domingo, 14 de julho de 2013

Cursos grátis em Harvard e Stanford via internet


Até poucos anos atrás, a prática do e-learning (ensino via internet) era vista com desconfiança tanto por docentes como por alunos, acostumados com o ensino presencial.

Hoje, diversos portais reúnem estudantes do mundo todo e oferecem cursos de inúmeras disciplinas. É o caso do portal Coursera, lançado em abril, que já conta com mais de 1,8 milhão de alunos.

“Nós antevemos um futuro no qual universidades altamente conceituadas educam não apenas centenas de estudantes, mas milhões.”

Os temas vão de sustentabilidade a pensamento matemático, de lógica a mitologia romana. Basta se inscrever e assistir às classes (ou aguardar a disponibilização do curso, informada no próprio site).

Sem qualquer custo, é possível assistir a aulas da Universidade de Harvard, da Universidade Johns Hopkins e de várias outras instituições renomadas, com direito a certificado.

Quem tiver dificuldade com inglês, pode pedir o apoio de colegas no fórum – afinal, não há restrição de nacionalidade.

[Coursera, Só Notícia Boa]

https://www.coursera.org/
http://www.edx.org.

Guilherme de Souza
http://hypescience.com

Conversas nocivas: evite-as!



Conversas nocivas: evite-as!

 



















Observando mais sobre a vida, percebemos que as pessoas adoram conversar sobre desgraças, doenças, dores, remédios etc..
Assustador é perceber que esses assuntos estão muito presentes no vocabulário das pessoas e com muita facilidade esses temas se desenvolvem.

Mas qual será o motivo dessa cultura?
Entendo que mesmo inconscientemente, as pessoas são muito carentes e egocêntricas.

Também que adquirimos maus hábitos e não os percebemos.
 
As pessoas acostumadas a conversar sobre esses temas nem percebem o quanto influencia negativamente a todos, tanto quem fala, quanto quem escuta.
Outra coisa que assusta é o fato de que muitas pessoas vão ler esse texto, concordar com essa colocação, no entanto, não vão perceber que também fazem parte desse grupo que em sua rotina, inclui longas discussões sobre doenças, dores, desgraças e outras nocividades.

Alerto definitivamente sobre a necessidade de começarmos a vigiar cada assunto que falamos ("orai e vigiai"), porque você provavelmente vai concordar com o que está lendo, mas de nada vai ajudar se você não cuidar atentamente para não desenvolver ou manter esse hábito negativo.

Pessoalmente, já tinha lido muito sobre isso, estudado bastante e até participado de alguns cursos sobre o tema.
Considerava-me alguém que realmente controlava a qualidade de tudo que eu dizia. Achava que os temas das minhas conversas eram sempre positivos, entendendo que já tinha dizimado de minha vida essas conversas sobre remédios, doenças etc.
 
Quando eu lia algo sobre o tema, consentia acintosamente, achava isso fato consumado.
Foi quando, para me estudar, decidi, por um dia inteiro, gravar todo a minha conversa com outras pessoas.
Qual foi a minha surpresa ao perceber que eu que me achava o sabichão das palavras positivas, decepcionei-me constatando o conteúdo da gravação.
Que balde de água fria!
Com isso percebi, que racionalmente a gente concorda com a teoria de evitar ao máximo os temas negativos nas conversas, compreendendo os seus malefícios.
Só que colocar em prática efetivamente, criando um hábito consistente já não é tão fácil.

As pessoas adoram, até parece que sentem prazer em falar sobre dores e doenças, sentem-se realizadas por conhecer nomes e mais nomes de medicações.
Ficamos horas a fio ouvindo histórias tristes sobre doenças e desgraças, mergulhando profundamente, por várias e várias vezes naquela emoção negativa que já foi vivida e que ficou no passado.
 
Quero que entendam que não estou desprezando os sofrimentos da vida, ignorando a dor, só estou sendo sensato em dizer que ficar relembrando o tempo todo algo ruim que já aconteceu, revivendo isso no pensamento e nas emoções, já é uma insanidade.

Uma vez fui a uma festa, o pessoal até estava animado, muita gente sorrindo, uma alegria no ar e boa harmonia. Sentei-me com um grupo de cinco amigos e começamos a conversar sobre variedades. Não demorou nada e um deles falou: Nossa, vocês viram o fulano, ele foi operado e tá mal!
As pessoas do grupo ficaram surpresas, quando prontamente um outro amigo disse: pior o Ciclano, sofreu acidente e está em coma há 10 dias.
 
O que acontece na maiorias das vezes é que os outros do grupo que ainda não falaram nada, acabam sendo estimulados e não resistem à "tentação", precisam também contar as suas histórias tristes.
Nessa hora, eu pensei: que conversa pesada!
O que eu estou fazendo aqui?
 
Disfarcei que ia ao banheiro para sair daquela sintonia.
Minutos depois já estava adaptado em uma nova roda de pessoas, dessa vez só com mulheres, com a esperança que ali o assunto estivesse mais leve.

Para minha surpresa, estavam falando sobre doenças de tudo quanto é tipo, mas em pauta estava a Tendinite.
Uma pessoa dali conhecia tudo sobre o tema, remédios, tratamentos e principalmente os melhores médicos.
Claro, sem se esquecer de criticar fortemente alguns profissionais, que segundo ela, não eram bons. Uma outra pessoa da festa, que não estava na roda, passava por ali na hora e não se agüentou.
 
