terça-feira, 16 de julho de 2013

Mudancas climaticas: Reservas globais de alimentos atingem o seu nivel mais baixo em 40 anos

30473813731163635 6 fatos que preveem o fim do mundo em 2012

Mudanças Climáticas: As Reservas globais de alimentos atingiram o seu nível mais baixo em quase 40 anos

De acordo com a Agência Reuters , a seca atingiu os fazendeiros norte americanos de uma forma particularmente difícil. Muitos deles tiveram de matar grandes porções de seus rebanhos (ovinos, bovinos, caprinos, etc), porque eles não podiam pagar (comprar ração) para alimentá-los por muito mais tempo.
Então, houve um aumento de curto prazo no fornecimento de carne, mas porque os rebanhos estão menores agora o fornecimento de carne no longo prazo vai se tornar muito mais apertado. Assim, se espera que os preços das carnes comecem a subir de forma significativa …
Seca nos EUA foi a pior dos últimos 50 anos e afeta principalmente a pecuária.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
http://thetruthwins.com

The Truth - Por Michael

Para os seis dos últimos onze anos, o mundo consumiu mais alimentos do que produziu.
Este ano, a enorme seca que atingiu os Estados Unidos e em outros lugares do planeta colocou ainda mais pressão sobre o abastecimento alimentar global do que o habitual.
Como resultado, as reservas globais de alimentos atingiram o seu nível mais baixo em quase 40 anos.

Editora Globo
O secretário do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda), Tom Vilsack, disse em 18/07 que a seca que atinge os Estados Unidos este ano é a “situação mais séria” que o país já enfrentou em 25 anos. Segundo Vilsack, as ferramentas administrativas para lidar com o problema são “um pouco limitadas”. Ele pediu ao Congresso norte-americano para agir rapidamente para ajudar os produtores do país.

Especialistas alertam que, se o próximo verão (no hemisfério norte) for semelhante a este último verão (junho/julho/agosto de 2012 no hemisfério norte) que ele poderia ser o suficiente para desencadear uma grande crise alimentar global.

Neste ponto, o mundo está literalmente vivendo do que produz de um ano para o outro.
Simplesmente não há muito alimento para amenizar a crise.

No mundo ocidental, o primeiro meio pelo qual estamos indo perceber o impacto desta crise está no preço dos alimentos.

Eles estão sendo projetados de que os preços dos alimentos globais vão subir entre 5 e 20 por cento até o final deste ano (2012).
É cada vez mais claro que o mundo chegou a um ponto de inflexão na produção de alimentos.
Nós não estamos mais produzindo alimentos o suficiente para todos, e as reservas globais de alimentos vai continuar a diminuir mais e mais.
Eventualmente, ela irá desaparecer completamente.
A ONU emitiu um alerta sem precedentes sobre o estado da oferta mundial de alimentos.
Segundo a ONU, as reservas globais de alimentos não estavam tão baixas como desde 1974

As reservas mundiais de grãos estão tão perigosamente baixas que o clima ruim nos Estados Unidos ou em outros países exportadores de alimentos poderia provocar uma crise principal alimentar e gerar mais fome no próximo ano, alertou as Nações Unidas.

A produção e as colheitas falhando nos EUA, Ucrânia e em outros países este ano minaram as reservas mundiais de alimentos para o menor nível desde 1974. Os EUA, que teve sucessivas ondas de calor e secas recordes em 2012, passou a deter uma reserva de alimentos historicamente baixa de apenas 6,5% todo o milho que se espera consumir no próximo ano, diz a ONU.

Global Food Reserves Have Reached Their Lowest Level In Almost 40 Years - Photo by Mosycity

“Nós não temos produzido, tanto quanto estamos consumindo.
É por isso que os estoques de alimentos estão sendo consumidos.
Os suprimentos de alimentos agora estão muito justos em todo o mundo e as reservas mundiais estão em um nível muito baixo, não deixando espaço para eventos inesperados no próximo ano” disse Abdolreza Abbassian, economista sênior da ONU para Agricultura e Alimentação (FAO).

Mas a população do globo hoje é muito maior do que era em 1974.
Assim, escusado será dizer, nós temos um grande e principal problema em nossas mãos.
Os Estados Unidos exporta mais alimentos do que qualquer outro país no mundo, e por isso a seca devastadora que os EUA experimentaram neste verão de 2012 está colocando um monte de pressão em todo o sistema alimentar global.

De acordo com a Agência Reuters , a seca atingiu os fazendeiros norte americanos de uma forma particularmente difícil.
Muitos deles tiveram de matar grandes porções de seus rebanhos (ovinos, bovinos, caprinos, etc), porque eles não podiam pagar (comprar ração) para alimentá-los por muito mais tempo.
Então, houve um aumento de curto prazo no fornecimento de carne, mas porque os rebanhos estão menores agora o fornecimento de carne no longo prazo vai se tornar muito mais apertado.
Assim, se espera que os preços das carnes começem a subir de forma significativa …

“A pior seca que atingiu as lavouras dos EUA em mais de meio século poderá em breve deixar os norte americanos procurando mais profundamente recursos em seus bolsos para financiar um luxo de que poucas pessoas em outros países hoje desfrutam: carnes a preços acessíveis.
A severa seca de 2012 dizimou as pastagens nos EUA e os campos de cultivo de cereais e empurrou para a estratosfera os preços dos grãos, e os custos de alimentação crescentes levaram alguns produtores de gado para liquidarem com os seus rebanhos.
Esto fato se espera a redução do fornecimento de carne à longo prazo nos EUA e forçará para cima os preços no balcão de carnes.



A chamada região do cinturão de produção de grãos/cereais dos EUA enfrentaram a sua pior seca nos últimos 56 anos.
Alguns analistas já estão projetando “uma escassez mundial de carne de porco e de bacon”, segundo o jornal Los Angeles Times

“O preço do milho – um componente-chave para a alimentação animal (porcos e frangos) e um ingrediente básico de açúcares em pó, xaropes, molhos para saladas, refrigerantes e muito mais produtos – catapultou em 60% no início do último verão. Um grupo comercial britânico previu recentemente “uma escassez mundial de carne de porco e bacon já no próximo ano”, que a maioria dos analistas interpretam no sentido de que os preços mais altos estão surgindo à frente.
Enquanto isso, carne de frangos e perus estão ficando mais caras apenas a tempo da chegada dos feriados de fim de ano.
Os preços de carne de frango estão mais altos em 5,3% ante o ano anterior, enquanto o custo de carne de peru e outras aves de consumo é de 6,9%.
Os ovos já custam 18% a mais em setembro do que no ano anterior no mesmo mês.”

