quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Exame de Consciência


 



Como se preparar para uma boa confissão?
Muitas confissões não são frutuosas por uma série de motivos.
Entre os princípios está a forma superficial como algumas pessoas confessam.
Toda confissão exige uma preparação feita com oração e um bom exame de consciência: "... prepara-te... para sair ao encontro de ter Deus" (Am 4,12).
 
Preparação com a Oração
1. O Local: escolha um lugar tranqüilo para passar um tempo a sós com o Senhor. Se possível, diante do sacrário.
2. A Oração: tenha presente que a finalidade é preparar-se para uma confissão frutuosa. Se estiver diante do sacrário, fique olhando para Ele sem se preocupar com as palavras. Sinta a presença de vida a brotar desse lugar santo.
Caso esteja em qualquer outro lugar, não tenha pressa em fazer a oração.
Feche seus olhos, enxergue Jesus sorrindo para você e iluminando-o com sua luz.
A seguir, abra seu coração em agradecimento ao Senhor pela oportunidade de poder renovar Seu perdão em sua vida.
Você pode agradecer lembrando fatos do passado em que sentiu a cura de Deus, assim como as bênçãos recebidas desde a sua última confissão.
 
O passo seguinte é pedir para fazer um bom exame de consciência.
3. Procurar um sacerdote para fazer uma boa confissão.
Ao terminar a confissão, não tenha pressa em retornar as atividades.
Permaneça alguns instantes agradecendo pelo perdão recebido, e se houver algo a ser reparado por palavras e atitudes, faça-o sem demora.
No caso de problemas de relacionamento, ore para que o Senhor tire os efeitos das feridas emocionais, sem ficar buscando culpados.
Também interceda pelas pessoas que o magoaram ou que você magoou.
Peça o auxílio da graça para que o perdão da confissão vá curando as faltas e defeitos confessados.
 
Sugestão de um breve exame de consciência
 
1. Mandamento: "Amar a Deus sobre todas as coisas".
Tenho dado tempo em meu dia para Deus, buscando-o pela oração, lendo sua Palavra, oferecendo-lhe meus trabalhos e evitando todo mal?
 
2. Mandamento: "Não tomar seu santo nome em vão".
Sou dado a usar o nome de Deus de qualquer modo?
Tenho blasfemado ou feito juramentos falsos? Fiz promessas e não cumpri?
 
3. Mandamento: "Guardar domingos e festas".
Tenho honrado o dia do Senhor e os dias santificados participando da santa missa, ou tenho trocado por outros compromissos?
 
4. Mandamento: "Honrar pai e mãe".
Tenho amado os meus pais, independentemente de seus aparentes defeitos?
Sendo necessário, tenho colaborado com suas necessidades materiais e espirituais?
 
5. Mandamento: "Não matar".
Tenho prejudicado a vida, a integridade física, fama ou honra do próximo...
Tenho aconselhado ou praticado o aborto?
Tenho guardado rancor?
 
6. Mandamento: "Não pecar contra a castidade".
Tenho consentido em meus pensamentos ou desejos?
Respeitei meu corpo ou o corpo de outras pessoas como templo do Espírito Santo?
 
7. Mandamento: "Não furtar."
Tenho roubado, prejudicado no trabalho ou negócios ou desejado injustamente os bens do próximo?
 
8. Mandamento: "Não levantar falso testemunho".
Tenho sido leal e verdadeiro?
Ou prejudicado os outros com palavras falsas, calúnias, fofocas, juízos temerários, violação de segredo?
 
9. Mandamento: "Não desejar a mulher do próximo."
Tenho sido fiel a meu esposo ou esposa em meus desejos e relações com os outros?
 
10. Mandamento: "Não cobiçar as coisas alheias".
Tenho sido dominado pela ambição desregrada, a ponto de usar meios desonestos para alcançar alguma vantagem financeira?
Tenho sentido inveja do progresso do meu próximo?
 

Nenhum comentário :