De maneira espontânea, quase que intrometida, recomendou um ótimo remédio que estava tomando e, segundo ela, estava resolvendo plenamente.
Pronto! ra tudo que aquelas pessoas queriam, um remédio milagroso.
Anotaram o nome do remédio, bem como o telefone do médico.
E isso tudo rendeu mais uns vinte minutos de conversa sobre a doença.

Percebi que tinham muitas coisas erradas nas conversas e que na verdade todas aquelas pessoas sentiam muita dor porque estavam o tempo inteiro em ressonância com esse tema, não só no fisco, mas na mente, nos hábitos, que precisam ser radicalmente mudados se o ser humano quiser se curar de verdade.
 
As pessoas não querem sofrer nem serem magoadas, mas adoram ficar contando para as outras pessoas suas histórias tristes.
Não querem sentir dor nem ficar doentes, mas se rendem ao hábito de falar insistentemente sobre o tema.

Em maio de 2006, sofri um grave acidente automobilístico, quando me choquei frontalmente com um caminhão.
A gravidade do acidente, bem como a minha sobrevivência foi um espanto para amigos e familiares, não é para menos, foi um milagre minha proteção.
 
Mesmo assim, tive que passar por um período de recuperação física.
Nesse tempo, recebia muitas visitas, de pessoas carinhosas que queriam me dar apoio.
Nos primeiros dias, logo após ao acidente, ainda estava muito debilitado e muito frágil psicologicamente, visto o trauma recente.
 
A minha surpresa foi grande, já mesmo vendo a minha fragilidade momentânea, algumas pessoas ao me visitarem desenvolviam longas e inconvenientes histórias sobre acidentes, mortes no trânsito etc..
Começamos a perceber que sempre após as visitas, eu desenvolvia uma febre curiosa, sem causa aparente, foi quando ligamos os fatos.
 
Daí, a partir dessa cosntatação, meus amigos e familiares que cuidavam de mim, passaram a solicitar aos visitantes que jamais falassem sobre acidentes ou situações parecidas.
Para nosso espanto, no outro dia já não mais tive febre!
Coincidência?

Uma outra constatação é que não raro, quem vai ao velório, chora a morte de alguém, bem como a de todas as pessoas que ela já tenha perdido, porque a cena do caixão, do sepultamento e tal, estimula a recordação de todos as outras situações que ela já tivesse presenciado.
Essa lembrança faz a pessoa se sintonizar com tudo que ela já viveu de parecido.

Em um velório que fui, estava em silêncio ao lado de amigos respeitando aquele momento, quando um deles começou a falar em tom baixo: No enterro do meu tio estava chovendo e foi bem difícil, tomara que na hora do sepultamento não chova!
O outro amigo já disparou: No enterro do meu vizinho fazia um sol de rachar!
E assim por diante, um tema foi puxando ao outro, sem trégua.

Essas histórias são reais e fazem parte da vida de 99% das pessoas; o pior é que nem percebemos como tudo isso pode nutrir sentimentos e emoções negativas que são a causa da maioria das doenças e males que nos afligem diariamente.

Alerto para o fato que falamos coisas com tanta naturalidade que simplesmente não percebemos que muitas vezes são extremamente nocivas ao equilíbrio e paz, tanto da pessoa quanto do ambiente. Desejo que você passe a vigiar cada vez mais tudo o que você fala, isso vai ajudá-lo e ao seu próximo.
Pense nisso!
 

Teste: Descubra como está a sua autoestima...





Elaborei um teste rápido que vai dar uma noção sobre como anda a sua autoestima.

Para cada afirmação da lista abaixo, coloque um nota de 1 a 4, para o quanto você acredita e age conforme a afirmação. 

A nota 4 significa que você age MUITO de acordo com o que a afirmação diz, ou seja, você se identifica e faz aquilo.

Já a nota 1 significa que você QUASE NUNCA ou NUNCA age da forma que afirmação diz. Seja o mais honesto possível, afinal, o teste é só pra você. Não adianta tentar se enganar.

Em uma escala de 1 a 4, o quão verdadeiras são as afirmações abaixo pra você?

1- Quando uma pessoa próxima me pede algum favor que eu não quero fazer, tenho facilidade para dizer não.

2- Sempre que digo não para alguém, consigo fazer isso de uma forma bem tranquila e em paz, sem raiva.

3- Mesmo em um ambiente novo onde não conheço ninguém, consigo ficar a vontade e me sinto adequado.

4- Gosto do meu corpo e da minha aparência.

5- Consigo expressar minhas ideias com clareza e assertividade no meu trabalho.

6- Consigo expressar minhas idéias com clareza e assertividade nos relacionamentos pessoais.

7- Mesmo quando alguém tem uma opinião totalmente contrária à minha, eu consigo ouvir e aceitar em paz.

8- Quando recebo uma crítica, mesmo que injusta, eu consigo ficar em paz.

9- A opinião das pessoas a meu respeito, mesmo quando é negativa, não me afeta emocionalmente.

10- Quando alguém faz algo que não gostei, consigo falar que não gostei, de uma forma tranquila.

11- Acredito nos meus projetos e consigo colocá-los em prática.

12- Sou bom em tomar decisões difíceis e importantes.

13- Cuido bem da minha aparência, mas sem exageros.

14- Encontro tempo para cuidar do meu corpo e praticar exercícios.

15- A minha alimentação é importante pra mim e normalmente cuido bem dela.

16- Tenho consciência das minhas qualidades, elas são bem maiores que meus defeitos.

17- Tenho facilidade em assumir e reconhecer meus erros para mim e perante outras pessoas.

18- Quando cometo um erro, eu me perdoo rapidamente e sigo em frente.

19- Cuido bem da minha higiene pessoal, mas sem exageros.

