segunda-feira, 1 de outubro de 2012

01/10/ Santa Teresinha

 



Discreta e silenciosa, durante a vida quase não chamou a atenção sobre si.
Parecia uma freira comum, sem nada de excepcional.
Faleceu aos 24 anos, tuberculosa, depois de passar por terríveis sofrimentos.

Enquanto agonizava, ouviu duas freiras comentarem entre si, do lado de fora de seu quarto: "Coitada da Irmã Teresa!

Ela não fez nada na vida...

O que nossa Madre poderá escrever sobre ela, na circular em que dará aos outros conventos a notícia da sua morte?"

Assim viveu Santa Teresinha, desconhecida até mesmo das freiras que com ela compartilhavam a clausura do Carmelo.

Somente depois de morta seus escritos e seus milagres revelariam ao mundo inteiro a verdadeira envergadura da grande Santa e Mestra da espiritualidade. 


A jovem e humilde carmelita que abriu, na espiritualidade católica, um caminho novo para atingir a santidade (a célebre "Pequena Via"), foi declarada pelo Papa João Paulo II Doutora da Igreja.

 Santa Teresa do Menino Jesus e da Sagrada Face, Santa Teresa de Lisieux ou apenas Santa Teresinha nasceu em 2 de janeiro de 1873, em Alençon, França.

Filha do relojoeiro Louis Martin e da artesã Zélie Guérin, ela abraçou a vida religiosa assim como suas cinco irmãs. 

Próximo de completar 15 anos, no final de 1887, Santa Teresinha entrou para o convento das carmelitas, situado na cidade de Lisieux.
Passou nove anos no convento vivendo a mais intensa fé eclesiástica.
Em abril de 1896 descobriu-se que ela estava com tuberculose. Santa Teresinha queria muito ir como missionária para a Indochina, mas sua saúde debilitada não lho permitiu.
Nos últimos dezoito meses de sua doença, passou por difíceis momentos, vindo a falecer em 1897, aos vinte e quatro anos de idade.
A santa dissera que uma chuva de rosas (bençãos) cairia sobre a Terra após a sua morte.

E não demorou para os milagres começarem a aparecer.
A cura de um seminarista em Lisieux em 1906 e a cura de uma religiosa nos Baixos Pireneus em 1919 são apenas dois dos vários considerados indiscutíveis pela Igreja.

Fato importante da vida de Santa Teresinha, com certeza, foi a sua inclinação aos escritos.

Na autobiografia "História de uma alma" é possível perceber a serenidade de sua alma em várias citações.
Já debilitada pela tuberculose, não rejeitava qualquer sacrifício: continuava "a jogar para Jesus flores de pequenos sacrifícios".

Ainda escrevia conforme o convite do evangelho de se fazer pequeno como criança:
"Eu havia me oferecido a Jesus Menino como um brinquedo, e lhe havia dito que se servisse de mim não como uma coisa de luxo, que as crianças se contentam em guardar, mas como uma pequena bola sem valor, que ele pudesse jogar na terra, empurrar com os pés, deixar em um canto ou também apertar contra o coração, quando isso lhe agradasse.

Numa palavra, queria divertir o Menino Jesus e abandonar-me aos seus caprichos infantis".
Santa Teresinha se tornou um símbolo popular nos tempos modernos, porque defendia que a santidade pode ser alcançada por qualquer pessoa, mesmo que "seja obscura, humilde, sem talento e comum, por meio de pequenos atos e pelo desempenho das obrigações diárias num aperfeiçoado espírito de amor a Deus".

A fama de sua santidade e de seus milagres aceleraram-lhe a canonização.

Após ser beatificada, em 1923, recebeu a canonização, em 1925, sendo considerada a "Padroeira das Missões" pela sua armadura espiritual.

Novena das Rosas

Em honra de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face
Esta novena pode ser começada em qualquer dia do mês; há grande número de amigos de Santa Teresinha que fazem a novena de 9 a 17 de cada mês.

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, Vos agradeço todos os favores, todas as graças com que enriquecestes a alma de Vossa serva Santa Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra.

Pelos méritos de tão querida santinha, concedei a graça que ardentemente Vos peço (pedir a graça...), se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para a salvação de minha alma.
Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida.

Glória ao Pai... (24 vezes)
Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai por nós!
Ave-Maria...

Pai Nosso...

Nenhum comentário :