Infelizmente, a verdade é que os preços dos alimentos já esta vindo a aumentar nos Estados Unidos nos últimos anos.
Nós estamos aceitando isso como “normal”, mas estes aumentos de preços são realmente horríveis e apertam mais os orçamentos das famílias de classe média e nós certamente não precisamos dos preços dos alimentos a começarem a subir ainda mais rápido.
Mapa da seca nos EUA em outubro de 2012
 
Recentemente um homem se apresentou com um recibo de supermercado de compras feitas há oito anos atrás.
Quando foram comparados os preços dos produtos com o custo que ele está pagando agora pelos mesmos produtos ele ficou absolutamente atordoado …

1 lata de sopa Campbells vegetal foi listado como a $ 0,89 dólares, estamos agora pagando $ 2,19 para o mesmo pote, aumento de 173,75%; Filés frescos de peixe Haddock eram de US $ 3,99 a £. Agora está a $ 7,99 a libra, aumento de 100%. 4 litros de leite desnatado eram $ 4,59 dólares … agora são $ 7,59 dólares, aumento de 65,36%. Um pão de trigo integral era de $ 0,99 dólares … agora custa R $ 2,99, aumento de 200%. Pimenta verde fresca custava US $ 1,99 £ … agora custa $ 3,99 a libra, aumento de 100,5%. O suco de tomate enlatado custava US $ 0,99 por lata … agora se paga $ 2,29 a lata, com aumento de 131,31% …

Muitos preços simplesmente dobraram (aumento de 100%) em apenas oito anos.
Agora que os preços dos alimentos podem começar a aumentar ainda mais rapidamente, quanto tempo passará até que os preços dos alimentos novamente dupliquem de preço?
Muitos norte-americanos ficarão chocados com os preços dos alimentos, mas pelo menos por enquanto, não vão ter que lidar com a escassez de alimentos reais, como muitos outros povos do outro lado do planeta em breve.
No final de agosto de 2012, o Banco Mundial publicou um aviso sobre a fome mundial

“Os preços dos alimentos subiram drasticamente novamente ameaçando com fome a saúde e o bem-estar de milhões de pessoas”, disse o presidente do Banco Mundial , Jim Yong Kim. ” A África e o Oriente Médio estão particularmente vulneráveis, mas assim também estão as pessoas em outros países, onde os preços dos grãos subiram abruptamente.”

O banco Mundial disse que os preços dos alimentos em geral cresceram em torno de 10% entre junho e julho se fixar em patamar de 6% sobre um ano antes. ”Nós não podemos permitir que esses aumentos de preços sejam históricos e que transformem a vida e ponham em perigo como as famílias tirem seus filhos fora da escola e comam alimentos menos nutritivos para compensar a alta dos preços”, disse Kim”.

A field of dried corn plants near Percival, Iowa
Um campo com plantação de milho, totalmente seco e improdutivo, próximo à Percival, no estado de Iowa, EUA.Photograph: Nati Harnik/AP
O preço dos alimentos pode significar a diferença entre a vida e a morte em algumas das áreas mais pobres da África.
O que algumas famílias africanas enfrentam em uma base diária seria absolutamente inimaginável para muitos de nós no mundo ocidental enfrentarmos.
O exemplo a seguir é de um recente artigo publicado no jornal The Guardian

“Do outro lado do mundo, Maria Banda, que vive em Mphaka aldeia perto de Nambuma no Malawi, teve um ano em que ela quase não foi capaz de alimentar seus filhos, um dos quais foi para o hospital internado com desnutrição. Agente da saúde do trabalhador do Governo Patrick Kamzitu disse: “Nós estamos vendo cada vez mais a fome entre as crianças O preço do milho dobrou no último ano e famílias costumavam ter uma ou duas refeições por dia, agora eles estão encontrando dificuldade para ter apenas uma…”

Como você se sentiria se você só tivesse uma refeição por dia?
Em muitas partes da Índia e em muitas partes da África mais de 40 % de todas as crianças têm crescimento retardado devido à desnutrição e falta de acesso à água limpa.
Então se sua família tem o suficiente para comer e beber todos os dias você deve ser grato por essas bênçãos. O que torna as coisas ainda mais piores é que os grandes bancos especulam em apostas no preço dos alimentos em um jogo gigante como num casino.

Muitos estão ganhando enormes quantidades de dinheiro através da especulação de commodities (mercado futuro de cereais), mas dirigindo-se os preços para cima e gravemente prejudicando milhões de famílias do outro lado do planeta.
O seguinte é de um artigo recente de Heather Stewart sobre o assunto…

“O Instituto Internacional de Finanças estimou que até o meio do ano passado, $ 450 bilhões de ativos financeiros foram investidos em commodities – ou derivados, apostando em movimentos de preços futuros (no mercado de cereais como soja, milho, arroz etc..).

Em princípio, não haveria nada de errado com financiadores entrando no mercado de alimentos, e colocando recursos de bilhões de dólares de investimento para a expansão da produção agrícola, trazendo novas terras para o cultivo e desenvolvimento de novas tecnologias para aumentar a produção de alimentos.

Mas – com o mercado financeiro internaci0nal completamente louco com os títulos lastreados em hipotecas (podres) na corrida para a crise de crédito, e o boom de construção civil resultado visto em todos os EUA, ilustrado de forma muito clara ultimamente- os sinais de aumento de preço emergentes dos rebanhos e dos alimentos alardeados pelos ganksters de Wall Street pode ser profundamente enganador.

Em um artigo recente, provocativamente intitulado “Não responsabilize os mercados físicos”, a agência de comércio da ONU e seu braço de desenvolvimento, o Unctad, argumentou que a muralha de dinheiro inundando especulativamente em commodities tem distorcido muito mal os preços dos alimentos e sinaliza mal os preços para um mercado de commodities que funcionava bem e que deveria enviar aos produtores e consumidores sinais seguros dos preços”.


Uma onda de secas nos países de maior produção agrícola está provocando o aumento dos preços dos alimentos em todo o mundo, despertando temores de uma crise semelhante à que ocorreu há quatro anos.
Neste ano, os Estados Unidos passaram pela sua pior seca em mais de meio século. Grandes extensões de terra da Rússia também não tiveram chuva suficiente. Até mesmo a temporada de monções na Índia foi seca.
Na América do Sul, o índice pluviométrico ficou abaixo da média histórica.
 