20- Quando alguém não gosta de mim, eu fico em paz e aceito.

21- Gosto de estar na companhia de outras pessoas.

22- Também fico bem quando estou só.

23- Me sinto feliz e completo, mesmo quando não estou em um relacionamento a dois.

24- Consigo encontrar um bom equilíbrio entre o trabalho, lazer e relaxamento.

25- Regularmente eu cuido da minha saúde fazendo os exames periódicos.

26- Quando uma pessoa próxima me diz não, eu lido com isso com tranquilidade.

27- Me sinto confortável ao receber elogios.

28- Julgar e criticar terceiros não faz parte dos meus hábitos.

29- Sou uma pessoa flexível e compreensiva com os outros.

30- Sou uma pessoa flexível e compreensiva comigo mesmo.

31- Tenho facilidade para encontrar qualidades e elogiar as pessoas.

32- Reconheço e aprecio as coisas boas que já realizei na vida.

33- Sou uma pessoa que raramente reclama.

34- A responsabilidade pela minha felicidade é somente minha, e não delego isso pra ninguém.

35- Quando estou em grupo sinto facilidade de expressar o que penso.

36- Quando não quero fazer um determinado programa, respeito-me e sei informar isso com tranquilidade para outras pessoas sem precisar mentir.

37- Me sinto bem em ser quem eu sou.

38- A minha voz interior é normalmente positiva, eu me trato bem.

39- Dificilmente guardo mágoas e ressentimentos dos outros, tenho facilidade em perdoar.

40- Dificilmente sinto raiva ou mágoa de mim mesmo, tenho facilidade em me perdoar.

41- Consigo fazer amizades verdadeiras e duradouras.

42 - Tenho facilidade para demonstrar carinho e afeição pelas pessoas que eu gosto.

43- Normalmente, sou uma pessoa otimista.

44- Eu sigo o meu caminho na vida, independente das opiniões de outras pessoas.

45- Sei que ser julgado faz parte da vida, por isso os julgamentos me incomodam muito pouco.

46- As pessoas me respeitam por que eu sei impor limites nos relacionamentos.

47 - Tomo conta da minha vida e deixo que cada pessoa tome conta da sua.

48- Me sinto merecedor de receber amor e afeto.

49- Me sinto merecedor de ter uma vida confortável a abundante.

50- Confio nos meus talentos e habilidades para alcançar meus objetivos.

Some agora todos os pontos que deu para cada afirmação.

O máximo de pontos é 200, essa é a nota máxima.

Divida então o resultado da sua pontuação por 200 e multiplique o resultado por 100 para ter sua nota percentual. Exemplo:

Vamos supor que você respondeu a todas as perguntas e somou um total de 145 pontos.

Então, 145/200=0, 725 x 100 = 73%.

Quanto mais próximo de 100%, mais elevada está a sua autoestima.

Claro que isso é apenas um parâmetro, mas é possível que você descubra muito sobre a sua autoestima ao responder com sinceridade cada uma das perguntas.

Através da prática da *EFT (técnica de autolimpeza emocional, veja como baixar um manual gratuito no final do artigo) podemos eliminar os sentimentos, pensamentos e crenças negativas que minam a nossa autoestima, e com isso, conseguimos elevá-la.

André Lima - EFT Practitioner. *EFT - Emotional Freedom Techniques -

É a autoacupuntura emocional sem agulhas.

Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas emocionais.

Você mesmo pode se autoaplicar o método.

Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse:
http://www.andrelimaeft.com.br/pagina-de-inscricao-manual-eft e baixe o seu manual.  

 Andre Lima

Carta de Einstein sobre Deus




Um ano antes de morrer, o célebre físico Albert Einstein escreveu, em 3 de janeiro de 1954, uma carta ao filósofo judeu Eric B. Gutkind, expressando sua visão sobre o povo judeu, as religiões e a existência de Deus.

O documento foi leiloado no eBay de 8 a 18 de outubro, e foi vendida por US$ 3 milhões (mais de R$ 6 milhões).

“Estamos excitados por oferecer a uma pessoa ou organização a oportunidade de possuir um dos documentos mais intrigantes do século 20″, disse Eric Gazin, presidente da Auction House (agência que está cuidando da venda), em entrevista ao LiveScience.

“Esta carta pessoal de Einstein representa um nexo entre ciência, teologia, razão e cultura”.

A carta só recebeu dois lances.

O comprador permaneceu anônimo. 

Gazin tinha dito que o preço da carta poderia triplicar com a venda. 

O antigo dono do documento, também não identificado, adquiriu a “carta sobre Deus” em 2008, num leilão em Londres (Inglaterra), por 404 mil dólares (cerca de R$ 808 mil), valor 25 vezes maior do que o inicial estimado.

O documento ficou guardado em um ambiente com luz, umidade e temperatura controlados para garantir sua integridade. 

Sua legitimidade não é questionada, e a carta foi vendida ainda em seu envelope original, com um carimbo e um selo de Princeton, Nova Jersey (EUA).

Einstein x Deus e as religiões

A carta era uma resposta do físico ao livro de Gutkind “Choose Life: The Biblical Call to Revolt” (“Escolha a Vida: A Chamada Bíblica à Revolta”), no qual o filósofo sustentava a ideia de que os judeus eram um povo de “alma incorruptível”. 

“A alma do povo judeu nunca foi uma alma de massas. A alma de Israel não poderia ser hipnotizada; nunca sucumbiu a ataques hipnóticos (…). A alma de Israel é incorruptível”, escreveu.

Einstein não concordava: “Para mim, a religião judaica é, da mesma forma que todas as outras, uma incarnação das superstições mais infantis. 

