quarta-feira, 24 de abril de 2013

Terra em transe: Terremoto de 7º na China

 

 
 
 
Terremoto de magnitude 7,0 º graus na escala Richter atinge Chengdu em Sichuan, no sul da China.
Um terremoto de magnitude 7º graus atingiu Lushan condado da província de Sichuan em 8h02 hora de Pequim (0002 GMT), no sábado, de acordo com o China Earthquake Networks Center (CENC). O epicentro, com uma profundidade de 13 quilômetros, foi monitorado em 30,3 graus de latitude norte e 103,0 graus de longitude leste. Residentes em Chengdu sentiram o terremoto. (Xinhua / Li Qiaoqiao)
Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com
 
http://news.xinhuanet.com
English.news.cn 2013/04/20 08:29:14
 
A transição do planeta Terra se acelera, mais um grande terremoto, agora na CHINA, de 7º graus na escala Richter, na província de Sichuan, com epicentro na cidade de Ya’an
CHENGDU, 20 abril (Xinhua)
Um terremoto de 7,0 º graus de magnitude atingiu Lushan condado da cidade de Ya’an na Província de Sichuan, sul da China em 08:02 sábado horário de Beijing (21:02 de sexta-feira, dia 19, horário de Brasilia), de acordo com o China Earthquake Networks Center (CENC).
 
Os cidadãos se reúnem fora de seus apartamentos para evitar tremores do terremoto em Chengdu, capital da província de Sichuan, sudoeste da China, 20 de abril de 2013. Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu Lushan condado da província de Sichuan em 8h02 hora de Pequim (0002 GMT), no sábado, de acordo com o China Earthquake Networks Center (CENC). O epicentro, com uma profundidade de 13 quilômetros, foi monitorado em 30,3 graus de latitude norte e 103,0 graus de longitude leste. Residentes em Chengdu sentiu o terremoto. (Xinhua / Li Qiaoqiao)
 
O epicentro, com uma profundidade de apenas 13 km, foi monitorado em 30,3 graus de latitude norte e 103,0 graus de longitude leste.
 
O tremor foi fortemente sentido por moradores da cidade capital de Sichuan de Chengdu, que fica cerca de 140 quilômetros de Ya’an.
 
Um terremoto desta magnitude em locais densamente povoados é muito destrutivo.
 
Um morador de Chengdu, que estava no 13 º andar de um edifício quando o terremoto ocorreu, disse que sentiu o prédio tremer por cerca de 20 segundos e ele viu as telhas cairem de edifícios próximos.
 
As pessoas na cidade de Leshan da província de Sichuan e Chongqing um município vizinho também sentiram o forte terremoto.
 
A 01:02;56 houve uma réplica de 4,7 º graus no mesmo local.
 
Não há noticias de feridos e danos na região.
 
Permitida a reprodução desde que mantido na formatação original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br

China: Já são 156 mortos em terremotos desse sábado

 

 
Terra em transição. O forte tremor de 7º graus na escala Richter deixa 156 mortos e mais de cinco mil feridos em várias cidades na província de Sichuan, no sudoeste da China.
 
PEQUIM, 20 abr (Xinhua) – O premier chinês Li Keqiang está se dirigindo para Ya’an, cidade na província de Sichuan, no sudoeste da China, que foi atingida por um terremoto de 7,0 graus de magnitude na manhã desse sábado (noite de sexta no Brasil, às 21:02 de Brasilia). “A atual questão e a mais urgente é atender nas primeiras 24 horas rapidamente desde a ocorrência do terremoto, é o tempo de ouro para salvar vidas, tomar medidas de resgate técnicas e resgatar as pessoas“, disse Li.
 
Número de mortos sobe para 156 em terremoto no Sudoeste da China, com cerca de 5,5 mil feridos e muitos danos materiais.
Tradução e imagens: Thoth3126@gmail.com
http://www.xinhuanet.com
 
CHENGDU, 20 abr (Xinhua) – Cento e cincoenta e seis pessoas morreram no terremoto de magnitude 7ºGraus na província de Sichuan, sudoeste da China, de acordo com a Administração de Sismologia da China.
O terremoto atingiu Lushan condado de Ya’an cidade na província de 08:02 sábado horário de Beijing, de acordo com o China Earthquake Networks Center (CENC).
 
 
Até o momento mais de três mil pessoas ficaram feridas no terremoto, de acordo com um comunicado da Lushan do departamento de relações públicas da cidade ao meio-dia desse sábado (hora local).
 
PEQUIM, 20 abr (Xinhua) – O premier chinês Li Keqiang está se dirigindo para Ya’an, cidade na província de Sichuan, no sudoeste da China, que foi atingida por um terremoto de 7,0 graus de magnitude na manhã desse sábado.
 
