conscientização do papel da família no processo terapêutico.

Enfermagem

O serviço de Enfermagem da Clínica Médica Dr. Toufik Rahd conta com profissionais qualificados para atender todo o processo de tratamento e assistência aos pacientes, garantindo a qualidade e eficiência no desempenho dos procedimentos propostos pela equipe médica.

A proximidade aos pacientes e o atendimento embasado na individualização e humanização permite ao setor de enfermagem conhecer as especificidades e demandas de cada paciente e de seus familiares, ao mesmo tempo em que promove a efetiva articulação com os demais serviços.

Farmacêutica

O serviço farmacêutico da Clínica Médica Dr. Toufik Rahd garante atendimento às solicitações da equipe médica e responde pelo controle de qualidade dos medicamentos juntos aos fabricantes e ao armazenamento em condições ideais para assegurar a eficácia terapêutica.

A farmacêutica oferece apoio terapêutico ao corpo multidisciplinar da Clínica, como suporte às prescrições e orientação aos pacientes e seus familiares quanto ao manuseio de medicamentos e administração adequada (doses/horários) das prescrições farmacológicas.

Hospitalidade

O atendimento humanizado é a base estrutural da conduta adotada em todas as áreas e processos internos da Clínica Médica Dr. Toufik Rahd.

A Clínica conta com uma equipe de profissionais preparados e dedicados a oferecer todo apoio e orientações aos pacientes e acompanhantes, desde o agendamento até apoio às escolhas de serviços qualificados e de confiança, de acordo com as necessidades e possibilidades específicas.

O respeito e a preocupação em prestar o melhor atendimento são fatores prioritários em todos os processos internos da Clínica.

Nossa equipe poderá auxiliar na indicação de prestadores de serviços qualificados e de confiança como a escolha de serviços de táxi, compra de passagens, hospedagem, centros de compras, restaurantes, dicas de passeio, entre outros.

Todos esses serviços serão pagos diretamente ao prestador, sem qualquer vínculo ou relação comercial com a Clínica.

Por oferecer tratamento de caráter exclusivamente ambulatorial, a clínica não dispõe de acomodações para repouso e pernoite e, não faz parcerias com instituições que oferecem serviços de hospedagem.

Para o caso de pacientes residentes em locais distantes que necessitam de serviços de hospedagem, a escolha e contratação de hotéis, pousadas ou similares será de inteira responsabilidade dos pacientes ou seus familiares.

Importante: A Clínica não oferece, não conta com parcerias e, não autoriza nenhuma pessoa ou empresa a transportar pessoas em nome desta instituição.

Suporte aos familiares

O suporte aos familiares é um serviço que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida e as relações dos pacientes e de seus familiares, através de conhecimentos específicos sobre o abuso e dependência de álcool e outras drogas e da aquisição de estratégias de enfrentamento para lidar com as situações de riscos.

O suporte é realizado por meio de orientações médicas e psicológicas sobre a importância de modificações de comportamentos e construção de uma rede de apoio psicossocial que engloba a busca e adesão a grupos de apoio como Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, Amor Exigente, religiosidade ou espiritualidade, trabalho e cidadania, compromisso social e voluntariado, entre outros.

A equipe de profissionais oferece suporte desde o atendimento individual até a sugestão bibliográfica, de vídeos, indicação de grupos de auto-ajuda e ajuda-mútua, considerando e respeitando incondicionalmente as condições sócio-econômicas e religiosas de cada indivíduo.

CLÍNICA MÉDICA DR TOUFIC RAHD

R Coronel Spínola Castro 3155 -Centro

São José do Rio Preto, SP | CEP: 15015-500Como chegar

(17) 3233-2699