A era da comida barata aparentemente interminável chegou ao fim.
Nos próximos anos, simplesmente não haverá comida suficiente para todos no mundo. A
lgumas pessoas vão passar fome.
Essa é uma razão pela qual eu estou encorajando todos a começar a se preparar para a crise alimentar que vai ser global.
Alguns especialistas estão projetando o pior para os próximos anos … Evan Fraser, autor de Impérios de Alimentos e professor de geografia na Universidade de Guelph, em Ontário, no Canadá, diz:

“Para seis dos últimos 11 anos, o mundo consumiu mais alimentos do que produziu. Nós não temos qualquer amortecedor e estamos consumindo as reservas para baixo. Nossos estoques estão muito baixos e se tivermos um inverno seco e a colheita do arroz for pobre poderemos ter uma grande crise alimentar em todas as frentes”.

“Mesmo se as coisas não aconteçam desse modo este ano, no próximo verão vamos ter usado este amortecedor das reservas e os consumidores nas partes mais pobres do mundo serão novamente expostos aos efeitos de qualquer queda que ocorra na produção de alimentos”.

Vamos certamente esperar o melhor, mas vamos também nos preparar como se o pior absolutamente está vindo em nossa direção.
Estou ocupado me preparando.
E você também esta se preparando?
Seja sociável, divida esta informação!

Permitida a reprodução desde que mantida a formatação original e a citação das fontes.

www.thoth3126.com.br

PREPARE-SE PARA A TRANSFORMAÇÃO

 
Vitória da Luz!
Por Vossa
Em 13 de julho de 2013

2013 é uma encruzilhada para a humanidade, é quando transpomos uma idade das trevas para um renascimento da luz.
Isto significa que todos os sistemas que conhecemos, monetários, bancários, educacionais, governamentais, energéticos, farmacêuticos, médicos e demais sistemas serão os sistemas que vão evoluir durante esta transição.
 
O meu nome é Vossa, e falo em nome da resistência global para a mudança, para a entrada em uma era de abundância.
A informação que vou partilhar está disponível em http://prepareforchange.net
 
Nós estamos a distanciar-nos de um previsível colapso da humanidade para uma era de luz e despertar.
 
"O Evento" vai tirar a humanidade de uma era de escuridão para uma era de intenso aprendizado, intenso crescimento que ocorre desde há milhares de anos.
 
Estamos agora a entrar em uma humanidade cujos valores são o crescimento, a prosperidade e a integração com a natureza, nosso planeta.
 
"O Evento" também é físico, é uma transformação acelerada da idade do dinheiro, da idade do poder, ganância, corrupção e tirania para uma era em que poderemos partilhar os recursos e onde controlaremos os sistemas.
 
Quem já teve a sua corrida, quem já teve o seu jogo, quem já desempenhou um papel importante na humanidade, esses sistemas de controle estão agora começando a diminuir.

O que vai acontecer durante este tempo?

Que tal uma completa transformação no nosso sistema monetário, mudando a infraestrutura bancária, o sistema financeiro e as bolsas de valores para um motor da criação, onde a nova riqueza será definida por uma economia consciente e por modelos de negócio responsáveis, que têm o amor e a compaixão como pilares.
 
Damos as boas vindas a você!
 
O que podemos fazer para nos preparar?
E como será a vida depois do "Evento"?
 
Este não é um momento de pânico, este é o momento certo para comemorarmos!
E a nova descoberta será a terra que foi mantida longe de nós, a experiência de viver em abundância.
 
Participe ativamente nesse evento, torne-se um catalisador da mudança!
 
Podemos alquimizar esta realidade e o planeta inteiro para uma era de um novo despertar.
 
Esta não é uma resistência de confronto contra qualquer força insuperável.
 
Isto é um convite, o libertar da pressão atual.
 
Ultrapassamos o ponto em que temos que nos conter, e agora estamos no momento certo de agir.
 
Qual é o seu projeto?
Qual é a paixão que arde dentro de você, que te move para torná-la realidade, para trazê-la a uma nova existência?
Eu convido você a visitar essas paixões dentro de você e a compartilhá-las abertamente.

O tempo do cinismo acabou.
 
O tempo do medo passou.
Eu não ficarei desencorajado pelo que vejo nas notícias, eu fico motivado quando leio nas entrelinhas e sei que a transformação está a acontecer.
Não é por acaso que você está assistindo a este vídeo, não é por acaso que você já é parte da solução.
 
Assuma o seu papel, assuma a sua liderança.
Nós somos seres infinitos de luz.
 
Nada que ocorra em qualquer guerra, em qualquer tipo de confronto motivado por medo poderá afetar nossa visão amorosa do que poderia ser.
Eu estou entusiasmado por fazer parte deste acontecimento.

Conheça as soluções.
 
Enquanto contemplas estas novas ideias sobre como a transformação pacífica pode ocorrer, visualize com clareza que não temos de viver sem abrigo, não temos que passar fome, não temos de passar por uma guerra mundial para ter uma transformação planetária.
 
Sinta essas realidades e essas verdades muito claramente no seu ser e transmita isso a todos que você conhece.
 
Sinta-se em paz em um mundo pacífico.
Esteja centrado na ideia de que o seu quintal, a sua casa onde você reside é o perfeito lugar para você estar durante essa transformação.
Bem-vindo ao evento, bem-vindo a uma época de ouro, a um renascimento da criatividade.
 
Esta é a razão da minha espera, isto é o que muitos de nós pediram.
Nós estamos capacitados, vamos aguentar firmes e ser fiéis à nossa visão.
 
Este é o momento para concretizar os projetos de sustentabilidade, de independência e da verdadeira liberdade.

Eu sou Vossa e os convido, assim como a milhões de outros agentes da transformação, para uma humanidade sustentável.
 
Lembre-se de quem você é, lembre-se o que você é, está tudo dentro de nós.
 
Obrigado e aguardamos com expectativa por mais interações incríveis!
 
Amor e luz para todos.
Vídeo e áudio em português desta mensagem: https://www.youtube.com/watch?v=DhAen5WeflM
Tradução: Tiago Schenkel e João Sustelo

WebSite : http://prepareforchange.net/
http://blogsintese.blogspot.com/

GRUPO ARCTURIANO - SALVAR O MUNDO

 
O Grupo Arcturiano
Por Marilyn Rafaelle
14 de julho de 2013
 
Nós estamos aqui para passar mensagens de amor e luz.
Todos vocês que leem essas mensagens são Seres de Luz - alguns mais conscientes disto do que outros, mas todos tentando entender a verdade espiritual enquanto vivem vidas sob um véu de esquecimento que acompanha uma encarnação na Terra.
 