A atual questão e a mais urgente é atender as primeiras 24 horas rapidamente desde a ocorrência do terremoto, é o tempo de ouro para salvar vidas, tomar medidas técnicas para resgatar as pessoas“, disse Li.

O abastecimento de água e energia elétrica no município foi cortado devido ao terremoto.
 
A maioria dos edifícios da antiga área urbana do município e da cidade de Longmen desabou no terremoto, segundo o comunicado.
 
Deslizamentos de terra bloquearam o tráfego em muitos lugares em toda a região e dois lagos com barreira causada por deslizamentos de terra estão a colocando mais riscos para os esforços de resgate, disse.
 
Cerca de 2.000 pessoas de equipes de resgate organizada pelo governo municipal está trabalhando em nove cidades, disse.
 
 
Bifeng base de Gorge, uma base de pesquisa sobre os pandas filiada ao Centro de Pesquisa Wolong de Proteção do Panda Gigante, que está situada a apenas 47 km do epicentro, não tem relatos de vítimas humanas ou dos animais panda, disse Yu Xiaoying, um membro da equipe do centro de Wolong.
 
Veículos danificados por pedras rolantes foram vistos no município.
 
Casas ao longo de uma rua no município sede de Lushan também entraram em colapso. Helicópteros estão sobrevoando a região, de acordo com a Xinhua repórteres no local.
 
Os pacientes estão recebendo tratamento médico no chão em frente ao County Hospital Lushan. Mais de 5.500 pessoas estão feridas, 135 muito a sério, disse Le Zhiyong, vice-chefe do hospital.
 
Os feridos recebem tratamento médico no Hospital de Renmin Lushan County em Ya’an City, da província de Sichuan, sudoeste da China, 20 de abril de 2013. Um terremoto de 7,0 graus de magnitude atingiu a província de Sichuan Lushan Concelho de Ya’an Cidade manhã de sábado. Cerca de 30 pessoas foram mortas e pelo menos 400 feridos no local pelo terremoto, disse Xu Mengjia, secretário do Comitê Municipal Ya’an do Partido Comunista da China. As equipes de resgate foram enviadas para as áreas afetadas pelo terremoto. (Xinhua / Wu Dan)
 
Huang Qiqun estava trabalhando no primeiro andar de uma fábrica de tecelagem de bambu no município de Longmen quando o terremoto destruiu o edifício.
Huang, em seus 40 anos, foi desenterrado dos escombros por seus colegas e enviado para o hospital de moto, sua filha disse à agência Xinhua.
Huang está sofrendo de uma lesão na cabeça.
 
Vários assentamentos temporários com suprimentos de comida e água foram estabelecidas na sede do conselho de governo, disse a Xinhua jornalistas.
 
Mais um forte terremoto de 5,3º graus de magnitude sacudiu as áreas de fronteira entre os municípios de Lushan e Tianquan às 11:34, o tremor mais forte depois do terremoto de magnitude 7º graus de acordo com o departamento provincial de sismologia.
 
 
Cerca de 400 policiais armados chegaram em Lushan para ajudar com os esforços de resgate. Mais de 1.400 pessoas em equipes de resgate do departamento de combate a incêndio provincial estão correndo para o local para prestar socorro às vítimas.
 
As áreas mais atingidas estão nos municípios de Longmen e Qingren, disse Jin Zelin, um funcionário do corpo de polícia armada provincial.
 
“Pelo menos 24 pessoas morreram e 300 estão feridas, das quais 50 gravemente, na cidade deLongmen, um oficial do governo municipal disse à Xinhua.
 
“As casas antigas na aldeia de Gucheng aldeia com uma população de 3000 pessoas esta totalmente em colapso.
 
Mais de 95 por cento das casas na aldeia não está mais aptas para moradia”, ele disse.
 
 
Cerca de 200 técnicos do ramo de Sichuan, na China Mobile Limited foram encaminhados para áreas afetadas pelo desastre para reparar a rede de telecomunicações.
A China Earthquake Administration (CEA) enviou uma equipe de resposta de emergência para o município de Lushan.
 
 
A equipe, chefiada pelo vice-diretor CEA Xiu Jigang, irá juntar-se a uma outra equipe a partir no terremoto de Sichuan provincial bureau, que também está se dirigindo para o epicentro.
De acordo com a CEA, o terremoto teve origem na zona de fratura Longmenshan.
 
Um total de 12 terremotos de 5,0 graus de magnitude ou mais têm ocorrido na área a 100 quilômetros do epicentro, desde 1900, incluindo o devastador Wenchuan terremoto de 8,0 graus em 2008, que deixou 87 mil pessoas mortas ou desaparecidas.
 
