terça-feira, 27 de agosto de 2013

Plantas Venenosas

Comigo-ninguém-pode

A Dieffenbachia picta Schott (nome cientifico da Comigo-ninguém-pode) são altamente perigosas e sua toxina é encontrada nas folhas e no caule da planta, no formato de cristais de oxalato de cálcio, substancia capaz de provocar inflamações.
O principal perigo é quando a planta e ingerida, pois a faringe, as cordas vocais e a mucosa da boca são feridas e os cristais de oxalato de cálcio provocam inchaços.
Esses inchaços impedem a pessoa de respirar, podendo provocar a morte se não for tratada a tempo.

 
Jequiriti

Esta planta cujo nome cientifico é Abrus precatorius L. possui sementes que contem uma substancia tóxica denominada abrina, que é letal quando é mastigada pois faz com que as células vermelhas fiquem aglutinadas e coagulem, impedindo a circulação do sangue.

 
Pinhão-de-Purga

A Jatropha curcas L. contém em suas sementes um veneno chamado ricina, que também dificulta a circulação do sangue.
A quantidade de ricina presente nas sementes é grande e a ingestão de quatro sementes ou mais pode provocar morte. tratamento inclui a lavagem gástrica e observação para evitar desidratação.
A planta é considerada uma praga rural e não aparece muito nas grandes cidades.

 
Nepenthes attenboroughii

Descoberto a mais de 5000 metros acima do nível do mar no Monte Victoria, nas Filipinas, a gigante, planta carnívora em forma de jarro, segrega uma substância como néctar para atrair vítimas inocentes em um pool de enzimas e ácidos.
Uma gosma pegajosa, faz com que seja quase impossível a presa escapar.
A planta mede 30cm de diâmetro e é grande o suficiente para capturar roedores azarados, mas os insetos são sua refeição mais comum.
As plantas carnívoras, dos quais existem cerca de 600 espécies diferentes, tendem a crescer em ambientes com deficiência de nitrogênio e, portanto, obter os nutrientes de decomposição das vítimas.

 
Ricinus communis:Mamona

A mamona pode ser encontrada em praticamente qualquer lugar, apesar de conter a ricina um veneno mortal.
Embora o processo de extrair a ricina suficiente e processá-la em uma arma é complexo, autoridades de Las Vegas descobriram a toxina em um quarto de hotel em fevereiro de 2008, a KGB usou-a para silenciar a oposição permanentemente.


Cicuta douglasii: Western Water Hemlock

Considerada a mais violentamente planta tóxica, que cresce na América do Norte pelo USDA, a cicuta contém a toxina cicutoxin, que destrói o sistema nervoso central, causando grande mal, que incluem a perda de consciência e violentas contrações musculares e eventualmente a morte, se ingeridas.
É diferente do veneno cicuta, notório assassino de Sócrates, na medida em que contém alcalóides coniine que mata por paralisar o sistema respiratório.
Ambos são membros da família da cenoura.


Rugosum Eupatorium: White snakeroot

Beber leite de uma vaca que decidiu comer White snakeroot pode levar a doença mortal do leite, como foi o caso da mãe de Abraham Lincoln, Nancy Hanks.
Cada parte desta planta perene contém tremetol, um álcool insaturado que pode causar tremores musculares em animais antes de matá-los.
As pessoas estavam tentando desesperadamente ao longo do século 19 descobrir o que provocava o envenenamento dos seus animais.
Não foi entendido até a virada do século, quando o Departamento de Agricultura dos E.U.A identificou a causa e rapidamente começou o se extermínio.
Agora, o white snakeroot ainda cresce selvagem, mas um controle maior no setor agrícola contribuiu para evitar as vacas de comê-lo.


Aconitum napellus: Monkshood

A planta roxa vibrante, comumente encontrada em jardins, é carregada com o aconite um alcalóide venenoso, que tende a causar asfixia.


Macrorhiza Utricularia: Common Bladderwort

Esta planta carnívora aquática depende de várias bexigas submersas para captura de presas, como girinos e pequenos crustáceos.
Uma vitima vai confiante contra uma escova de cerdas externas que são o gatilho, fazendo com que as bexigas abram e capture-as.
Uma vez lá dentro, a vítima morre por asfixia ou inanição e, em seguida decai em um líquido que é sugado pelas células das paredes da bexiga.


Dionaea muscipula:Vênus

Com a capacidade de se fecharem, o tempo de reação da planta carnívora parece apto para o reino animal. Insetos necessitam de tocar os fios consecutivamente em ordem para que a planta possa reagir, senão o mecanismo preciso que fecha a armadilha permanece obscuro.
Segundo a Sociedade Botânica da América quando a planta é tocada, o potencial elétrico da folha é alterado, desencadeando uma série de eventos a nível celular.


Brugmansia:Trombeta de anjo

A trombeta de anjo, nativa de regiões da América do Sul, libera uma poderosa toxina, contendo atropina, hiosciamina e escopolamina.
Criminosos na Colômbia têm extraído a escopolamina da planta e usaram-na como uma potente droga que deixa as vítimas desconhecendo o que estão fazendo, mas totalmente consciente.
A escopolamina pode ser absorvida através da pele e das mucosas, permitindo que os criminosos simplesmente soprem o pó no rosto de uma pessoa.


Nerium oleander : Oleander

Este arbusto muito comum é uma das plantas mais venenosas do mundo.
As folhas, flores e frutas contêm glicosídeos cardíacos, que têm aplicações terapêuticas, mas é provável que matem alguém de parada cardíaca se comer parte da planta.
As pessoas tendem a agradar-se da planta, porque as flores são brilhantes e bonitas.
Mas é uma planta muito venenosa que irá parar seu coração.

 
Cnidoscolus angustidens : Mala mujer

Mala mujer, que traduzindo significa a "mulher má", pode ser encontrada em partes do México e está coberta de espinhos desagradáveis.
O perigo real, no entanto, vem da cáustica, seiva leitosa que pode escapar da planta.
A seiva, uma característica comum entre muitas plantas do gênero Euphorbia, pode causar irritações na pele e manchas dolorosas.



fonte: plantas venenosas

Nenhum comentário :