E o povo judeu, ao qual eu pertenço com boa vontade, e que tem uma mentalidade com a qual tenho uma afinidade profunda, não tem, para mim, uma qualidade que o difere de qualquer outro povo. 

Até onde minha experiência vai, ele também não é melhor que outros grupos humanos, embora esteja protegido dos piores cânceres por falta de poder. 

Fora isso, não consigo ver nada de ‘escolhido’ sobre ele”.

No final de sua vida, Einstein se mostrou contrário às religiões. 

Mas ele acreditava em Deus? 

Não exatamente, como se lê em uma carta escrita em 24 de março daquele mesmo ano:
“Foi, é claro, uma mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que foi repetida de forma sistemática. 
Eu não acredito em um Deus pessoal, nunca neguei isso, mas expressei de forma clara. 
Se algo em mim pode ser chamado de religioso, é minha ilimitada admiração pela estrutura do mundo que nossa ciência é capaz de revelar”.

Na carta a Gutkind, Einstein disse que a palavra “Deus” nada mais era do que “a expressão e produto da fraqueza humana, e a Bíblia, uma coleção de honoráveis, porém primitivas lendas que eram no entanto bastante infantis”.

Os souvenirs de Einstein

Em março deste ano, uma grande coleção de documentos pessoais e científicos do físico foi disponibilizada online, graças a um esforço conjunto da Albert Einstein Archives (da Universidade Hebraica de Jerusalém, Israel) e do Einstein Papers Project (do Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA). 

Entre os arquivos, está um dos três manuscritos originais contendo a famosa equação E = mc².[LiveScience] [eBay, G1]





Guilherme de Souza
http://hypescience.com/

Arquivo de Albert Einstein reúne mais de 80 mil documentos online





As descobertas notáveis de Albert Einstein ficaram notórias pela quantidade: foram vários teses e ensaios relevantes que influenciaram mudanças em muitos tópicos da física.


Por essa razão, embora haja muito material sobre ele disponível na web, não é tarefa fácil reunir material sobre todos os seus estudos.

Será que é possível compilar o máximo do que ele produziu em vida?

Para enfrentar esse desafio, a Universidade Yale (New Haven, Connecticut), dos Estados Unidos, e a Universidade Hebraica de Jerusalém, em Israel, conduziram dois projetos paralelos para catalogar o trabalho de Albert Einstein.

A iniciativa da Yale foi produzir uma vídeo-aula, com pouco mais de uma hora de duração, em que todo o trabalho teórico de Einstein é exposto no quadro negro, com exemplos ilustrativos e explicações didáticas.


Este projeto foi denominado “Einstein para as massas”, ou seja, pretende levar os enunciados do cientista a todos que não dominam profundamente a física.

Se a faculdade americana produziu um histórico científico de Einstein em vídeo, a Universidade Hebraica faz o mesmo na linguagem escrita.


Em uma coleção ainda em expansão, eles já reuniram mais de dois mil documentos a respeito do legado do físico, e a previsão é de que este número ultrapasse a casa dos 80 mil.

A novidade é que, no caso do trabalho de Israel, não há apenas documentos sobre o trabalho científico de Einstein, mas sim uma cronologia de sua própria vida particular.


A trajetória do cientista, que criou-se judeu-alemão, é explorada em detalhes como as relações com sua mãe, esposa e outras mulheres, suas visões sobre o conflito árabe israelense e seu olhar sobre o panorama da física.

No acervo, há destaques interessantes, tais como o
primeiro manuscrito em que ele desenvolveu a famosa equação e = mc2.

Você pode dar uma checada no que já foi levantado a partir deste arquivo online.

[Open Culture]



Dalane Santos

http://hypescience.com/

Estrela torna buraco negro visível na Terra




Só há uma maneira dos buracos negros se tornarem visíveis, sendo possível captar imagens do fenômeno aqui na Terra.


Isso acontece quando uma matéria, como uma estrela, é puxada para dentro dele.

Eventos como esses são incrivelmente raros, mas um deles aconteceu recentemente.


Astrônomos descobriram uma explosão cósmica que aconteceu quando uma estrela se aproximou de um buraco negro e foi sugada por suas gigantescas forças gravitacionais.

A explosão de energia é ainda visível por telescópio, mesmo dois meses e meio depois do acontecimento.


A descoberta do fato só foi possível porque a nave espacial Swift varre o céu constantemente em busca de flashes de radiação.

Os buracos negros residem na região central da maioria das grandes galáxias.


Alguns deles são cercados por matéria na forma de gases, e a luz é emitida quando eles são arrastados para dentro do buraco.

Entretanto, a maioria das galáxias é desprovida de gás, portanto, esses buracos negros ficam invisíveis a Terra.

Quando uma estrela é puxada para dentro de um buraco negro, ela libera radiação que normalmente é visível na Terra por aproximadamente um mês.


As explosões desse tipo – rápidas, únicas e com grande energia – geralmente indicam a implosão de uma estrela já envelhecida.
[BBC]


Stephanie D’Ornelas

http://hypescience.com/

É encontrado o maior buraco negro já conhecido – e ele poderia engolir o Sistema Solar





Foi descoberto um gigantesco buraco negro, que pesa o equivalente a 6,6 bilhões de sóis – com isso, ele ganha o título de maior buraco negro conhecido.

Ele fica localizado na galáxia M87, felizmente a uma distância considerável (50 milhões de anos-luz), na direção da constelação de Virgem.


E ele poderia engolir nosso sistema solar de uma vez só: basicamente, sua largura é quatro vezes maior do que a da órbita de Netuno, o planeta satélite mais distante do nosso Sol.