Permitida a reprodução desde que mantido na formatação original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br

Livre-se das expectativas

Livre-se das expectativas

Elisabeth Cavalcante

Para viver uma vida de autenticidade, é necessário, antes de tudo, libertar-se das expectativas.
Aqueles que se preocupam em corresponder ao que o restante do mundo espera deles, jamais conseguirão ter paz.

Isto porque, muitas vezes, a expectativa é exatamente o oposto de sua real natureza.
E, eles se esforçarão durante muito tempo para seguir este manual que lhes foi imposto.

Mas como a natureza cobra o seu preço de todos aqueles que a renegam, cedo ou tarde, este falso eu se traduzirá em desequilíbrios os mais variados, sejam eles físicos ou emocionais.

Permanecer fiel à sua própria verdade é uma tarefa para poucos, pois exige coragem e, acima de tudo, uma confiança absoluta em seu guia interior.
 
Os que ainda não alcançaram tal consciência, seguirão vivenciando uma falsa realidade, apenas para receber a aprovação externa.

Enquanto não forem capazes de assumir a responsabilidade pelo próprio destino, continuarão à espera de alguém que lhes aponte o caminho.
 
E seja qual for a direção que tomem, nenhum deles os levará ao encontro da sua verdade.
Porque ela só pode ser encontrada onde existe o destemor e a confiança.

Muitos são os que ficaram no meio do caminho e optaram por seguir a cartilha do conhecido, do seguro, do esperado.
 
Os que ousaram traçar o próprio destino, sem se preocupar em satisfazer as expectativas alheias, pagarão muitas vezes um alto preço por sua audácia.
 
Mas seja qual for o preço, ele compensa, e muito, o esforço despendido.
"Eu não posso agradar a todos e nem estou interessado em agradar a todos.
Eu não sou político: o político tenta agradar a todos.
Eu estou aqui apenas para ajudar aqueles que realmente querem ser ajudados.
Eu não estou interessado em multidão.
Eu só estou interessado naqueles buscadores sinceros que estão dispostos a arriscar tudo - tudo - para atender a si mesmos.
Isso vai enraivecer muitos, isso vai criar muita polêmica - porque eu sou uma pessoa muito não-comprometida.
Eu vou dizer apenas aquilo que é verdade para mim, seja qual for a conseqüência.
Se eu for condenado por isso ou assassinado por isso, está perfeitamente bem.
Mas eu não vou comprometer, nem um ponto.
Eu não tenho nada a perder, então, por que comprometer?
Eu não tenho nada a ganhar, então por que comprometer? Tudo o que poderia ter acontecido já aconteceu.
Nada pode ser tirado de mim, porque o meu tesouro é interior.
E nada pode ser adicionado, porque o meu tesouro é interior.
Então, eu vou viver da maneira que eu quero viver.
Eu vou viver na minha própria espontaneidade e autenticidade.
Eu não estou aqui para satisfazer as expectativas de ninguém.
Eu não estou interessado em ser chamado de uma pessoa espiritual ou um santo também. Eu não preciso de elogios de ninguém, eu não quero a multidão para me adorar.
Todos esses jogos estúpidos terminaram.
Eu estou nesse estado onde nada mais pode acontecer, é além do acontecimento.
Então, eu vou continuar dizendo coisas que ofendem as pessoas.
Não é que eu queira ofendê-las, mas o que eu posso fazer?
Se a verdade ofende, então os ofendo.
Vou viver a vida do jeito que está acontecendo comigo.
Se não estiver de acordo com as suas expectativas, ou eles podem mudar as suas expectativas ou eles podem sentir raiva, miseráveis e continuar agarrados às suas expectativas.
Eu sou totalmente livre da opinião deles, não importa para mim.
Lembre-se de uma coisa...
Viver uma vida de compromisso é pior que a morte.
E viver uma vida de verdade, mesmo que seja por um único momento, é muito mais valioso do que viver eternamente em mentiras.
Morrer pela verdade é muito mais valioso do que viver em mentiras".

OSHO - O Livro da Sabedoria.

 

Onde nascem as obsessões espirituais?