Tudo está se processando de acordo com o plano, então tentem não aceitar as aparências que dizem que nada está acontecendo.
Quaisquer conceitos que ainda contêm como a mudança deve se parecer simplesmente resultarão em dúvida e confusão.
Algumas mudanças parecerão como esperado, mas outras não.
Muita coisa está acontecendo em níveis que vocês não podem ver com seus olhos humanos, principalmente se esperarem ver pela mídia popular.
O caos é um sinal de grande liberação de energia e de mudança.
Permitam o processo se desenvolver enquanto permanecem na mais alta luz e verdade que vocês conhecem e enviem Luz para o mundo.
 
Trata-se de ir além da dualidade e entrar na percepção de que todos são Um e começa dentro do coração - desenvolvendo-se em indivíduos que estão num caminho espiritual há muitos anos e também naqueles que nunca lhes foi fornecida qualquer ideia de viver de modo diferente.
Aprendam a enxergar além das aparências tridimensionais a realidade espiritual existindo nos bastidores com a consciência de que as boas aparências são simplesmente tão ilusórias quanto as más aparências.
 
Os olhos humanos somente enxergam a interpretação mental de uma ideia espiritual e consequentemente qualquer mente cheia de conceitos da dualidade (isto é bom, mas isso é ruim) sempre manifestará experiências do bom e experiências do ruim.
 
O trabalho de evolução é mover-se além das crenças de bem e de mal e passar para a consciência de que somente existe Uma Consciência Divina e que ELA não contém opostos.
 
Vocês estão prontos para aceitar que vocês são criadores, mas vocês devem decidir criar a partir de um nível da verdade ou continuar a criar a partir da dualidade e separação da terceira dimensão.
 
Conforme vocês aprenderem a enxergar através das aparências materiais a realidade por trás delas, a vida na Terra começará a ser menos tormentosa - eventos e aparências que já causaram angústia passam a ser vistas sob uma nova luz e com uma nova compreensão - é o crescimento espiritual ocorrendo.
 
Um bom exemplo de uma aparência universalmente aceita é a morte, que provoca tanto sofrimento doloroso àqueles que são deixados para trás.
É preciso entender que a morte é uma ilusão.
Toda alma escolhe estar na Terra por um determinado número de razões.
Às vezes é para concluir um negócio inacabado com outro.
Outras vezes é para experimentar algo que o indivíduo sabe que ele precisa experimentar antes que possa progredir mais, mas nenhuma pessoa realmente morre - ela simplesmente volta para casa deixando para trás o conceito humano de corpo.
 
A vida deve ser eterna porque ela está dentro e provém de uma Fonte Infinita e da Substância Divina.
 
A evolução é um movimento gradual em direção da conscientização desta verdade através da experiência na Terra e também em outros lugares.
 
Muitos estão escolhendo partir nesta época.
 
Honrem-nos na constatação de que todos receberam a opção de partir ou de permanecer nesta época poderosa e alguns estão percebendo a nível de alma que eles não conseguiram a evolução até onde é preciso com a rapidez suficiente e assim estão escolhendo partir e então voltar para a nova energia num tempo posterior.
 
Assim que o mundo for capaz de entender que seus entes queridos não estão mortos, mas sim escolheram ir para casa, as pessoas conseguirão comemorar a nova jornada de um ente querido ao invés da aparente perda dele.

Vocês podem dizer: "E os homicídios e a guerra?".
 
Essas experiências normalmente são kármicas e fazem parte da lição necessária da alma para mudar um indivíduo para além de um estado particular de consciência - frequentemente um estado que a pessoa mantém por muitas vidas.
 
Há muitos que ainda mantêm a antiga energia guerreira que precisa ser reexperimentada para ser liberada e ativada num sentido dimensionalmente superior.
 
A Terra é um local difícil para evoluir porque ela continua a ressoar com uma energia de dualidade e separação que é o que vocês estão mudando agora.
Vocês são as almas valentes que escolheram evoluir na Terra e assisti-la nesta poderosa época energética.
 
Os sinais da mudança podem ser vistos nas mudanças que muitos de vocês estão experimentando em seus corpos, suas emoções, seu trabalho, seus relacionamentos e seus sistemas de crença - tudo sinaliza que a antiga energia está se dissolvendo e não ressoa mais com vocês.
 
Há muitos de outros sistemas estelares e dimensões superiores observando como vocês trazem mais e mais luz apesar das aparências.
Vocês são exemplos da vida na Luz enquanto ainda em corpos físicos e estão fazendo um ótimo trabalho.
 
As energias de frequência mais alta que agora estão vertendo na Terra também são sentidas por aqueles que não estão cientes do que está acontecendo, normalmente resultando numa sensação geral de medo não específico e confusão dentro deles.
 
Como resultado, esses não cientes podem agir de formas que podem provocar dificuldades para a família e os amigos ao seu redor.
Ofereçam orientação se esses queridos são receptivos ou simplesmente enviem Luz quando não são.
 
Sempre saibam que toda alma tem um Eu Superior e guias e que vocês não estão sob a obrigação de salvar o mundo, a não ser pela sua própria jornada de iluminação que, por sua vez, se manifestará no exterior, elevando todos que são receptivos e trazendo mais Luz.

É assim que vocês salvam o mundo.

Tradução: Blog SINTESE http://blogsintese.blogspot.com

Respeite todos os créditos

Quando se deve consultar um osteopata?





Lesões das costas: cervicais, lombares, hérnias, contracturas.
Lesões desportivas: entorses, luxações, sobrecarga muscular.
Patologia músculo-esquelética: artroses, artrites, fibromialgia, osteoporose.
Transtornos da esfera crânio-cervical: cefaleias, enxaquecas, vertigens, tonturas.
Transtornos digestivos, circulatórios, respiratórios.
Transtornos nervosos.
Transtornos psicossomáticos.

É bom receber um tratamento osteopático após um período difícil durante o qual fomos mal tratados tanto física como moralmente.

É nesses períodos que o nosso corpo acumula tensões.

Libertar essas tensões uma vez ultrapassada a dificuldade permite uma recuperação rápida em todos os planos.