Para determinar a massa do buraco negro, cientistas precisaram analisar estrelas próximas a ele e a velocidade em que estão orbitando a estrutura.

Suspeita-se que o buraco negro não tenha se alimentado apenas de gás e estrelas para chegar a esse tamanho, mas sim que ele tenha se fundido com outros buracos-negros.

Apesar de seu tamanho impressionante, cientistas acreditam que ele não irá manter o título de maior buraco negro conhecido por muito tempo – novas pesquisas estão sendo feitas e estima-se que, nos próximos 10 anos, novos buracos negros sejam descobertos, e há uma grande possibilidade de haver algum com tamanho suficiente para suplantar o nosso campeão.

[PopSci]


Luciana Galastri

http://hypescience.com/

A Voyager atinge a borda do Sistema Solar




A Voyager é a mais distante Sonda Espacial atualmente – está a 17,4 bilhões de quilômetros da Terra (17.400.000.000 km).

Ela identificou uma mudança no tipo de movimento das partículas que a cercam.

As partículas que saem do Sol, em vez de seguirem uma trajetória reta estão se movendo para o lado. Segundo os cientistas, isso quer dizer que a Voyager está entrando no espaço que há entre a área de influência de cada estrela, ou seja, saindo do Sistema Solar.

A Voyager está no espaço há 33 anos e os cientistas acreditam que em apenas cinco outros anos, ela estará oficialmente fora do Sistema Solar.

O objetivo inicial da nave era analisar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, tarefa que ela completou em 1989.

Atualmente, a nave está tão distante que uma mensagem de rádio enviada por ela demora 16 horas para chegar na Terra.

[BBC]
Luciana Galastri
http://hypescience.com/

Força misteriosa está trazendo uma sonda de volta ao Sistema Solar









Você lembra da Pioneer 10?
Ela é uma sonda espacial que deixou o Sistema Solar em 1983.
Pois bem, cientistas perceberam que a sonda está sendo empurrada de volta para o nosso sistema, por alguma força misteriosa.

Inicialmente, os astrônomos pensaram que a sonda estava voltando por causa do impulso que uma sobra de gás nos motores da Pioneer que estivesse escapando causaria.

Mas a força é praticamente constante.
Outras possibilidades como radiação solar e gravidade também foram descartadas.

A força misteriosa é 10 milhões de vezes mais fraca do que a gravidade e os cientistas estão acreditando que possa se tratar de uma “nova força da natureza”, desconhecida até então.

A velocidade da sonda, que é, atualmente, 43 mil quilômetros por hora e parece estar diminuindo 9 quilômetros por hora, mas a cada século.

A Pioneer está fazendo os cientistas questionarem o conhecimento que temos sobre a gravidade e o universo.

[Gizmodo]


Luciana Galastri

http://hypescience.com

Sonda da Nasa indica que escudo do Sistema Solar se desfez por causas misteriosas





Graças à sonda IBEX os astrônomos estão percebendo que estranhas bizarrices espaciais acontecem no nosso quintal: na borda do nosso Sistema Solar.

A sonda foi lançada com o objetivo de mapear o Sistema Solar e, até agora, fez dois mapeamentos nos limites do sistema, com seis meses de diferença entre cada um.

Os resultados foram tão distintos um do outro que os astrônomos estão tendo que reavaliar sua compreensão sobre ventos solares e sobre a influência da estrela nas partes mais distantes do sistema.

A imagem do início do artigo, por exemplo, é uma das descobertas da IBEX – um laço de átomos neutros, uma parte de uma verdadeira fita desses átomos que circula o nosso sistema.

Entre as duas leituras da IBEX, o laço se desfez o que, em termos cósmicos, foi feito em uma velocidade impressionante.

Talvez seja por causa do período passivo do Sol, que emitiu poucos ventos solares.

De qualquer forma, investigações estão sendo feitas, já que esse laço serve como escudo para o Sistema Solar, evitando raios cósmicos de outras fontes espaciais.

Além disso esse dado é importante já que se fizermos alguma viagem tripulada para Marte, por exemplo, ventos solares mais fracos poderiam significar maior radiação cósmica, o que poderia ser fatal para nossos astronautas.

[Gizmodo]
Luciana Galastri
http://hypescience.com/

O lugar mais perigoso do sistema solar é belíssimo






Esse é o lugar mais mortal do sistema solar, fotografado pelo novo observatório Solar Dynamics, da Nasa.

As imagens são as primeiras capturadas pela nave e mostram um lugar belíssimo.

A sonda foi lançada em fevereiro.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=QrmUUcr4HXg

Sua imagem é dez vezes melhor do que as transmitidas pelas televisões que usamos hoje e quatro vezes melhor do que as imagens que possuíamos anteriormente do Sol.

 [Gizmodo]

Luciana Galastri
http://hypescience.com/

a cauda do sistema solar





Os cientistas sabiam que havia algo lá, mas não tinham visto esse “algo” até agora: trata-se da cauda do sistema solar, avistada pelo satélite Interstellar Boundary Explorer (IBEX), da NASA.

Sonda da NASA mostra imagens de uma misteriosa cauda de Mercúrio

Sim, nosso sistema solar definitivamente tem uma cauda, e ela parece tomar a forma de um trevo de quatro folhas em 3D.
É formada pela combinação de partículas rápidas e lentas que se arrastam atrás de nós com o vento solar da heliosfera – a bolha de partículas que envolve o sistema solar.