Onde nascem as obsessões espirituais?


por Bruno J. Gimenes

Obsessão é o ato de exercer influência do tipo negativa.
Trata-se de um termo clássico e tradicional utilizado em meio à comunidade espiritualista que passa a ideia de que uma ou mais pessoas, lugares, objetos ou entidades, estão sofrendo influência negativa de origem espiritual.
A designação obsessão espiritual revela o caráter extrafísico do processo, portanto, de forma geral, trata-se de obsessão invisível e silenciosa, logo, com baixíssimo grau de percepção por parte do obsediado.
Existem inúmeros tipos de obsessões, contudo, neste material vamos tratar apenas as de ordem espiritual e de caráter simples.
O assunto é denso, exige profundidade, atenção, maturidade e muito bom senso, porque está intimamente relacionado às questões mais profundas da alma humana.
Digo isso porque a obsessão não acontece sem um obsessor.
A obsessão é um sistema energético que funciona pela presença do obsessor e do obsediado.
Não há um sem o outro.
A obsessão espiritual se dá pela ação de influência de um espírito desencarnado sobre um ou mais espíritos encarnados.
Também podemos lembrar que existem diversos tipos de obsessão, como por exemplo, entre pessoas encarnadas, entre espíritos desencarnados, entre pessoas e espíritos.
Neste caso, estamos abordando unicamente a ação de seres desencarnados sobre os encarnados.
Escolhas e Sintonias: quando a alma desencarna no processo da morte do corpo físico, é a sua constituição moral e sua personalidade que determinará os horizontes que seguirá.
Em outras palavras, "a cada um será dado conforme suas obras".
O que uma pessoa vive na vida material, no que concerne à forma como ela pensa e sente a vida e a sua capacidade de sentir mais ou menos amor, determinará o seu endereço na vida além-túmulo. Como a alma não morre, e ela é a matriz da sua existência, você não se livrará daquela tendência de se magoar, daquela visão pessimista, daquela mania de reclamação, daquela atitude crítica, somente porque "passou para o outro lado".
Se você é uma pessoa legal aqui no lado da matéria, assim será do lado de lá!
Se você é chato, inconveniente e negativo aqui no lado da matéria, assim você será do lado de lá!
A morte não muda o que as pessoas são em essência!
A morte é uma transição necessária que acontece para que as pessoas possam reavaliar seus estágios de evolução e para que possam se reciclar quanto aos seus propósitos e necessidades.

Eu, um Obsessor???
Você morreu, mas aquele ressentimento está mais vivo do que nunca.
O seu corpo morreu, mas aquela tristeza está mais forte do que nunca.
O seu corpo já virou resíduo no cemitério, mas aquele vício por cigarro, álcool ou por aquela alimentação desregrada ainda está muito forte.
O que você acha que acontece?

O início de uma obsessão:
você tem a oportunidade de após a morte do seu corpo físico, seguir no caminho da consciência e da continuidade da sua evolução, mesmo que isso exija dedicação, empenho e muito trabalho.
Sempre há uma mão estendida do lado espiritual, proporcionando ajuda no sentido da elevação moral daquele que acaba de desencarnar.
Todavia, ceder aos impulsos da carne e obedecer a um chamado da alma não é tarefa simples, em especial para aquele que se intoxicou profundamente no período de uma vida, com ilusões mundanas, materialismo excessivo e paixões animalizadas.
É nesse momento que a evolução pelo caminho da dor pode começar.
Se o espírito recém-desencarnado não se dedicar ao aprimoramento de sua alma, cederá aos impulsos ainda remanescentes de uma alma contaminada pelo estilo de vida material sem valores espirituais. Como saciar os desejos de uma alma doente e dependente de elementos de uma vida material?
Somente com elementos do mundo material...
Dessa forma, o espírito apegado ao modo de vida na Terra, ignora o chamado que levará ao o seu aperfeiçoamento para ser magnetizado aos elementos que provocaram a ilusão da saciedade.
Com esta escolha, o espírito passará a seguir o caminho da obsessão espiritual.
De forma magnética, será atraído para pessoas encarnadas que estejam mergulhadas nas sensações em que ele é viciado, passando a participar ativamente da aura de acontecimentos, idas e vindas dessas pessoas.
Seu objetivo não é fazer mal a ninguém, apenas alimentar suas sensações de carência com os fluidos energéticos das práticas realizadas na Terra por um ou mais encarnados.
A obsessão acontece no sentido de sugar os fluidos corpóreos extrafísicos exalados pelos ambientes e pessoas que produzem as sensações as quais o obsessor necessita.

Elementos de dependência:
tudo aquilo que gera vício e provoca sentimentos animalizados ou desequilibrados, gera a escravização.
Se você é uma pessoa cheia de rancor, poderá viciar-se em situações de mágoa e quando desencarnar, ficar presa às situações similares;
Se você é uma pessoa controladora e autoritária na sua família, quando desencarnar, tende a ficar preso às situações similares; se você é descompromissado, não tem vontade de crescer, não tem ambição para vencer o comodismo, quando desencarnar, tende a ficar preso em situações similares.
Emoções negativas são viciantes, portanto, são as maiores responsáveis por dar origem a condição de obsessor espiritual.

