terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Método Básico de Meditação

 

Há inúmeras maneiras para relaxar e meditar.

Aqui estão alguns dos principais passos, comuns à maioria das técnicas:

1.

Progressivamente relaxe todos os músculos do corpo e deixe diminuir todas as tensões. Ter uma postura confortável, sentado, ajuda muito.

2.

Sem qualquer esforço, deixe os pensamentos que vêm e vão, passar até que gradualmente se desvaneçam.
Para alcançar um estado de tranquilidade consciente, pode-se em primeiro lugar manter a atenção totalmente focada na repetição de um mantra escolhido, observando-se voluntariamente a chama bruxuleante de uma vela ou os meandros de uma mandala, ouvir um som suave ou música, ou seguir atentamente o movimento da própria respiração, até ao ponto em que o monólogo interior do pensamento de uma pessoa é o silêncio.
Permitindo que o foco consciente da pessoa passe para segundo plano, rompe-se lentamente com o que chama primeiro a atenção, e então, pode surgir a sensação de estar a sonhar acordado ou a de ter a cabeça nas nuvens, mas este é um estado de distanciamento com a actividade da mente, em profundo silêncio consciente.

3.

Tente ficar longe de qualquer espaço e referências de tempo como: onde é, onde precisa ir, o que aconteceu ontem, o que deve ser feito amanhã, e confiantemente passar para o estágio seguinte, no qual as impressões intuitivas, as imagens e inspirações podem espontaneamente surgir a partir de uma consciência expandida da alma.
Há uma distinção subtil, mas clara, que permite distinguir esse estado de alma dos pensamentos e sentimentos usuais do nosso ego e da nossa mente centrada e hiperactiva; a essência da verdade, para nós, é muitas vezes sentida como um desencadear de ondas de felicidade e formigueiro, geralmente associado a arrepios.

4.

Passivamente observe e contemple todos os fenómenos, visões e novas ideias que vão surgindo, sem nenhuma reacção mental, mantendo o seu estado de alerta e distanciamento.

5.

Finalmente, ao regressar à consciência normal, reflicta sobre o significado mais profundo do que foi experimentado e anote o que parece mais importante, ou fale sobre isso com alguém, para que se lembre e interiorize.

Outro ponto-chave útil é esforçar-se para permanecer plenamente consciente do seu contexto, sentimentos e impressões intuitivas, que podem surgir a qualquer momento durante o dia.


Esta ancoragem da consciência no momento aqui e agora vai contribuir para diminuir a retenção das muitas ilusões ainda programadas em nós, as quais muitas vezes impedem uma percepção directa e sem distorções do que está ao nosso redor e o que na verdade está a acontecer.

Isto irá criar um acesso permanente e instantâneo à Consciência Universal e habilitá-lo a guiar os seus pensamentos, palavras e acções, através da voz intuitiva e dos sussurros espontâneos que pode sentir.

Como certamente sabe, se já entrou num estado de meditação profunda após a leitura de um tema e definição de matérias, tais como a seguinte, a única maneira de realmente chegar a um sentido profundo e vibrante de Unidade, ao nível de alma, não é certamente tentar lembrar-se, enquanto medita, de tudo o que leu antes da meditação.


Ter uma ideia geral é geralmente tudo que é necessário.

Finalmente, se gosta de ter uma música inspiradora de fundo enquanto medita, o álbum
Angelic Music de Iasos, com duas músicas de aproximadamente 30 minutos cada, tem provado ser adaptado a este exercício espiritual.

Nos momentos de meditação você pode ouvir qualquer tipo música que para si seja mais eficaz.

Então, quando a sua mente está em repouso e você está perfeitamente centrado na sua consciência de alma, você pode considerar que atingiu uma quietude perfeita da mente e uma consciência vibrante que melhor propícia o surgimento de um estado de meditação profunda, onde a voz suave da sua alma pode chegar à sua mente consciente e guiá-lo para Ser tudo o Que Você É.

http://www.earthrainbownetwork.com/FocusArchives/MetodoMeditacao.htm

Nenhum comentário :