Anteriormente, cientistas já haviam conseguido detectar caudas em torno de outras estrelas, como estas:


As partículas que compõem essa cauda recém-encontrada não brilham, o que dificultou muito a captação de imagens.
O IBEX conseguiu a façanha ao utilizar imagens de átomos neutros energéticos – medindo as partículas neutras que resultam de colisões de átomos e partículas ao longo dos limites da heliosfera.

“Muitos modelos nos diziam que essa cauda poderia ser de uma forma ou de outra, mas não tínhamos obtido nenhuma observação para termos certeza.

Nós sempre projetávamos imagens nas quais a cauda da heliosfera caía para fora da página, uma vez que não conseguíamos nem especular como ela realmente parecia”, conta o pesquisador David McComas.

Ainda resta um mistério para o pessoal da Nasa desvendar: os cientistas ainda não têm certeza até que ponto a cauda se estende.

[Phys e PopSci]



Bruno Calzavara

http://hypescience.com

A chama desta vela contém milhões de minúsculos diamantes

                   



candle_3011

A chama de uma vela gerou comparações com o brilho cintilante de diamantes ao longo dos séculos, mas uma nova pesquisa descobriu que a semelhança se deve mais a ciência do que aos sonhos dos poetas.
Wuzong Zhou, professor de química na Universidade de St Andrews (Reino Unido), descobriu minúsculas partículas de diamante existentes nas chamas das velas.

Sua pesquisa deu um salto científico para resolver um mistério que tem confundido as pessoas por milhares de anos.
Desde que a primeira vela foi inventada na China antiga, mais de 2.000 anos atrás, muitos desejavam saber quais segredos estavam escondidos em suas chamas.

A investigação do Dr. Zhou revelou que cerca de 1,5 milhões de nanopartículas de diamante são criadas a cada segundo em uma chama de vela.
A descoberta veio após um desafio com outro colega cientista.
“Um colega de outra universidade me disse:
‘É claro que ninguém sabe do que a chama de uma vela é realmente feita’”.
“Então eu disse-lhe que acreditava que a ciência poderia explicar tudo, e decidi descobrir”, concluiu Zhou.

Usando uma nova técnica de amostragem, assistido por um aluno, Zixue Su, o cientista foi capaz de remover as partículas do centro da chama – algo nunca alcançado com êxito antes – e descobriu, para sua surpresa, que a chama continha todas as quatro formas de carbono.
Dr. Zhou disse:
“Esta foi uma surpresa, porque geralmente cada forma é criada sob diferentes condições”.

Na parte inferior da chama, na qual já se sabia que existiam moléculas de hidrocarboneto, estas formas foram convertidas em dióxido de carbono por cima da chama.
Mas o que havia entre essas formas permaneceu um mistério.
Agora, ambas nanopartículas de diamante e partículas de fulereno foram descobertas no centro da chama, juntamente com carvão grafítico e amorfo.

A descoberta pode levar a futuras pesquisas sobre como os diamantes, uma substância fundamental na indústria, poderia ser criado de forma mais barata e ecológica.
Dr. Zhou acrescentou:
“Infelizmente, as partículas de diamante são queimadas fora do processo, e convertidas em dióxido de carbono, mas isso vai mudar a forma como vemos a chama de uma vela para sempre”.

O famoso cientista Michael Faraday, em sua célebre palestra do século 19 sobre “A História Química de uma Vela”, disse em um discurso 1860 para a luz:
“Você tem a beleza reluzente de ouro e prata, e ainda o maior brilho das jóias, como o rubi e diamante, mas nenhum desses é rival para o brilho e a beleza da chama.

O diamante pode brilhar como chama?”.
Rosey Barnet, diretor artístico de um dos maiores fabricantes de velas da Escócia, Shearer Velas, descreveu a descoberta como “emocionante”.
“Ficamos felizes em ouvir sobre a descoberta de que existem partículas de diamante em uma chama de vela.
Embora não há atualmente nenhuma maneira de extrair estas partículas, ainda é uma emoção encontrar algo que poderia mudar a maneira como as pessoas veem as velas”.

[Phys]

Ana Claudia Cichon
http://hypescience.com

15 inacreditáveis trombas d’água

         


Trombas d’água são fenômenos meteorológicos belos.

Parecidos com tornados, elas se formam da mesma forma e em condições semelhantes, mas sempre sobre ou perto de grandes volumes de água, como o oceano, os grandes rios amazônicos ou lagos.
Olhando a tromba d’água, tem-se a impressão que ela está aspirando o líquido, mas não se trata disso. Uma das condições para a formação da tromba d’água é a alta umidade do ar, e dentro dela esta umidade se condensa em gotículas, formando um tubo que parece feito de água.
Outra condição para a formação das trombas d’água é calor.

Normalmente, elas se formam sob nuvens de tempestades, de cumulus a super-células (as nuvens que causam tornados), e são muito mais comuns na Flórida (EUA).

Geralmente, as trombas d’água causam danos só a pequenos barcos; seus ventos dificilmente passam dos 60 km/h, mas já houve fatalidades causadas por elas.

A melhor maneira de evitar uma tromba d’água é se mover em uma direção a 90° do caminho aparente da tromba d’água.

Como ela viaja devagar, qualquer barco motorizado consegue escapar.

Elas também não duram muito – no máximo 20 minutos.