90% das obsessões não são feitas por espíritos malignos:
você não precisa ser uma pessoa maldosa para se tornar um obsessor espiritual, basta que você se deixe levar pelas emoções negativas, que feche as portas para a necessidade de evolução e que mergulhe nos erros da invigilância espiritual, para que você se torne um candidato a obsessor.
É simples assim!

90% dos obsessores procuram amigos e familiares:
da mesma forma que vivemos no mundo material em grupos sintonizados por afinidades, quando desencarnamos e não aprendemos a domar as emoções viciantes, voltamos a procurá-los.
As obsessões têm a maior tendência de acontecer com parentes e amigos.

As Consequências:
basicamente, o obsessor se alimenta de uma ou mais sensações específicas que são geradas na associação do corpo mental e emocional do obsediado.
E para que essas sensações sejam produzidas pelo obsediado, o obsessor irá constantemente estimular seu alvo a tais ações.
Com essa corrida sem fim, o obsediado passa a ser manipulado não somente pelos seus próprios vícios, mas também pelas ações de entidades externas.
Por meio dessa influenciação, o obsediado aumenta o seu nível de dependência e de desequilíbrio.
Também pode começar a sentir outros anseios, dores, emoções e traços de temperamento do seu obsessor, o que provocará inúmeras sensações inconvenientes.


 

