terça-feira, 30 de outubro de 2012

A Força do Entusiasmo - Prof Gretz



Entrevista com o professor Gretz
http://www.youtube.com/watch?v=M2rPxne8vzw&feature=related



A Força do Entusiasmo - Prof Gretz - 1º Parte 

http://www.youtube.com/watch?v=t0sLgOpW8Rc&list=UUPpO9relVDTBbUeCh3hQxxg&index=7&feature=plcp


A Força do Entusiasmo - Prof Gretz - 2º Parte 

http://www.youtube.com/watch?v=MhoToqsx5NI&list=UUPpO9relVDTBbUeCh3hQxxg&index=8&feature=plcp



Palestra Prof Gretz -
http://www.youtube.com/watch?v=G5VzUq72v9E&feature=related





http://www.gretz.com.br/livros/livros.php


Como será o amanhã?

Prof. Gretz

Conheci certa vez um sujeito que era considerado um chato por seus colegas de trabalho, porque só falava de coisas que todos já sabiam ou que já estavam ultrapassadas.

Foi apelidado de "Jornal de ontem", o apelido pegou e, com o tempo, até ele - que inicialmente tentou ignorar - passou a atender pela forma abreviada: "de ontem".

Nesse mesmo grupo de colegas, havia um que se destacava por ser antenado no futuro.

As pessoas nem tinham ainda assimilado uma novidade tecnológica e ele já falava com entusiasmo de algo que estava sendo inventado e que ainda levaria vários anos para chegar ao mercado.
Em vez de comentar as notícias acontecidas, ele queria discutir os diferentes cenários que poderiam ocorrer em função dos fatos que estavam acontecendo.

Por sua visão de futuro, tornou-se um líder natural de sua equipe e foi promovido a gerente.
Inovador e ousado, destacou-se entre os demais gerentes, algum tempo depois foi convidado para assessorar a diretoria da empresa e mais adiante tornou-se diretor.

Planejar o futuro a partir de uma análise dos cenários possíveis é uma forma de prever o imprevisto, estudando-se previamente o rumo a ser tomado em cada caso.
Mas a vida é feita de surpresas.

Alguns acontecimentos inesperados surpreendem até mesmo os maiores estudiosos no assunto.
Há exatamente um ano, em março de 2004, li em varias revistas da economia que o dólar fecharia o ano em torno de R$ 3,50, mas, no momento em que estou escrevendo este artigo, está em 2,70.

Outro bom exemplo foi a recente eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, Severino Cavalcanti.

Ninguém da cúpula do governo colocava fé na vitória desse deputado, que corria por fora, com seu jeito de repentista, foi comendo pelas bordas, usou a melhor estratégica e venceu.
(Não me cabe fazer nenhuma avaliação política desse fato, mas quero dar parabéns ao estado de Pernambuco, por ser terra natal do presidente da República e agora também do presidente da Câmara.)

O que fazer diante desse acontecimento imprevisto? - pensaram os políticos após a votação.
Antes de tudo é preciso aceitar e conviver com as mudanças, sem ficar preso a situações que não existem mais, e saber trabalhar com o novo.

"Como será o amanhã
responda quem puder
o que irá me acontecer
o meu destino será como Deus quiser".


Esta é a letra de um samba-enredo do carnaval de 1978, que fez muito sucesso e até hoje é muito cantada. Um dos motivos desse sucesso é o tema.
Temos um grande fascínio pelo futuro.
E, mais ainda, pelo inesperado.
Nada vende mais jornais do que o acontecimento imprevisto, e nada é mais sem graça que a notícia requentada.

Mas quando o inesperado nos faz uma surpresa, nem sempre essa surpresa é o que se desejava.
E quando isso acontece as pessoas ficam desapontadas ou mesmo perplexas, sem saber o que fazer. Pior ainda quando o inesperado é um acidente que provoca sérios danos.
Por isso, muitos têm medo do futuro e vivem preocupadas com o que pode vir a acontecer.

"Não vos inquieteis com o dia de amanhã,
pois o amanhã trará os seus cuidados".


Essa frase de Jesus (em Mateus, 6:34) é um conselho de grande sabedoria para nossa vida diária. "Basta a cada dia o seu próprio mal" - assim termina a frase, que gosto de traduzir de outra forma: "Basta a cada dia o seu próprio desafio".

Mas no mundo em que vivemos hoje, cheio de riscos e de imprevistos muitas vezes desagradáveis, como podemos não nos preocupar com o dia de amanhã?

Administrando o imprevisível.
Se você trabalha no ramo de Seguros, certamente respondeu sem pestanejar.

Quando se prevê o imprevisível,
ele passa a ser previsível.


Se cuidarmos de garantir pelo menos os nossos bens e o melhor atendimento à saúde de nossa família, a maior parte de nossas preocupações pode deixar de existir.