[Mundo Estranho, NOAA, Wikipedia, Weather.About, Weather.com]

Impressionante tromba d'água em Tampa, Flórida, EUA
Impressionante tromba d’água em Tampa, Flórida, EUA
Trombas d'água sobre o Lago Huron, EUA
Trombas d’água sobre o Lago Huron, EUA
Porto de Honolulu, Havaí, EUA
Porto de Honolulu, Havaí, EUA
Key West, Flórida, EUA
Key West, Flórida, EUA
Flórida, EUA
Flórida, EUA
Praia da Ilha St. Simons, Georgia, EUA
Praia da Ilha St. Simons, Georgia, EUA
Porto Rico, em 2010
Porto Rico, em 2010
Montanha Humbug, Oregon, EUA
Montanha Humbug, Oregon, EUA
Praia de Ormond, Flórida, EUA
Praia de Ormond, Flórida, EUA
Ashtabula, Ohio, EUA
Ashtabula, Ohio, EUA
Plataforma de petróleo em chamas
Plataforma de petróleo em chamas
Baia Choctawhatchee, Shalimar, Flórida, EUA
Baia Choctawhatchee, Shalimar, Flórida, EUA
Rio Potomac, próximo a Stratford Hall, Virgina, EUA
Rio Potomac, próximo a Stratford Hall, Virgina, EUA
Grand Isle, Louisiana, EUA
Grand Isle, Louisiana, EUA
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, Brasil


Cesar Grossmann
http://hypescience.com

São Bento - 11/07




São Bento de Núrsia, patriarca dos monges do ocidente nasceu em 480, em Itália, na província de Núrsia. Nasceu numa família da alta nobreza.

É o monge fundador da Ordem dos Beneditinos, uma das maiores ordens monásticas do mundo.

O seu lema era “ora e labora”, e São Bento foi assim o criador da “Regra de São Bento”, sendo esta a mais utilizada regra de vida monástica existente, e inspiradora de outras comunidades religiosas.

São Bento foi agraciado com vários dons, nomeadamente o dom da profecia: tinha a capacidade de anunciar com grande precisão acontecimentos futuros. 

A graça da compunção e o Dom das lágrimas fazia de São Bento um homem compassivo e profundamente orante.

Como que associado ao Dom da profecia, as lágrimas lhe desciam pelos olhos diante das revelações que Deus lhe permitia receber.

São Bento previu a sua morte, sendo que 6 dias antes mandou preparar o seu túmulo, doente e com o corpo abatido devido ás penitências dirigiu-se á celebração Eucarística, comungou e morreu de pé, sustentado pelos seus disciplos.

São Bento servia-se do sinal da cruz para fazer milagres e vencer as tentações.

Daí, veio o costume muito antigo, de representá-lo com uma cruz na mão.

São Bento foi designado Santo Padroeiro da Europa pelo Papa Paulo VI em 1964, sendo venerado tanto por católicos como por ortodoxos.

São Bento foi o fundador da Abadia do Monte Cassino, na Itália, destruída durante a 2º Guerra Mundial, posteriomente restaurada.



São numerosos os fatos maravilhosos atribuídos a esta medalha.

Contudo, a medalha não age automaticamente contra todas as adversidades, como se fosse um talismã ou vara mágica.
Todo cristão, a exemplo de Jesus Cristo, deve carregar a sua cruz.
Pois, é necessário que nossas faltas sejam expiadas; nossa fé seja provada; e nossa caridade purificada, para que aumentem nossos méritos.

O símbolo da nossa redenção, a Cruz, gravada na medalha, não tem por fim nos livrar da prova; no entanto, a virtude da Cruz de Jesus e a intercessão de São Bento produzirão efeitos salutares em muitas circunstâncias.

A medalha concede, também, graças especiais para a hora da morte, pois São Bento com São José são padroeiros da boa morte.

Para se ficar livre das ciladas do demônio, é preciso, acima de tudo, estar na graça e amizade com Deus.

Portanto, é preciso servi-lo e amá-lo, cumprindo todos os deveres religiosos: oração, Missa dominical, recepção dos Sacramentos, cumprimento dos deveres de justiça; em uma palavra, cumprimento de todos os mandamentos da Lei de Deus e da Igreja.
Nem o demônio, nem alguma criatura, tem o poder de prejudicar verdadeiramente uma alma unida a Deus.

Em resumo, o efeito da medalha de São Bento depende em grande parte das disposições da pessoa para com Deus e da observância dos requisitos acima mencionados.

MEU CORPO, O CAMINHO. A MEDICINA DA ALMA



 


 
Meu Corpo - O Caminho.pps 2544.5 kb

Vinhos que viajam

Dicas e regras para trazer, com segurança, seus vinhos do exterior
Por Christian Burgos
 
Foto: Photoxpress.com
 


Em todas as ocasiões que nos reunimos com grandes apreciadores descobrimos que, entre infinitos assuntos, invariavelmente afloram os temas dos grandes vinhos e das ocasiões especiais em que foram degustados.
Quantas vezes não ouvimos um apreciador dizer que um vinho especial para si não é nem um vinho caro, nem famoso, mas, sim, um que foi apreciado em boa companhia em um lugar especial?

Temos certeza de que não só os vinhos "crescem" em momentos especiais, como as garrafas desses vinhos passam a encapsular as memórias e sensações desses momentos, para que retornem quando pudermos apreciá-los novamente.
Nesse contexto, as viagens ganham importância, assim como os vinhos degustados durante elas ou as vinícolas por nós visitadas.

E, embora se considere enoturismo apenas os passeios que incorporem visitas a vinícolas, até mesmo as viagens a trabalho em grandes centros urbanos são enoturísticas na medida em que conhecemos bons restaurantes e belos vinhos ao lado de amigos e pessoas de quem gostamos.
Ademais, o viajante pode incorporar visitas a boas lojas de vinho em seu roteiro, locais onde pode conhecer vinhos novos, encontrar safras antigas e adquirir tesouros a preços especiais.