A seguir são enumeradas alguns exemplos de situações nas quais um osteopata é uma ajuda eficaz:

Durante a gravidez e depois do parto, ainda que tenha decorrido sem problemas

Depois do nascimento e durante a infância, no decorrer de mudanças importantes na vida da criança ou quando manifesta através do comportamento dificuldades de adaptação não habituais nela

Depois de um importante traumatismo, ainda que não tenha nenhuma ferida aparente (quedas, acidentes de carro, etc.)

Depois de uma intervenção cirúrgica ou médica traumatizante (tratamentos dentais, extracções dificeis, etc.)

Antes da colocação de um aparelho dental, durante todo o tratamento e depois da retirada do aparelho

Durante ou depois de um período particularmente stressante ou de esgotamento físico e/ou intelectual ou de um período emocional difícil.

Depois de qualquer doença aguda que tenha requerido a toma de medicamentos.
De forma geral, as pessoas apresentam importantes desequilíbrios do organismo nos planos locomotor, hepático e digestivo.
Por exemplo, os antibióticos algumas vezes indispensáveis alteram o sistema digestivo e o fígado.

Quando o individuo sente a necessidade ou o desejo de tratar-se.
O corpo, se já recebeu cuidados osteopáticos, será mais sensível ao tratamento que lhe permitirá reencontrar o equilíbrio.

http://emac-edu.com

O que é a Osteopatia?






A Osteopatia é uma terapia recente que surgiu nos EUA através do Dr. Andrew Taylor Still (1828-1917) que enunciou os princípios desta terapêutica da medicina natural.

Etimologicamente Osteopatia provém dos termos gregos Ostión (osso) e Pathos (efeitos que vêm do interior) cujo inverso é Ethos como simpatia e não como patologia médica que é o resultado das doenças.

Por conseguinte, Osteopatia é uma denominação correcta que indica a influência da doença, as suas causas e os seus tratamentos manuais, e não uma lesão local de um determinado osso.

A Osteopatia estuda os efeitos internos que vêm da estrutura.

A Osteopatia deve ser desmistificada, estar baseada na Anatomia, Fisiologia e Semiologia.

Não deve ser esotérica mas sim cartesiana, tanto quanto possível.

Não existem receitas.

O tratamento é baseado num exame clínico.

Um diagnóstico Osteopático deve conduzir a um Ato terapêutico Osteopático.

Através de técnicas manuais tem como objectivo restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculoesquelético, sacro-cranial e visceral, mantendo a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.

Qualquer mudança na mobilidade do aparelho locomotor no sentido da hipo ou hiper mobilidade conduz a um transtorno funcional que, por sua vez, pode dar lugar a um quadro “patológico”.

A Osteopatia abarca três grandes ramos: estrutural, cranial e visceral.


Osteopatia Estrutural

É a osteopatia articular, a parte que ocupa-se do aparelho músculo-esquelético e da postura, incide em toda a estrutura: osteotendinosa, muscular e fascial e que nos permite abordar numerosos problemas e desequilíbrios harmonizando as estruturas do corpo humano.

Todas as estruturas do corpo têm mobilidade própria.
Devem estar livres.
Os movimentos devem respeitar regras precisas: eixos, amplitude, ritmo.
Se um destes elementos falta, o conjunto da mecânica será perturbado até ao nível da célula.

O corpo tenta adaptar-se.

Se consegue, não há sintoma.
Se não pode, aparece o sintoma da patologia.
Em ambos os casos temos uma lesão osteopática reconhecível e tratável.
Em todos os casos o osteopata realiza um diagnóstico osteopático que consiste em estabelecer que estruturas estão bloqueadas ou em disfunção, sempre desde o ponto de vista do movimento e trata de detectar todas as lesões osteopáticas existentes, uma vez que o tratamento consistirá em eliminar estas lesões mediante técnicas de estiramentos, mobilizações e manipulações.

Em muitos países, onde a Osteopatia está mais introduzida, é uma técnica de primeira eleição, revelando-se mais efectiva que o tratamento farmacológico e a fisioterapia.

É bem tolerada e carece de efeitos adversos, sendo uma terapia natural que principalmente restabelece o equilíbrio biomecânico do indivíduo.

A Osteopatia é o sistema de cura que dá ênfase principal à integridade estrutural do corpo.

Esta integridade estrutural é o fator mais importante a manter.
Rege a boa saúde do organismo e evita a doença. (Associação Americana de Osteopatia)

Osteopatia Sacro-cranial

O Dr. William Garner Sutherland (1880 – 1954) foi aluno de Andrew Still (pai da Osteopatia). Sutherland estudou a anatomia do crânio durante mais de 30 anos.

É o pai da Osteopatia Sacro-cranial.

Demonstrou a particularidade de que, por causa das suturas, os ossos do crânio podem mover-se.

É evidente que não se movem da mesma forma que a articulação do joelho ou de uma vértebra.
No entanto, o osso vivo é flexível e permite um certo grau de deformação mínima na sua estrutura.
É uma técnica subtil e manual para ajudar a detectar e corrigir os desequilíbrios do Sistema Sacro-cranial que podem ser a causa de disfunções intelectuais, motoras ou sensoriais.

Existe um sistema situado entre os ossos do crânio e o cérebro, e que continua dentro da coluna vertebral até ao sacro, ao qual se chama de Crânio-sacral ou Sacro-cranial.

É um sistema hidráulico fechado, com o seu próprio ritmo fisiológico, onde por dentro destas estruturas flui o líquido cefalorraquidiano que banha, limitado externamente pela meninge dura-máter (cobertura de protecção), a medula e o cérebro.


Esta flutuação do liquido através do seu percurso tem um ritmo de subida (flexão-abertura) e de descida (extensão-fecho) que se denomina Movimento Respiratório Primário (mrp), já que foi anterior ao movimento respiratório pulmonar, que não começa até nascermos, e que se pode perceber com a flutuação em forma de maré, criada pela potência do Alento de Vida.

Este ritmo consiste em seis a doze pulsações por minuto, causadas pela rítmica produção e reabsorção do líquido cefalorraquidiano.

O ritmo do Sistema Sacro-cranial pode-se sentir tão claramente como os ritmos cardiovascular e respiratório.

Mas ao contrário dos outros ritmos, pode-se avaliar e corrigir.
A terapia Sacro-cranial é realmente uma arte da escuta da linguagem do corpo humano, sentindo, entendendo e respeitando esta linguagem e respondendo de maneira apropriada como apoio no estímulo de auto-regulação e equilíbrio do indivíduo e sua inteligência inerente para auto-curar-se.