Mega Tsunami pode atingir o Brasil: Vulcão Cumbre Vieja

O Vulcão CUMBRE VIEJA.
Um mega Tsunami pode atingir o Norte e Nordeste do Brasil e a Costa Leste dos USA.(ao lado foto de satélite das Ilhas Canárias e o Vulcão Cumbre Vieja, na Ilha La Palma expelindo fumaça)
Um mega tsunami é um raro tsunami com ondas de mais de 100 metros de altura.
Deixando de lado alguns grandes tsunamis no Alasca, incluindo aí um de 520 metros de altura, na baia de Lituya.
Tradução, composição e imagens de várias fontes: Thoth3126@gmail.com
Acredita-se que o último mega tsunami que atingiu uma área com população ocorreu há 4.000 anos. Geólogos dizem que tal evento é causado por gigantescos deslocamentos de terra, originados por uma ilha em colapso, por exemplo, em um vasto corpo d’água como um oceano ou um mar.
Mega tsunamis podem atingir alturas de centenas de metros, viajar a 900 km/h ao longo do oceano, potencialmente alcançando 20 km ou mais terra adentro em regiões de plataformas
continentais/costas de baixa altitude.
Em oceanos profundos, um mega tsunami é quase invisível.
Move-se em um deslocamento vertical de aproximadamente um metro, com um comprimento de ondas de centenas de quilômetros.
Porém, a enorme quantidade de energia dentro deste movimento de gigantesca massa líquida produz uma onda muito mais alta, à medida que a onda se aproxima de águas rasas situadas nas costas litorâneas das plataformas continentais.
A Ilha de La Palma e a escura Cratera do Vulcão Cumbre Vieja
Terremotos geralmente não produzem tsunamis desta escala, a não ser que eles possam causar um grande deslocamento de terra debaixo d’ água, tipicamente tais tsunamis têm uma altura de dez metros ou menos (seria o caso do Tsunami do Japão em Março de 2011).
Deslocamentos de terras que são grandes comparadas à profundidade atingem a água tão rapidamente que a água que foi deslocada não pode se estabelecer antes que as rochas atinjam o fundo.
Isto significa que as rochas deslocam a água em velocidade total em todo seu caminho ao fundo.
Se o nível da água é profundo, o volume de água deslocado é muito grande e as partes baixas estão sob alta pressão.
Isto resulta numa onda que contém grande quantidade de energia.
Algumas pessoas assumem que mega tsunamis pré-históricos varreram antigas civilizações, como um castigo do(s) deus(es), comum em muitas culturas ao redor do mundo.
Porém, isto é improvável, considerando que mega tsunamis usualmente acontecem sem qualquer aviso, atigindo apenas áreas costeiras e não necessariamente ocorrendo após uma chuva qualquer.
A hipótese de mega tsunamis foi criada por geólogos buscando por petróleo no Alasca.
Eles observaram evidência de ondas altas demais em uma baía próxima.
Cinco anos depois, uma série de deslocamentos de terra foi revelada como a causa destas altas ondas no Alasca.
O histórico geológico mostra que mega tsunamis são muito raros, mas que devastam qualquer coisa próxima à costa atingida.
Alguns podem devastar costas de continentes inteiros.
O último evento conhecido desta magnitude aconteceu há 4 mil anos na Ilha de Reunião, leste de Madagascar.
UMA ONDA QUE ATINGIU 524 metros de ALTURA na BAIA DE LITUYA-ALASKA, EM 1958
Um fato sempre intrigou biólogos e geólogos na baia de Lituya, no Alaska.
Ao redor de toda a baia, nas margens, existe uma faixa de vegetação começando da linha d’água composta por arvores jovens e somente muitas dezenas e até centenas de metros acima é que aparecem as árvores velhas.
Os cientistas sempre souberam que as arvores jovens nasceram em decorrência da morte das arvores velhas que ali estavam, mas não sabiam o que havia causado isso.
Um evento geológico colossal elucidou o enigma.
No dia 9 de julho de 1958, um grande terremoto de 8.5 graus na escala richter sacudiu a região da baia de Lituya.
Uma grande massa de rocha com volume estimado de 30 milhões de metros cúbicos se desprendeu de uma altura de 900 metros de uma montanha, mergulhando na profunda baia de Lituya.
O gigantesco e súbito deslocamento de água produziu uma descomunal onda.
Segundos depois, parte da onda atingiu a margem oposta ao deslizamento 1350 metros adiante e quebrou, subindo uma outra montanha e derrubando arvores a inacreditáveis 524 metros de altura.
O restante da onda seguiu adiante e arrasou com a baia de Lituya derrubando arvores a até 200 metros de altura.
Os acontecimentos de 1958 no ALASCA mostraram que Tsunamis também podem ser criados por deslocamento de grandes massas de rochas de ilhas vulcânicas e deslocamento de grandes massas de água sobre a plataforma continental, o que se um dia ocorrer, será numa escala muito maior e poderá devastar faixas litorâneas inteiras de muitos países.
Ameaças de Mega tsunamis
Ilhas vulcânicas como as de Reunião e as Ilhas do Havaí podem causar megatsunamis porque elas não são mais do que grandes e instáveis blocos de material mal agrupado por sucessivas erupções. Evidência de grandes deslocamentos de terra foram encontradas na forma de grande quantidade de restos subaquáticos, material terrestre que caiu oceano adentro.
Em anos recentes, cinco de tais restos foram encontrados somente nas ilhas havaianas.
Alguns geólogos acreditam que o maior candidato para a causa do próximo megatsunami é a erupção do VULCÃO CUMBRE VIEJA na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias, na costa oeste da África. Em 1949, uma erupção causou a queda do cume de Cumbre Vieja e fez cair vários metros adentro do Oceano Atlântico.
Acredita-se que a causa disto foi causada pela pressão do magma em aquecimento e água vaporizando-se presa dentro da estrutura da ilha, causando um deslocamento da estrutura da ilha.
A velocidade e a amplitude de deslocamento e o tamanho das ondas em caso de colapso do Vulcão Cumbre Vieja na Ilha de La Palma.
Durante uma próxima erupção, que estima-se acontecerá em algum tempo nos próximos anos, séculos ou milênios, irá causar um novo deslocamento da ilha, fazendo a metade ocidental, pesando talvez 500 milhões de toneladas, deslocar-se catastroficamente em direção ao fundo do oceano e com isso gerando uma imensa onda em direção ao oeste, ao norte/nordeste do Brasil e à costa leste dos EUA.
”Isto irá automaticamente gerar um megatsunami com ondas locais com alturas de centenas de metros”.
Depois que o tsunami cruzar o Atlântico, provavelmente irá gerar uma onda com 10 a 25 metros de altura ao chegar no Caribe e na costa leste da América do Norte várias horas depois (entre oito a dez horas), gerando grandes problemas econômicos e sociais para as populações litorâneas sobreviventes dos países envolvidos e para a economia global como um todo.
Enquanto que potencialmente não tão destruidor como um super-vulcão, um mega tsunami seria um desastre sem precedentes em quaisquer regiões em que este evento ocorra.
Investigação intensiva na seqüência da catástrofe do tsunami na Indonésia de 26 de dezembro de 2004 mostrou que muitas outras zonas costeiras também estão em perigo de sofrerem impacto de tsunamis.
Assim, as costas leste e oeste do Atlântico e na costa do Mediterrâneo, não estão a salvo de maremotos e, portanto, devem ser mais bem protegidas.
TSUNAMIS NO ATLÂNTICO
Mapa de ocorrências históricas de Tsunamis no Atlântico:


