segunda-feira, 22 de julho de 2013

Forte Terremoto de 6,6º na China

Forte terremoto atinge a região central da China
Abalo aconteceu na manhã de segunda-feira (dia 22) perto da cidade de Tianshui.
O epicentro foi perto da superfície, o que pode causar mais e maiores estragos.
O terremoto também foi sentido nas cidades vizinhas de Dingxi, Longnan, Tianshui, bem como a capital provincial de Lanzhou. Xi’an City, capital da vizinha província de Shaanxi também foi relatado ter sentido o tremor.
Tradução, edição e imagens: Thoth3126@gmail.com
 
 
Terremoto de 6,6 graus na escala Richter atinge noroeste da China.
Um forte terremoto atingiu a região central da China na manhã de segunda-feira (22).
A informação foi divulgada pela United States Geological Survey, serviço geológico do governo dos Estados Unidos .
 
Atualizado em 22/07/13, à 08:15 horas.
Fonte: http://www.xinhuanet.com/english/
 
GANZHOU, 22 de julho (Xinhua) –
Um terremoto de 6,6º graus na escala Richter sacudiu a região na junção de dois municípios do noroeste da China, na província de Gansu na segunda-feira de manhã.
 
 
 
O terremoto ocorreu às 07h45 no encontro de duas comunidades, Minxian County e Zhangxian County, de acordo com o China Earthquake Center Networks.
 
As pessoas residentes em Minxian County disseram que o forte tremor foi sentido e viram agitação perceptível de árvores e casas sacudindo, acrescentando que o tremor durou cerca de um minuto.
 
Enquanto isso, o terremoto também foi sentido nas cidades vizinhas de Dingxi, Longnan, Tianshui, bem como a capital provincial de Ganzhou.
 
Xi’an City, capital da vizinha província de Shaanxi também foi relatado ter sentido o tremor. Ainda são desconhecidos se houve feridos e quais os danos materiais.
 
Repórteres da agência Xinhua estão se deslocando para a área atingida pelo terremoto em busca de mais informações.
 
O epicentro do terremoto, com uma profundidade de 20 km, foi monitorado em 34,5 graus de latitude norte e 104,2 graus de longitude leste, disse o centro.
 
Subiu para 73 o número de mortos, após um terremoto de magnitude 5,9 sacudir a província de Gansu, na China, segundo novo balanço divulgado pela a agência oficial Xinhua. 
 
O número de feridos não foi alterado e permanece em cerca de 300.
 
Mais de 21 mil imóveis foram afetados, e pelo menos 1.200 desabaram totalmente.
 
 
O terremoto aconteceu às 7h45 (horário local, 20h45 de domingo, 21, em Brasília) entre os condados de Minxian e Zhangxian, segundo dados do centro de controle sismológico de Gansu.
 
De acordo com autoridades locais, a maioria dos municípios da província foi afetada pelo tremor e não se descarta que o número de mortos possa aumentar nas próximas horas.
 
O terremoto foi sentido também em Lanzhou e até na cidade de Xian, capital da província de Shaanxi.
 
Somente uma hora e meia depois, às 9h12 (22h12 de Brasília), a mesma região sofreu uma réplica de magnitude 5,6.
 
A Administração Sismológica da China já iniciou um plano de resposta de emergência frente ao terremoto e enviou equipes de socorro para a área afetada.
 
Soldados do Exército de Libertação Popular, policiais e mais de 300 voluntários da província foram enviados para ajudar com os trabalhos de resgate.
 
Além disso, o observatório local de meteorologia acionou o alerta vermelho devido às fortes chuvas que eram esperadas para a zona nos próximos dias, algo que aumentará as dificuldades dos trabalhos de socorro. 
 
As autoridades recomendaram à população evitar ficar perto de montanhas por causa de possíveis deslizamentos de terra ou futuras réplicas do terremoto.
 
Alguns dos serviços ferroviários que ligam as províncias de Gansu e Shaanxi foram suspensos, enquanto algumas conexões telefônicas não podem ser feitas devido aos cortes de energia elétrica que afetam as comarcas próximas ao epicentro do tremor. 
 
O oeste da China é uma região com frequente atividade sísmica. Em abril de 2010, um terremoto de magnitude 6,9 na província ocidental de Qinghai (planalto tibetano) causou a morte de quase 2.700 pessoas.
 
A província de Gansu, uma região montanhosa com grandes zonas desérticas, é uma das menos povoadas da China, embora Dingxi abrigue 2,7 milhões de habitantes concentrados em fazendas e povoados.
 
Permitida a reprodução desde que respeite a formatação original e mencione as fontes.
www.thoth3126.com.br

Nenhum comentário :