A Osteopatia sacro-cranial utiliza-se para tratar uma grande variedade de problemas de saúde, incluindo dores de cabeça, pescoço e costas, disfunções da articulação tempero-mandibular, cansaço crónico, dificuldades de coordenação motora, problemas oculares, depressão endógena, fibromialgia, hiperactividade, problemas de concentração, disfunções do sistema nervoso e muitos outros transtornos.

Devido à suavidade das suas manipulações e às suas características de estimulação dos recursos de saúde próprios do organismo, é uma técnica muito adequada para o tratamento de crianças desde o nascimento.

Osteopatia Visceral

É o ramo da Osteopatia que se ocupa do tratamento de órgãos e vísceras, melhorando a função deles. A indicação das manipulações sobre o sistema digestivo é principalmente libertar aderências de podem dificultar a irrigação sanguínea dos mesmos, sequelas de cirurgias, sequelas de infecções e ptoses.

Sobre a caixa torácica trabalha-se, principalmente, a mecânica respiratória, e as relações que esta tem com a coluna dorsal e cervical.

A vida e o movimento estão intimamente ligados.

Todo o ser vivo está em movimento.
São de especial importância os movimentos geralmente não visíveis que têm lugar dentro do corpo humano.
Estão relacionados com muitos níveis de atividade, desde pulsações celulares de origem desconhecida até contracções rítmicas do coração e do diafragma, o ritmo sacro-cranial, etc.

O sistema visceral depende da sincronização entre os movimentos de todos os órgãos e as demais estruturas corporais.

Quando a saúde está no seu nível óptimo , esta relação harmoniosa mantém-se estável dentro da grande variedade de movimentos do corpo.

Como consequência da perda de mobilidade reduz-se a circulação sanguínea do tecido afetado.

Esta hipoemia pode chegar a converter-se em isquémia.

Desta forma, podem aparecer irritações, inflamações e infecções produzidas por problemas de irrigação.

Quando um órgão não pode estar em harmonia com outra víscera devido a uma tonicidade anormal, aderências ou deslocamentos, trabalhará contra os outros órgãos e também contra as estruturas musculares, membranosas, fasciais e ósseas.

Se a Osteopatia Estrutural e Cranial requerem uma habilidade e um saber fazer particular, a Osteopatia Visceral requer além disso muita perspicácia.

O Dr. Still dizia que “o funcionamento do homem é uno e indivisível; qualquer que seja a alteração de um órgão, repercutirá necessariamente em todo o organismo”.

Costuma-se dizer que as vísceras podem apresentar transtornos reversíveis (transtornos funcionais) ou irreversíveis (transtornos orgânicos) e que a osteopatia dedica-se aos transtornos funcionais.

Mas de fato, é muito mais complexo que tudo isso, pois existem estados mistos onde transtornos funcionais e orgânicos se misturam.

As investigações do Dr. Jean-Pierre Barral e o seu trabalho clínico com os movimentos rítmicos viscerais levaram-no ao desenvolvimento de uma forma de pressão manual focada nos órgãos internos e o seu entorno, sem esquecer a sua potencial influência sobre muitas das suas disfunções estruturais e fisiológicas.

O termo com que denominou a sua terapia foi Manipulação Visceral.

Esta manipulação baseia-se na palpação das forças normais e anormais do corpo.

Através de uma palpação específica, o terapeuta pode avaliar como interactuam as forças anormais, como de sobrepõem e como afectam as forças normais que trabalham no corpo.
O objetivo da Manipulação Visceral é assistir as forças normais do corpo para tirar os efeitos anormais, seja qual for a sua origem.

http://emac-edu.com

Voce tem dor lombar?

Consultas Osteopatia Portalegre Fotografia

A dor lombar (lombalgia) pode ser consequência de disfunções de mobilidade dos tecidos (músculos, fáscia, ligamentos) da própria coluna lombar, mas também pode ser consequência de disfunções à distância.

Alguns locais, como o útero, o intestino, a próstata e a bexiga, podem gerar dor lombar quando estiverem em disfunção.

Outras possibilidades de locais em disfunção e que geram sintomas na coluna lombar são: os pés, as ATMs (articulações da boca) ou os olhos, pois podem gerar desequilíbrios posturais e, consequentemente, sobrecarga sobre a coluna.

O Osteopata pode fazer a avaliação e discriminar quais são os locais que devem ser tratados para que haja diminuição da sobrecarga sobre a coluna lombar e, consequentemente, diminuição da dor.

A Osteopatia se propõe a tratar a causa do problema, não somente as consequências, o que evita as recidivas.

Fisioterapeutas buscam cura e prevenção de doenças com Osteopatia

Colégio Brasileiro de Osteopatia

Método holístico em ascenção é alvo de profissionais da saúde que buscam alternativas eficazes de rehabilitação

A busca pelo bem-estar e qualidade de vida tem se tornado parte da rotina do ser humano contemporâneo.

Dentre as mudanças e aquisições de hábitos, métodos preventivos e corretivos, como a Fisioterapia, têm se mostrado eficazes para a manutenção e promoção da saúde em qualquer idade.

No Brasil, a Osteopatia também vem ganhando espaço como forma de diagnosticar disfunções de mobilidade e tratar as patologias.

Por evitar o uso de medicamentos e procedimentos cirúrgicos, a Osteopatia destaca-se como especialidade da Fisioterapia em função de utilizar técnicas de manipulação de articulações, músculos e ossos e de tratar o paciente de forma global, curando-o de sua disfunção e promovendo a prevenção de outras doenças.

O tratamento osteopático surgiu em 1874 com o médico americano Dr. Andrew Taylor Still, enquanto procurava uma maneira alternativa e eficaz para tratar patologias a partir de suas manifestações físicas.

O Colégio Brasileiro de Osteopatia é responsável por habilitar fisioterapeutas de todo Brasil para atuar no segmento Osteopático com ética e profissionalismo e contribuir para o fortalecimento da prática no país.



A especialização constitui na aprendizagem teórica, prática e científica da filosofia Osteopática, assimilação de técnicas terapêuticas e de diagnóstico, bem como na preparação do profissional para o aprofundamento acadêmico de tal prática.

Com sedes em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o Colégio Brasileiro de Osteopatia possui uma grade curricular completa, ministrada por mestres em atividade na área, com diversas publicações científicas.