Locais de ocorrências de Tsunamis na área do Oceano Atlântico. Em vermelho houve séria destruição, em amarelo destruição moderada e em branco pequena destruição.
Poucas catástrofes como tsunamis ocorrem no Atlântico, em comparação com o Pacífico. Os maremotos em Lisboa (em 1º de NOVEMBRO DE 1755, posterior ao grande terremoto acontecido no mesmo dia com epicentro no nordeste do Oceano Atlântico e que destruiu Lisboa) e em Porto Rico foram até agora a maior catástrofe de tsunamis, quando milhares de pessoas perderam suas vidas.
Saiba mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sismo_de_Lisboa_de_1755
Localização potencial do epicentro do terremoto de 1755 em LISBOA e o tempo de propagação e chegada do posterior tsunami, em horas após o sismo.
Vulcão pode provocar tsunami nos EUA e no norte do Brasil, dizem cientistas
Por Daniel Flynn - www.reuters.com
Madri, Espanha (Reuters) - Uma onda de 50 metros de altura atingindo o litoral atlântico dos Estados Unidos e destruindo tudo no seu caminho –não se trata de um filme de Hollywood, mas de uma sombria previsão de cientistas britânicos e norte-americanos, que também incluem o BRASIL na lista de possíveis lugares atingidos.
Enquanto a comunidade internacional tentava ajudar as vítimas do devastador maremoto de dezembro no sul da Ásia, os especialistas alertam que a erupção de um vulcão nas ilhas Canárias (que pertencem à Espanha e ficam no litoral norte da África) pode provocar a maior tsumami já registrado na história humana.
Cálculo do tamanho e da evolução das ondas do Tsunami com o colapso do Vulcão Cumbre Vieja nas Ilhas Canárias:
Cálculo da evolução da propagação das ondas do tsunami: A = 2 minutos, B = 5 minutos, C = 10 minutos, D = 15 minutos, E = 30 minutos, F = 1 hora, G = 3 horas, H = 6 horas atinge o Norte/Nordeste do BRASIL e I = 9 horas atingindo a Flórida.
Segundo um polêmico estudo desses cientistas, uma explosão no vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, pode lançar uma montanhas de rochas do tamanho de uma ilha dentro do Atlântico, a uma velocidade de até 350 quilômetros por hora.
Mas muitos cientistas dizem que o risco de uma megatsunami provocado por tal erupção está sendo exagerado.
Nesse estudo, a energia liberada pela erupção seria equivalente ao consumo de eletricidade nos Estados Unidos durante seis meses.
As ondas sísmicas se deslocariam pelo Atlântico na velocidade de um avião a jato (900 km/hora).
A devastação nos Estados Unidos provocaria prejuízos de trilhões de dólares e ameaçaria dezenas de milhões de pessoas.
Países como a Espanha, Portugal, Grã-Bretanha, França, BRASIL, Região do Caribe, Guianas, Venezuela e todos os países da África Ocidental também poderiam ser atingidos pelas ondas gigantes.
“Isso pode ocorrer na próxima erupção, que pode acontecer no próximo ano, ou pode levar dez mil anos para acontecer”, disse Bill McGuire, do Centro de Pesquisas Benfield Hazard, da Grã-Bretanha. (Sobre os EUA ver no Link: http://thoth3126.com.br/o-futuro-dos-eua-por-ned-dougherty/
O Cumbre Vieja, que teve sua última explosão em 1971, normalmente tem erupções em intervalos de 20 a 200 anos.“Simplesmente não sabemos quando vai acontecer, mas há alguém preparado para assumir o risco depois dos incidentes do Oceano Índico?”, disse McGuire, propondo a criação de um programa para monitorar a atividade sísmica na encosta do vulcão.
“Precisamos fazer com que as pessoas saiam antes do colapso em si.
Uma vez que o colapso tenha acontecido, o Caribe teria nove horas, e os EUA de 6 a 12 horas, para retirar dezenas de milhões de pessoas.”
Mas outros especialistas vêem exageros na previsão sobre o Cumbre Vieja ou sobre o vulcão havaiano de Kilauea.
A Sociedade Tsunami, que reúne especialistas de vários países, diz que essas teorias só servem para assustar as pessoas.
O grupo argumenta que o Cumbre Vieja não explodiria em uma única rocha e que a onda criada seria muito menor (apesar de haver registros históricos de mega explosões como a do Vulcão submerso THERA em Santorini, no arquipélago das ilhas gregas conhecidas como As Cíclades, no Mar Egeu, que em torno de 1.680 a.C. explodiu violentamente, literalmente jogando pelos ares a maior parte da ilha Santorini e o topo da montanha.
Fotos de satélite de SANTORINI, no Mar Egeu e o gigantesco buraco/vazio deixado na ilha pela explosão do vulcão THERA em 1.680 a.C.
O impacto daquela erupção fez-se sentir em toda a Terra, mas com particular intensidade na bacia do Mar Mediterrâneo.
