terça-feira, 12 de março de 2013

Vinho pode ajudar a combater o vírus da gripe comum






Pesquisadores descobriram que um ou dois copos de vinho por dia podem ajudar a combater o resfriado comum.

Eles descobriram que uma quantidade moderada de vinho provém uma proteção com cerca de 200 tipos de vírus que podem causar o resfriado. 

A pesquisa publicada no Jornal de Epidemologia analisou mais de quatro mil pessoas em universidades espanholas, que fizerem um diário sobre seus hábitos alimentares, e estilo de vida durante um ano.

Segundo os resultados, pessoas que bebem até duas taças de vinho por dia, têm 40% menos chances de pegar um resfriado.

Os cientistas explicam que o efeito pode ser causado pelos flavonóides presentes em alta quantidade na bebida, principalmente no vinho tinto, que ajudam o corpo a produzir anticorpos naturais.

O estudo diz que alguns flavonóides ajudam especificamente contra vírus nasais.

"Esta descoberta pode explicar a maior resistência à infecção viral entre os bebedores de vinho", acrescentou um dos pesquisadores. 

No entanto, outros especialistas acham que a explicação pode ser que os bebedores de vinho ficam resfriados, mas não notam os sintomas, porque as substâncias presentes no vinho diminuem a resposta do corpo.

Um desses ingredientes é o resveratrol, que diminui os processos inflamatórios no corpo.

Como resultado, o consumo de vinho pode amortecer a inflamação no nariz e vias respiratórias que ocorre quando o sistema imunitário está combatendo uma infecção por vírus da gripe.



http://revistaadega.uol.com.br

Nenhum comentário :