domingo, 16 de dezembro de 2012

Astrologia - Na Educação Infantil


 

 
O mapa astral é o posicionamento dos astros no céu no preciso momento em que nascemos.

Assim, é possível desde os primeiros dias, semanas, meses ou anos da nossa vida acompanhar através dos movimentos celestes a sintonização dos astros com o ser humano e as suas tendências e evoluções.

A astrologia pode ser muito útil para as crianças.

O conhecimento pelos pais da carta astral dos filhos dá-lhes a possibilidade de entenderem, de acordo com cada signo, determinadas formas de personalidade.

Naturalmente, é uma preciosa ajuda, que bem interpretada, mantendo os padrões pessoais de personalidade pode ser um importante apoio para a criança durante a sua formação.

Quando se faz a carta astral de uma criança, orientamos em especial os pais, para que estejam cientes do seu papel e impacto perante o filho, uma vez que através da análise do mapa se pode compreender qual a imagem que a criança tem do pai e da mãe.

Mais tarde, a partir de uma certa idade, podemos interpretar o mapa para a própria criança, utilizando, naturalmente, uma forma de linguagem que se adapte à sua idade e desenvolvimento.

Convém saber que durante os primeiros anos de vida da criança, a lua actua com grande intensidade na criança, este facto geralmente não é conhecido pelos pais, que normalmente têm mais contacto com o signo solar, aquele que todos identificam facilmente.

O signo lunar descreve as reacções infantis, o ambiente necessário para alimentar a criança psíquica, emocional e fisicamente, quais as características que ele manifestará com maior naturalidade e quais as tendências dos primeiros anos de vida.

Quanto ao signo solar ele é muito importante, pois simboliza a essência do ser, que deve ser estimulado, a missão é o principal objetivo de evolução ao longo de toda a nossa vida.

Cada ponto do mapa astral tem uma relação com experiências específicas.

A infância é representada no seu vínculo às posições da lua e do sol, assim como a maturidade traz o desenvolvimento da característica do ascendente.

A análise aprofundada do mapa astral permite a orientação de uma pessoa em qualquer idade.

Vamos agora analisar as características mais importantes a serem estimuladas nas crianças, segundo o seu signo solar ou lunar.


21 de Março a 20 de Abril
Planeta Regente: Marte – Modo: Cardinal – Elemento: Fogo

É importante que se estimule a independência, a iniciativa, a capacidade de liderança e atividades físicas.
Proporcionar a orientação adequada em relação a atitudes egoístas, impacientes e agressivas, promovendo relacionamentos mais harmoniosos.


21 de Abril a 20 de Maio
Planeta Regente: Vénus – Modo: Fixo – Elemento: Terra

Estimular o contacto com a natureza, a convivência num ambiente pacífico e amoroso, assim como o bem-estar da criança em relação ao seu próprio corpo.
Favorecer atividades que exercitem habilidades manuais, criativas ou artísticas.
Propor uma orientação adequada no que se refere a alimentação, tendo em conta que deverão ser evitado excessos.
Dosar conceitos de ciúme e apego a questões de ordem material.



21 de Maio a 20 de Junho
Planeta Regente: Mercúrio – Modo: Mutável – Elemento: Ar

Estimular as capacidades mentais, o diálogo, a comunicação, a leitura, a curiosidade, os passeios e os contactos com ambientes diversificados.
Uma forma de orientação que não torne a criança excessivamente dispersiva, desligada ou ansiosa com os seus pensamentos e atitudes.
Respeitar o seu ritmo de desenvolvimento mental.


21 de Junho a 21 de Julho
Planeta Regente: Lua – Modo: Cardinal – Elemento: Água

Estimular a afetividade, o carinho, a sensibilidade, a harmonia no lar, a imaginação, a criatividade e possíveis dotes artísticos.
Evitar atitudes protectoras excessivas em relação à criança, deixando-a mais à vontade para poder avaliar as suas próprias emoções.


22 de Julho a 22 de Agosto
Planeta Regente: Sol – Modo: Fixo – Elemento: Fogo

Estimular a liderança, o entusiasmo, o espírito criador e inventivo, o brilho e carisma dessas crianças.
Proporcionar o entendimento de conceitos como autoritarismo, egoísmo, orgulho e vaidade. Equilibrar o seu natural egocentrismo, fazendo-lhes ver que não são o centro do mundo.


23 de Agosto a 22 de Setembro
Planeta Regente: Mercúrio – Modo: Mutável – Elemento: Terra

Desenvolver a vontade de ajudar, de ser útil, de realizar tarefas, de sentir-se apreciado pelo que faz. Respeitar o interesse da criança pelo próprio corpo e da saúde de uma maneira geral.
Estar atenta para não estimular sentimentos de inferioridade, de culpa ou de perfeccionismo excessivo.


23 de Setembro a 22 de Outubro
Planeta Regente: Vénus – Modo: Cardinal – Elemento: Ar

Desenvolver a socialização, os relacionamentos, o sentido da harmonia e justiça, o bom gosto e possíveis tendências artísticas.
Chamar a atenção para a necessidade de fazer opções e tomar decisões na vida, de manter uma preocupação de justiça e correcção.
Valorizar as coisas e as pessoas não apenas pelas aparências.


23 de Outubro a 21 de Novembro
Planeta Regente: Plutão – Modo: Fixo – Elemento: Água

Desenvolver o interesse natural pelos mistérios, pelos enigmas e pelo oculto.
Proporcionar a compreensão de assuntos considerados “tabus” como a sexualidade e a morte.
Ajudar a criança a trabalhar as suas tendências para guardar ressentimentos, reservas e a reações emocionais extremas, como sentimentos de vingança e posse.


22 de Novembro a 21 de Dezembro
Planeta Regente: Júpiter – Modo: Mutável – Elemento: Fogo

Estimular os estudos, viagens, gosto pela leitura, desportos e todas as formas de abranger um horizonte mental e cultural mais vasto.
Proporcionar liberdade e espaço, mas ajudando a criança a entender os limites, para que não cometa excessos na alimentação ou em qualquer área da sua vida.


22 de Dezembro a 20 de Janeiro
Planeta Regente: Saturno – Modo: Cardeal – Elemento: Terra

Desenvolver o sentido de responsabilidade e disciplina, evitando que seja dada excessiva ênfase à noção de dever e obrigação, procurando o equilibrar momentos de actividade com o lazer.
Respeitar a necessidade que a criança sente de ter uma maior participação no mundo dos adultos.


21 de Janeiro a 19 de Fevereiro
Planeta Regente: Urano – Modo: Fixo – Elemento: Ar

Estimular e desenvolver a personalidade original e criativa dessas crianças, que habitualmente costumam gostar de tecnologia e tudo que seja inovação.
Proporcionar libertação, amizade e uma forma aberta e não recheada de preconceitos como modo de ver a vida.


20 de Fevereiro a 20 de Março
Planeta Regente: Neptuno – Modo: Mutável – Elemento: Água

Estimular a sensibilidade, emotividade, espiritualidade, imaginação e criatividade.
Evitar atitudes e crenças que possam imprimir na criança sentimentos de culpa, insegurança emocional, sensação de serem vítimas das circunstâncias, ou de terem que se sacrificar excessivamente pelo bem das outras pessoas.



http://www.fontedeluz.com/index.php?ver=5&id=9

Nenhum comentário :