Por isso, ADEGA vai ajudá-lo a esclarecer o que podemos e como podemos trazer nossas lembranças engarrafadas de viagens ao exterior.


Regras nacionais
A Receita Federal divulgou algumas mudanças nas regras do que se pode trazer em vinhos de nossa viagem. O princípio básico permanece inalterado.
Podemos trazer do exterior, sem pagar imposto, até US$ 500 de produtos não destinados à comercialização, e ainda adquirir mais US$ 500 em produtos nos duty free shops na entrada do País.

Lembre-se de que os produtos comprados nos duty free do país visitado, ou mesmo na saída do Brasil, integram não a cota de duty free shops, mas, sim, a de bagagem acompanhada e, por isso, entram na contagem de isenção.

Dentro dos limites de isenção de US$ 500 (para bagagem acompanhada via transporte aéreo ou marítimo), podemos trazer do exterior até 9 litros de bebidas alcoólicas - categoria que inclui o vinho - ou 12 garrafas de 750 ml.


Dentro da cota de US$ 500, você pode trazer até 12 garrafas de 750 ml

Nos US$ 500 de limite global do duty free de entrada no Brasil não pode haver mais de 24 garrafas de bebidas alcoólicas, sendo, no máximo, 12 garrafas de um único tipo de bebida.

O que trouxermos acima dessa quantidade ou da cota de US$ 500 de isenção pode entrar no país desde que o viajante dirija-se à fiscalização aduaneira no setor de "Bens a Declarar".
Nesse caso, pagará um imposto único de importação no valor de 50% sobre o valor dos vinhos trazidos.
 
Foto: Photoxpress.com
 
 
Considerações
Mantenha consigo os cupons fiscais de suas compras.
Caso você não os tenha, a Receita pode auferir o valor dos vinhos trazidos através da consulta aos preços internacionais do produto, encontrados em simples buscas na internet.
(Uma observação: a adulteração dos cupons e dos preços é uma falta grave perante a Receita Federal).

Saiba que ao não declarar os vinhos adicionais que ultrapassem a cota de isenção, a Receita pode, ao fiscalizar sua bagagem, aplicar uma multa adicional ao imposto único de importação sobre o que ultrapassou a cota.
Nesse caso, o usual é uma multa de 100% sobre os 50% de imposto.
Ou seja, paga-se 100% sobre o valor dos produtos ao invés de 50%, e isso pode transformar uma boa compra em um mau negócio.

O imposto de importação deve ser pago antes da liberação dos bens, e não sendo quitado no momento da chegada, os produtos ficarão retidos até o recolhimento das taxas e a apresentação da guia de quitação para retirada dos vinhos no aeroporto.


Multa por vinhos que ultrapassem a cota é de 100% sobre os 50% de imposto

É possível comprar malas acolchoadas feitas exatamente para transportar vinhos. Assim, não é preciso levar no meio das roupas, correndo o risco de quebrar as garrafas


O que pouca gente sabe é que a possibilidade de trazer seus vinhos de viagem vai além disso.
Você pode receber vinhos adquiridos no seu destino de viagem como bagagem desacompanhada até seis meses depois do seu desembarque.
Nesse caso, você se valerá da Declaração Simplificada de Importação e não terá direito à cota de isenção, mas continuará se beneficiando de um sistema simples de importação com pagamento de imposto único de 50% sobre o valor do bem.

Cuidados
Mas os cuidados ao trazer suas garrafas de viagem ultrapassam as regras de importação.
Devemos nos certificar de que elas possam ser embarcadas e de que chegarão intactas para serem apreciadas.

As companhias aéreas proíbem o embarque de garrafas de vinho na bagagem de mão, exceção feita às adquiridas após a checagem de segurança no embarque.
Os demais vinhos devem ser despachados com sua bagagem.

Atente para que sua preciosa garrafa não se torne uma bomba de vinho na mala.
Aqui já presenciamos cenas da chegada ao embarque no aeroporto de Mendoza quando, da bagagem de um companheiro de viagem, recém saída do táxi, escorria um riacho de Malbec.

Os cuidados para acondicionar os vinhos em sua mala são simples, porém vitais.
É bom avisar na loja onde comprar o vinho que vai levá-los na bagagem.
A grande maioria oferece, como cortesia, embalagens que vão desde plástico bolha até invólucros de isopor, passando por alguns sacos acolchoados e hermeticamente fechados.

Caso esqueça de fazer isso, sempre há o recurso de enrolar suas garrafas nas roupas.
Os viajados costumam vestir as garrafas com múltiplas meias - sempre limpas, por favor! - e colocá-las em sacos plásticos.
Lembre-se de nunca colocar duas garrafas próximas, pois é comum que se quebrem pelo choque entre elas.
Também coloque as garrafas sempre entre duas camadas de roupas, uma abaixo e uma acima.

Mas o ideal mesmo é levar consigo uma mala especial para transporte de vinhos.
Elas são feitas com estrutura de alumínio, acolchoadas internamente, têm espaço individual para as garrafas e belo acabamento em lona ou couro.
No caso das de couro, certifique-se, ao comprá-las, de que tenham uma lona exterior para protegê-la da chuva e de riscos no transporte.
Você pode lacrá-las no despacho e ter a certeza de que seus vinhos não poderiam estar mais bem protegidos.

Há versões no mercado com capacidade para seis, 12 ou 18 garrafas, e agora novas versões para garrafas Magnum estão disponíveis.

Bom, agora só nos resta desejar uma boa viagem e boas degustações.

Site para consulta: www.receita.fazenda.gov.br (vá ao link - Viajantes e Exterior)