terça-feira, 9 de outubro de 2012

Papa assegura que profecia de Fátima não terminou e continua válida



Fátima - Portugal

Em visita a Portugal, o papa Bento XVI disse hoje em Fátima que estão equivocados aqueles que pensam que a mensagem de Nossa Senhora de Fátima "terminou", pois, embora tenha tentado, o homem não conseguiu "desencadear um ciclo de mortes e terror" e aqui "permanece o projeto de Deus para o homem".

Diante de 500 mil pessoas, segundo fontes da Polícia, que se aglomeravam na praça do santuário de Fátima, Bento XVI celebrou hoje a missa solene no dia em que a Igreja lembra a primeira das seis aparições de Nossa Senhora em 1917 aos três pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco aos quais revelou o chamado Segredo de Fátima.

Segundo o papa, já nas Sagradas Escrituras se diz que Deus procura pessoas justas para salvar "a cidade dos homens" e que o mesmo aconteceu em Fátima, onde Nossa Senhora perguntou às três crianças que "queriam se oferecer a Deus para suportar todos os sofrimentos que lhes mandasse para reparar os pecados com os quais se ofende a seu Filho".

Maria, continuou o papa, veio a este lugar do centro de Portugal, a chamada Cova da Iria, para mudar o coração daquelas pessoas "que estão dispostas a sacrificar seus vínculos mais sagrados no altar dos egoísmos das nações, raças e ideologias".

Bento XVI afirmou que veio a Fátima porque aqui converge a Igreja peregrina querida por Cristo como instrumento de evangelização e para pedir à Virgem pela humanidade "sofrida de miséria e sofrimentos".

"Vim para desfrutar da presença de Maria e para pôr sob sua proteção os sacerdotes", afirmou o papa, que ontem pediu aos padres "fidelidade e lealdade" e implorou à Virgem "que não cedamos a nossos egoísmos, às lisonjas do mundo e à sugestão do demônio".

Bento XVI manifestou hoje que traz a Fátima uma mensagem de esperança, sobretudo àqueles que sofrem ou vivem abandonados.

Sobre isso, o Pontífice assegurou que Cristo é a grande esperança, o único que não desilude e que a fé em Deus abre um horizonte de esperanças, indica uma sólida base para apoiar, sem medo, a própria vida.

Após participar ontem à noite da procissão de velas com várias centenas de milhares de fiéis, Bento XVI retornou hoje à esplanada de Fátima no papamóvel, no meio dos aplausos e ovações dos fiéis, que seguravam bandeiras de inúmeros países.

Antes de sua chegada, já havia começado a procissão com a imagem de Nossa Senhora, à qual o papa se juntou.

A estátua de Nossa Senhora foi colocada no altar maior, levantado diante da fachada principal do santuário, e no mesmo também foi colocada a Rosa de Ouro oferecida ontem pelo papa à Santa.
Bento XVI lembrou que este ano se completa o décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos Jacinta e Francisco Marto, o quinto ano da morte da pastorinha Lucia e o centenário do nascimento de Jacinta.

O papa visitou os túmulos dos três.
Hoje à tarde, ele se reúne com as associações católicas comprometidas com a assistência social e com os bispos portugueses, perante os quais deve pronunciar um discurso de caráter social.

O Segredo de Fátima, dividido em três partes, foi revelado por Nossa Senhora a Lucia, Jacinta e Francisco em 1917 nas aparições de 13 de maio, 13 de julho e 13 de outubro.

Lucia se encarregou de registrá-los e decidiu revelar apenas as duas primeiras partes.
A primeira parte vaticinava a morte prematura dos irmãos Jacinta e Francisco Marto (primos de Lucia).

Já a segunda se referia à visão aterrorizadora do inferno, no final da Primeira Guerra Mundial e à eclosão da Segunda Guerra, prevendo também a transformação da Rússia e o fim do comunismo.
A terceira parte só seria revelada em 2000 e, segundo o Vaticano, se referia ao atentado sofrido por João Paulo II em 1981 e à luta do comunismo ateu contra a Igreja.

Bento XVI disse no último dia 11, quando ia a Portugal, que a "novidade" que se pode descobrir agora, dez anos após sua publicação, é que a mensagem é dirigida a todo o mundo, a todos os papas. Para ele, a mensagem tem uma validade eterna e se refere aos sofrimentos da Igreja em todos os tempos.

"A mensagem chama à conversão permanente, à penitência e às virtudes teologais fé, esperança e caridade", complementou o papa.

 Agencia EFE
JL/sa
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/05/papa-assegura-que-profecia-de-fatima-nao-terminou-e-continua-valida.html

Nenhum comentário :