Além disso, os cursos contam com rico material didático, acompanhado de suportes multimídia e supervisão prática dos mestres responsáveis.

Colégio Brasileiro de Osteopatia
cbosteopatia.com.br
Email: contato@cbosteopatia.com.br

Entrevista com o Prof. Gustavo Bortolazzo sobre a Osteopatia








Qual profissional pode trabalhar com Osteopatia?
No Brasil, a Osteopatia é uma especialidade da fisioterapia, reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional há mais de 10 anos.

A osteopatia é uma técnica ou faz uso de várias técnicas manuais?
A osteopatia é uma técnica, dentro da qual existem manobras para os diversos tecidos do corpo, como os músculos, tendões, articulações, fáscia, ligamentos, cápsula articular, entre outros.
Osteopatia é uma técnica ou profissão?
No Brasil é uma especialidade do profissional fisioterapeuta; não tem status de profissão.
Qual o grande diferencial que o profissional que usa a osteopatia no tratamento do paciente pode oferecer?
A avaliação global do paciente, que permite ao osteopata formar a cadeia lesional que está levando algum tecido do corpo ao sofrimento.
Este tecido em sofrimento é a fonte do sintoma, porém pode estar alterado por disfunções à distância.
A disfunção à distância é a que deve ser encontrada e tratada.
Para o tratamento o Osteopata pode lançar mão das diversas manobras, que se adequam ao tecido responsável pela disfunção.
Quando uma pessoa deve procurar o tratamento osteopático?
Quando apresenta qualquer sintoma, exceto quando os sintomas são de origem tumoral, reumático na fase aguda, por hemorragias, aneurismas.

Quais as etapas do diagnostico/tratamento?
O diagnóstico passa por uma extensa anamnese, onde são colhidas as características das queixas principal e queixa secundárias e o histórico de doenças prévias, cirurgias, eventos traumáticos.
Além disso são avaliadas a mobilidade geral e analítica e são realizados testes ortopédicos, neurológicos.
O tratamento deve ser realizado sobre o tecido que está em disfunção (que pode ser longe do local da queixa principal) e sobre os locais que apresentam relações diretas e indiretas com este tecido.

Quais as contra-indicações formais da técnica ?
Tumores, osteoporose grave, doenças reumáticas na fase aguda e nas dores que não têm origem em disfunções de mobilidade tecidual.

Como são feitas as sessões ? Semanais , mensais etc.
 A frequência é geralmente semanal.

Que Terapias podem ser associadas junto ao tratamento?
Dependendo das disfunções podem ser associadas técnicas que trabalhem a postura, corrijam o posicionamento dos pés, melhorem força muscular, porém muitos casos não necessitam de complemento ao tratamento.

Que casos são os mais beneficiados com a Técnica sem a associação de outras terapias?
 Pacientes que apresentem lombalgias, dores ciáticas, cervicalgias, cefaléias, tendinites, bursites, osteoartrose, dores sem causa aparente, entre outras.



 Sobre o Professor Gustavo L. Bortolazzo

Fisioterapeuta (Unimep), especialista em Osteopatia (UCB-RJ), mestre em Fisioterapia (UNIMEP), doutorando em Anatomia (UNICAMP), professor do Colégio Brasileiro de Osteopatia.

Colégio Brasileiro de Osteopatia.
http://cbosteopatia.com.br/

Osteopatia (Fisioterapia) na fasceíte plantar

 
É uma inflamação na planta do pé, num tecido chamado fáscia plantar.
A fáscia plantar é um tecido fibroso que une o calcâneo aos ossos da região anterior do pé e que lesa se é submetido ao aumento de tensão imposta sobre ela.
Pode evoluir para osteófito (esporão) na planta do pé.

O aumento da tensão pode ocorrer em pés que apresentam alterações posturais (pés planos, cavos, pronados, supinados), diminuição da mobilidade articular no pé e/ou tornozelo, fraqueza ou encurtamento muscular e que pode apresentar-se após aumento da sobrecarga (corrida, alteração do centro de gravidade do corpo, aumento de peso corporal).

Vale lembrar que a sobrecarga, na maioria dos casos, não é a causa da fasceíte plantar, mas um fator que exacerba outra alteração pré-existente.

O quadro clínico do paciente inclui: dor na planta do pé que exacerba ao acordar e realizar atividades de impacto.

O diagnóstico pode ser auxiliado por exames de imagem, como a radiografia (para visualizar o esporão – se houver), ultra-som (para visualizar se há lesão ou inflamação) ou ressonância nuclear magnética.

O tratamento passa por uma avaliação do médico ortopedista e do fisioterapeuta e deve ser realizado após discriminada a causa do problema. 
 
Pode haver necessidade do uso de medicamento (que deve ser utilizado após indicação médica) e diminuição da sobrecarga durante a fase inflamatória e correção do fator causal com as diversas técnicas de fisioterapia, onde se destacam as palmilhas posturais, bandagens funcionais, técnicas de mobilização/manipulação (como a Osteopatia), alongamento, fortalecimento, além de eletroterapia.
Gustavo Bortolazzo
http://osteopatiapiracicaba.blogspot.com.br/

As várias técnicas utilizadas na Osteopatia


  

Posicionamento para mobilização e/ou manipulação articular na coluna torácica.
 
Mobilização articular, manipulação articular, técnicas para ponto-gatilho, entre outras técnicas, são ferramentas que a Osteopatia utiliza

Várias são as ferramentas de tratamento que o Osteopata pode utilizar.

Entre elas estão a mobilização articular, a manipulação articular, as técnicas para ponto-gatilho, as técnicas viscerais e cranianas (que alguns conhecem como craniossacral) entre outras.

A mobilização articular consiste em movimentos lentos e rítmicos, já a manipulação articular (thrust, HVLA) consiste num movimento rápido e curto.

Ambas têm como objetivo aumentar a amplitude de movimento articular, estimular mecanoceptores, gerar analgesia e relaxamento muscular.

A mobilização pode ser realizada em diversos graus, cada um com objetivo específico.

Para os pontos gatilhos a Osteopatia possui diversas técnicas, que agem sobre esta disfunção de diferentes maneiras, como por exemplo atuando no nível metamérico do músculo acometido, trabalhando sobre a fáscia muscular ou diretamente sobre o ponto mais tenso (gatilho).