A erupção do vulcão THERA em Santorini parece estar ligada ao colapso da Civilização Minóica na ilha de Creta, distante de Santorini 110 km ao sul.
Acredita-se que tal cataclismo tenha inspirado as posteriores lendas acerca de Atlântida. Ver mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Santorini ).
“Estamos falando de milhares de anos no futuro. Qualquer coisa pode acontecer. Nesse meio tempo um asteróide também poderia cair na Terra”, disse George Pararas-Carayannis, fundador da Sociedade Tsunami.
Muitos especialistas acham que as tsunamis provocadas por deslizamentos abruptos duram menos do que aquelas gerados por terremotos fortes, como o de 26 de dezembro de 2004, na Indonésia que matou cerca de trezentas mil pessoas.
Santorini à esquerda.
Charles Mader, editor de uma revista do Hazards sobre tsunamis, prevê que mesmo um enorme deslizamento em La Palma provocaria ondas de apenas um metro de altura nos EUA.
De qualquer forma, especialistas avaliam que a ameaça das tsunamis estava subestimada antes da tragédia asiática, que matou mais de 150 mil pessoas.
“Não seria surpresa para mim se amanhã víssemos outra tsunami como essa,” disse Pararas-Carayannis, apontando para as falhas geológicas de Portugal, de Porto Rico e do Peru como riscos possíveis.
Para McGuire, um sistema de alerta no Oceano Índico teria evitado completamente as mortes em Sri Lanka e na Índia, já que na maioria dos casos a população precisava se deslocar apenas um quilômetro para ficar a salvo.
Na opinião dele, o risco dos tsunamis para a Terra só é inferior ao do aquecimento global.
“Com as costas fortemente ocupadas agora, particularmente nos países em desenvolvimento, as tsunamis são um grande problema porque, ao contrário dos terremotos, transmitem a morte e a destruição através de oceanos inteiros.”
O arquipélago da Ilhas Canárias. Na Ilha de EL HIERRO, AO SUL DA ILHA DE PALMA, onde está o CUMBRE VIEJA está acontecendo uma enorme atividade sísmica, com muitos terremotos (alguns são submarinos)
Ilhas Canárias: Risco de erupção vulcânica em El Hierro ao sul de LA PALMA
Nos últimos dias do ano de 2011, se registrou uma série de movimentos sísmicos na ILHA DE EL HIERRO, e especialistas estão agora a avaliar se o magma está subindo.
Barcos transportando equipes da Unidade Militar de Emergências do governo espanhol local partiram, no final da manhã, para El Hierro, para uma eventual operação de evacuação.
Cinquenta e três pessoas foram já realojadas e o principal túnel da ilha, entre as localidades de Frontera e Valverde, foi fechado.
Foto à direita: El Hierro, nas Ilhas Canárias: Risco de erupção vulcânica. Esferas azuis e vermelhas marcam a ocorrência de Terremotos recentes.
As autoridades espanholas estão a mobilizar-se para uma eventual evacuação da ilha de El Hierro, no arquipélago espanhol das Canárias, devido ao risco de uma erupção vulcânica.
Desde o dia 19 de Julho até às 11h16 de hoje, foram registados 8.356 eventos sísmicos (TERREMOTOS) na ilha de EL HIERRO, segundo dados do Instituto Geográfico Nacional (IGN) dA Espanha.
Apenas 15 teriam sido sentidos de fato pela população, segundo a edição online do diário espanhol El Pais.
Mas o número de sismos aumentou e alguns mais recentes parecem estar ocorrendo a uma profundidade menor do que a maioria, o que pode significar um aumento do nível do magma sob a ilha.
Especialistas dizem que esta ocorrendo erupções submarinas em EL HIERRO, que se localizam a cerca de 2.000 metros de profundidade no leito do oceano e a uma distância entre cinco e sete quilômetros da costa.
De qualquer forma, com o aumento na frequência dos eventos sísmicos o governo das Ilhas Canárias acionou o nível “amarelo” de alerta – o segundo menos grave numa escla de quatro cores, e que implica em maior informação à população e planificação de recursos.
As autoridades estão se preparando para, caso necessário, retirar 4.000 pessoas da Ilha de El Hierro em quatro horas.
Segundo Maria del Carmen Romero, professora de Geografia da Universidade de Laguna, citada pelo jornal La Vanguardia, um dos principais riscos é o de desmoronamentos de terras, já que a ilha tem encostas muito acentuadas.
No entanto, pode não chegar a haver uma erupção vulcânica, lembrando de uma crise sísmica semelhante, descrita em crônicas de 1793, sem erupção vulcânica.
Permitida a reprodução desde que mantido o formato original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br