segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Foto impressionante mostra onda de choque de vulcão

  

onda de choque fluxo piroclástico
 
Uma nova imagem feita do espaço mostra uma erupção vulcânica em seu estágio inicial, ainda começando a criar uma nuvem de fumaça e vapor, e criando uma onda de choque mortal na atmosfera chamada de fluxo piroclástico.
 
O Sarychev Peak, na ilha de Matua, é um dos vulcões mais ativos da cadeia de ilhas de Kuril, no norte do Japão.
 
A nova foto foi tirada no dia 12 de junho, e a NASA (agência estadunidense de pesquisa espacial) afirma que pesquisadores de vulcões estão animados com a foto, pois ela conseguiu capturar vários fenômenos que ocorrem no início de uma erupção vulcânica.

A maior nuvem mostrada na foto parece ser uma combinação de fumaça e vapor branco, de acordo com a NASA.

As nuvens próximas ao vulcão foram afastadas em um padrão circular pela onda de choque da erupção, de acordo com cientistas.

Exatamente o que permitiu a realização da foto.

A nuvem mais clara no topo pode ser vapor condensado, resultante da subida rápida e o contato com a massa de ar mais fria acima da coluna de poeira.

A nuvem chega a fazer sombra na parte nordeste da ilha.

A foto também mostra uma mancha cinza no chão, provavelmente uma mistura de gás quente e poeira, que é chamada pelos cientistas de nuvem piroclástica.

As nuvens piroclásticas são muito perigosas, pois chegam a 600 graus e se movem pela terra a uma velocidade média de 200 quilômetros por hora.

Voos comerciais estão desviando da região do vulcão para minimizar os danos causados às aeronaves pelo contato com a poeira.

A última erupção explosiva do Sarychev Peak foi em 1989.

[Live Science]
Por                     

http://hypescience.com

Nenhum comentário :