Além disso, a Osteopatia possui técnicas para outros tecidos (ligamentos, cápsula articular,tendões), para a região craniana e para as (órgãos internos).

Cada técnica, no tratamento osteopático, é utilizada para que haja melhora da mobilidade tecidual e para que benefícios secundários à melhora da mobilidade sejam gerados, sempre visando resolver a causa do problema e não somente aliviar sintomas.


gustavo.bortolazzo
http://cbosteopatia.com.br/

Dores de cabeça nunca mais!

 Saiba como a Osteopatia pode ajudá-lo a controlar ou, até mesmo, erradicar a cefaleia

Você é uma daquelas pessoas que, frequentemente, sofrem com dores de cabeça?
As causas desse incômodo podem ser as mais diversas possíveis e a Osteopatia oferece tratamentos para a maioria delas.
Existem vários tipos, dentre as quais destacam-se as enxaquecas e as do tipo tensional.


Para ter ideia da dimensão deste sintoma, dados da SBCE (Sociedade Brasileira de Cefaleia) apontam que entre 100 pessoas atendidas por médicos no Brasil, 20 são por conta de queixas relacionadas às dores de cabeça.

Esses números evidenciam o quanto a cefaleia pode alterar o dia a dia de quem passa por este problema.

Além disso, não é possível traçar um perfil específico dos que mais são atingidos por essas dores, já que elas nem sempre têm relação direta com os hábitos de cada um.

De acordo com o fisioterapeuta, osteopata e professor do CBO (Colégio Brasileiro de Osteopatia), Eduardo Silveira Bicalho, vários tipos de cefaléia podem ser tratadas com Osteopatia, incluindo as cefaleias relacionadas a problemas da coluna cervical, as de origem miofascial e as que tenham componentes originários de congestão venosa podem ser tratadas com técnicas de Osteopatia, obtendo respostas positivas, rápidas e eficazes:

Todas as cefaleias de origem funcional podem ser tratadas pela Osteopatia, ou seja, todos os casos em que não exista um comprometimento estrutural dos tecidos (tumores, fraturas, rupturas teciduais etc.).

Normalmente, o mesmo paciente tem cefaleia multifatorial e, por este motivo, é necessário fazer a diferenciação dos problemas.

Geralmente, nestes casos acontece a automedicação com a ingestão, muitas vezes excessiva, de analgésicos, que causam apenas a inibição temporária dos sintomas – uma condição paliativa.

Desta forma, apenas os sintomas são tratados e não a causa.

A Osteopatia, por sua vez, auxilia, dando condições para que o próprio organismo do paciente possa buscar o equilíbrio.

Porém, dependendo de cada caso, é possível e necessário aliar os medicamentos a essas técnicas.

Cada um tem suas particularidades, mas quando necessário, o medicamento tem o seu papel no tratamento, expõe o osteopata.

Bicalho explica ainda que a Osteopatia proporciona condições para que o organismo do paciente funcione de forma mais adequada, no relaxamento de tensões de músculos que estejam causando dores de cabeça, melhorando a drenagem venosa do crânio, diminuindo as tensões sobre o tecido conjuntivo disposto dentro do crânio ou entre os ossos cranianos etc.

O papel do profissional é diagnosticar qual ou quais tecidos desencadeiam os sintomas e, após essa investigação, melhorar a capacidade funcional.

Segundo o osteopata, o diagnóstico é baseado no histórico clínico do paciente, investigando o tipo de cefaleia, e nas suas possíveis causas.

Depois de uma entrevista ampla e objetiva, é realizada a inspeção estática, quando são analisadas as tendências posturais para relacioná-las ao histórico clínico do paciente.

Em seguida, o osteopata realiza testes de mobilidade sobre os tecidos corporais na busca de problemas mecânicos que possam ter relação com as dores.

Neste caso, com a cefaleia.

É importante ressaltar que essas técnicas são indicadas a qualquer tipo de pessoa, sem restrição de idade. Porém, em alguns casos há contraindicações que cabe ao osteopata, que tem qualificação para isso, designar o que deve ser feito em cada situação.

Quando questionado, Bicalho explica que a Osteopatia é um tratamento que costuma ter retorno rápido e duradouro em casos de cefaleia, praticamente sem contraindicações e que não agride, de forma alguma, a saúde do paciente.

O tratamento osteopático propõe estimular respostas autônomas do corpo, para que o mesmo resolva o desequilíbrio.

Colégio Brasileiro de Osteopatia.
http://cbosteopatia.com.br

O QUE É OSTEOPATIA

 
  
 
Osteopatia é uma especialidade da fisioterapia que tem diagnóstico próprio (diagnóstico funcional) que se agrega ao diagnóstico definitivo (médico), na qual o fisioterapeuta utiliza apenas as suas mãos como ferramenta de trabalho.
 
O Osteopata utiliza manobras corretivas que visam reequilibrar as diferentes regiões do corpo e seus diferentes tecidos (articulação, músculo, tendão, ligamento, cápsula articular, fáscia...).
 
É embasada em anatomia, fisiologia, embriologia, não sendo, portanto, empírica.
Difere-se das terapias orientais (acupuntura, shiatsu, do-in, reflexologia...) por procurar tratar a biomecânica corporal e não sua energia e difere-se da fisioterapia convencional em alguns conceitos e também por não usar aparelhos.
Neste diagnóstico e tratamento o osteopata procura integrar as várias regiões do corpo, ou seja, uma dor em determinado local pode estar sendo causada por uma disfunção em um local à distância (ex. uma dor no ombro pode estar sendo mantida por uma disfunção do quadril ou uma dor na coluna lombar por uma disfunção no pé...).
À partir deste diagnóstico o tratamento dá enfoque ao local que está em disfunção e não somente ao local da dor.
Está indicada nos sintomas da coluna vertebral (lombalgia, lombociatalgia, cervicalgia, cervicobraquialgia, dorsalgia, hérnias de disco), dos membros superiores e inferiores (bursites, tendinites, sinovites, LER/DORT, síndromes do túnel do carpo, síndrome do desfiladeiro torácico, entre outras) e da cabeça (cefaléia, enxaqueca, dores faciais e da ATM)
Está contra-indicada nos casos de tumores, fraturas, doenças reumáticas nas fases aguda e subaguda e doenças que as causas não são físicas (como as dores psico somáticas), pois a osteopatia prioriza a causa da dor e não apenas seus sintomas.
Não necessita encaminhamento médico, as sessões são individuais, geralmente semanais e tem duração de 50 min. em média.