O amanhã começa agora, você sabe, e basta a cada dia o seu próprio desafio.

Portanto, a melhor maneira de não ficarmos preocupados com o amanhã é estarmos atentos ao dia de hoje.
Mesmo que o trabalho intenso não dê nenhuma folga em nossa agenda, precisamos dedicar o máximo de atenção à nossa vida particular (familiar, financeira e social).
Isso é administrar o imprevisível.
Quem consegue fazê-lo terá um tempo presente bem melhor, com menos estresse, e um futuro melhor ainda, havendo ou não tempestades no caminho da bonança.




Anjos de uma Asa Só

(Recebi esta história por e-mail, e decidi passá-la adiante neste espaço) :

Lá estava eu com a minha família, de férias, num acampamento isolado, com carro enguiçado... Isso aconteceu há 20 anos, mas lembro-me como se fosse ontem.
Tentei dar a partida no carro.
Nada.
Caminhei para fora do acampamento e felizmente meus palavrões foram abafados pelo barulho do riacho que passava por ali.

Minha mulher e eu concluímos que éramos vítimas de uma bateria descarregada.
Sem alternativa, decidi caminhar até a vila mais próxima, a alguns quilômetros de distância.

Duas horas e um tornozelo torcido, cheguei finalmente a um posto de gasolina.
Ao me aproximar do posto, dei-me conta de que era domingo de manhã.
O lugar estava fechado, mas havia um telefone público e uma lista telefônica caindo aos pedaços.
Telefonei para a única companhia de auto-socorro localizado na cidade vizinha, a cerca de 30 km de distância.

Uma pessoa chamada José atendeu o telefone e me ouviu enquanto eu explicava meus apuros.

"Não tem problema", disse ele quando dei minha localização.
"Normalmente estou fechado aos domingos, mas posso chegar aí em mais ou menos meia hora.
Fiquei aliviado, mas ao mesmo tempo preocupado com o preço que essa ajuda significaria.

Ele chegou em seu reluzente caminhão-guincho e nos dirigimos para a área de acampamento.
Quando saí do caminhão, me virei e observei com espanto o José descer com aparelhos na perna e a ajuda de muletas.
Ele era paraplégico!

Enquanto ele se movimentava, comecei novamente a imaginar o preço que ele me cobraria.

"É só uma bateria descarregada.
Uma pequena carga elétrica e vocês poderão ir embora", disse ele.
Enquanto recarregava a bateria, distraiu meu filho pequeno com truques de mágica.
Tirou até mesmo uma moeda da orelha e deu para meu filho.

Quando ele colocava os cabos de volta no caminhão, perguntei quanto lhe devia.

"Oh! nada!" - respondeu, para minha surpresa.

"Tenho que lhe pagar alguma coisa..."

"Não", ele reiterou.
"Há muitos anos, alguém me ajudou a sair de uma situação pior do que esta, quando perdi as minhas pernas.
Essa pessoa me salvou a vida e me disse apenas para ‘passar isso adiante’.
Portanto, você não me deve nada.
Apenas lembre-se: quando tiver uma chance, ‘passe isso adiante’.
Somos anjos de uma asa só; precisamos nos abraçar para alçar vôo."

Precisamos uns dos outros.
Sempre que puder, ajude alguém, e verá o bem que estará fazendo a você mesmo.
Passe adiante... se achar que vale a pena.



Inovação
Na vida, tudo se renova.
A começar por nós.
Prof. Gretz


“Um rio nunca passa duas vezes pelo mesmo lugar”.
Este ditado popular nos lembra que tudo no universo está em constante transformação. Inclusive nós: as moléculas do nosso corpo, os nossos pensamentos e os nossos sentimentos, diante das novas realidades que surgem a cada dia.

No meu primeiro livro, “É Óbvio”, contei a história de duas pessoas fugindo de um leão.

Um deles, já desanimando, diz para o outro, que se esforçava mais para correr:
“Não adianta!... Os leões são mais velozes do que o ser humano.
Nós não vamos conseguir correr mais rapidamente do que esse leão, e ele vai acabar nos alcançando!”
Então o outro homem, sem parar de correr, responde:
“Eu não estou tentando correr mais do que o leão.
O que eu preciso é correr mais rápido que você!”

Esse leão representa o desafio que a marcha do tempo nos impõe.

A vida não para.
Não significa que tenhamos que viver estressados, sem descanso, sem férias.
Pelo contrário.
Precisamos estar em condições físicas e mentais para não deixar o estresse do leão nos devorar.
Às vezes, entro em um táxi e digo ao motorista:
“Vamos devagar, porque estou com pressa”.
Rapidez é um conceito muito relativo.
As águas do rio são mais calmas quando o leito é regular e largo, e se movimentam com rapidez quando o leito é acidentado ou estreito.
Importante é não se acomodar, não ficar parado.
Águas paradas não movem moinhos, e, além disso, viram ninhos de dengue.

No mundo profissional, a acomodação é sempre um péssimo negócio.

O profissional que deixa de aprender, que deixa de se atualizar, hoje perde o valor, torna-se inviável. Isso não depende da idade.
Conheço pessoas de 90 anos que são mais atentas ao progresso do que muitos jovens de 20.

A empresa acomodada nos faz lembrar a história da lebre e da tartaruga.

Não adianta ser veloz se houver acomodação.
“Meu produto é único, meu mercado é estável e nosso faturamento é suficiente” – pensa o empresário acomodado.
Quem adota uma atitude como essa nos dias de hoje não resiste por muito tempo.
Como dizia Peter Drucker, o pai da administração moderna: “O que os grandes empreendedores têm em comum não é um determinado tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação.”

Comece a inovar antes de perceber que era preciso inovar.

Quanto mais urgente for a renovação, menos chance de sucesso, porque a mudança já está muito adiantada e é mais difícil de ser superada.
Por exemplo: os comerciantes da Cidade de Leste, no Paraguai, não perceberam que os brasileiros estavam comprando cada vez mais pela internet, diretamente das empresas chinesas, evitando assim o estresse da alfândega.
Por isso, muitas lojas na Cidade de Leste estão fechando, falindo.
Já era previsto, mas quem se acomodou no antigo sistema não percebeu.
Tudo parece ótimo, até o dia em que deixa de parecer...

O genial inovador Steve Jobs costumava dizer que “A inovação é o que distingue um líder dos demais”.

Ele dizia também: “Às vezes quando você inova, comete erros.
É melhor admiti-los rapidamente e seguir em frente apostando em suas outras inovações.”

Todos conhecem um pouco da história do cientista, inventor e empresário Thomas Edison.

Ele dizia que “o gênio consiste em um por cento de inspiração e noventa e nove por cento de transpiração”.
Ou seja, se você não estiver suando, é sinal de que não está inovando.
Fazia uma experiência centenas de vezes e falhava.
Estudava o problema, mudava alguns detalhes e tentava de novo.
Depois de muitos e muitos fracassos, se saia vitorioso.
E todas as suas inovações tiveram utilidade prática, transformaram a vida da humanidade.
Ele dizia: “Não quero inventar nada que não seja vendável.
A venda é a prova da utilidade, e utilidade é igual a sucesso.”

Anote esta fórmula de sucesso:

Inovação = ideia + implementação + resultados.
Inovação é competitividade.
A gente inova para competir, para concorrer, para fazer diferença no mundo, para promover maior qualidade de vida.
A inovação gera uma série de benefícios, para a empresa, para o profissional e para toda a sociedade: desenvolve novos produtos e serviços; aperfeiçoa métodos de produção; reduz custos e impacto ambiental; melhora as condições de trabalho e produtividade; aumenta a lucratividade; surpreende e fideliza a clientela.

O cliente é o patrão.

Temos que estar atentos a isso.
Muitas vezes você está voltado para si mesmo e de costas para o cliente.
Outras vezes, está de costas para a sua empresa e de frente para o cliente.
O ideal é ficar em um ângulo que enxergue os dois: o cliente à sua esquerda e, à direita, sua empresa. Observe com atenção a “hora da verdade”.
Não é só quando ele escolhe o produto; é principalmente quando ele usa o produto.
Por isso a sua venda não termina no momento da compra pelo cliente.
Continue observando o cliente e a empresa, de olho nos dois pontos, e inove sempre.
Inovação surpreende e encanta o cliente.

Para que haja uma Cultura de Inovação na empresa, as pessoas precisam ser sensibilizadas para esse desafio.

E a empresa tem que se estruturar para acolher a inovação.
Está provado que nas empresas inovadoras a produtividade é muito maior e o faturamento também.
Assim como a satisfação das pessoas que trabalham nessas empresas.
Inovação é uma habilidade que depende de treinamento e preparação, como um machado que você precisa manter sempre afiado.
E como todas as habilidades, quanto mais você praticar, mais afiada será.

Mas preste atenção!

Não inove às cegas.
Invista em tempo e estudo para entender o mercado do seu negócio.
Há empresas que, quando decidem fazer alguma coisa, a janela da oportunidade já fechou.
A primeira ideia quase sempre está errada, mas é um passo importante, porque gera a segunda ideia, a terceira, e assim por diante.
Seja paciente com o crescimento e impaciente com os resultados.

A hora de inovar é agora.

A vida não para.
Para mudar o mundo, precisamos mudar a nós próprios.
Inovando sempre, e aprendendo a cada dia.

http://www.gretz.com.br

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