domingo, 23 de setembro de 2012

Porque precisamos meditar

 
 
 
Yongey Mingyur Rinpoche



Por que precisamos meditar?
Talvez vocês pensem:

- Ah, minha vida está maravilhosa agora!
Eu não preciso de meditação!
Meditação é só para aquelas pessoas que tem problema!

Talvez o problema esteja na mente de vocês, problemas mentais, problemas materiais, problemas de relacionamento, problemas com seu marido ou sua esposa, problemas em suas vidas, no trabalho, enfim, vocês estão infelizes ou deprimidos.
Então vocês deveriam saber meditar e saber como acalmar e pacificar as suas mentes.
Se fosse de outra maneira, vocês não precisariam meditar.
Mas, é claro, a meditação é boa para quando vocês tem problemas para deixar a mente calma, pacífica e alegre.
 
Mas, mesmo quando vocês não têm problemas e vocês meditam, é bom para vocês.
Vocês conseguem mais!
Suas mentes se tornam mais pacíficas, mais abertas.
É bom para vocês permitir a manifestação de sua própria bondade básica.
Vocês já tem dentro de vocês amor, compaixão, sabedoria, alegria, capacidade e poder.
 
Pela meditação, é bom que permitam a manifestação de sua bondade básica.
E deste modo, suas mentes verdadeiramente se tornam calmas, pacíficas e o que chamamos de maleáveis e fáceis de se levar.
 
Normalmente, nossa mente é como um macaco maluco que fala, fala, fala e vocês não conseguem controlar suas mentes.
A mente está controlando vocês, a mente do macaco está controlando vocês!
Mas, através da meditação, vocês tem o controle.
É por isso que suas mentes ficam pacíficas e, é claro, a meditação é boa para quando vocês tem problemas!
O problema se torna amigo de vocês! OK.
 
Deixem-me contar minha própria experiência.
Quando eu era pequeno, eu tinha transtorno de pânico apesar de meus pais serem maravilhosos, muito gentis.
Eu nasci no nordeste do Nepal bem no meio do Himalaya.
De fato, eu tinha a vista da montanha mais alta do Nepal.
 
Montanhas nevadas, geladas, muito agradáveis e bonitas.
De manhã, o sol irradiava nas montanhas e as montanhas geladas se tornavam douradas!
Muito bonito!
Mas, apesar de eu ter uma boa família, o bom ambiente, o pânico ainda me seguia como uma sombra!
 
Eu estava procurando uma solução.
Meu avô também era um grande meditador e eu olhava para ele quando ele meditava.
Pacífico, calmo, muito bonito!
Inspirei-me nele.
Perto da minha casa tinham muitas cavernas.
Sei que vocês já sabem que no Himalaya tem um monte de cavernas e algumas vezes eu fugia de casa para as cavernas fingindo que estava meditando apesar de eu não ter a menor ideia sobre meditação.
Eu só me sentava lá e ficava pensando:

- O que tenho que fazer?
Ficava pensando e acabava caindo no sono.
Então, um dia, pensei:
- O que devo fazer?
Talvez eu tenha que dizer alguma coisa na minha mente, dizer algumas palavras.

O que chamamos de recitação de mantra, recitação mental e eu fiz isso e me senti bem apesar de não saber o que tinha feito.
Quando eu tinha nove anos, pedi meu pai para me ensinar a meditar.
Meu pai era um grande professor de meditação.
Mas eu era muito tímido para perguntar a ele diretamente.
Então eu me aproximei de minha mãe e pedi que ela falasse com ele.
E ele aceitou!
Eu fiquei muito feliz, mas minha primeira pergunta foi se falar algumas palavras durante a meditação era meditar.
Ele disse que sim!
Eu fiquei tão feliz!
 
Aprendi muitas técnicas de meditação, como abrir minha mente, como me abrir para o presente, como abrir minha consciência e usar, não só o pânico, mas todas as outras circunstâncias como um apoio para a meditação, como fazer amizade com os problemas e como fazer minha mente calma e pacífica, maleável e fácil de se levar.
Eu aprendi muito e fiquei muito feliz!
Mas eu era um menino preguiçoso.
 
Adorava a idéia da meditação, mas eu não gostava dos produtos da meditação.
Ainda sofria com o pânico!
 
Sentia medo de estranhos, medo de desastres naturais como tempestades de neve, terremotos e tinha medo de algumas coisas sem nenhuma razão!
Eu ficava tonto, meu coração disparava e, às vezes, eu suava frio.
Sem nenhuma razão!
Então, quando eu tinha onze anos, eu me mudei para a Índia e fui para a escola.
Aprendi muita meditação de muitos outros professores, mas eu continuava preguiçoso.
Quando eu fiz treze anos, o retiro tradicional de três anos ia começar.
Então, pensei:
- Ah, eu tenho que fazer esse retiro!


Mas eu ainda estava um pouquinho abalado.
Talvez eles não me aceitassem porque eu era muito novo.
Então, pedi ao meu pai que perguntasse Sua Eminência Tai Situ Rinpoche diretor do monastério se ele poderia, gentilmente me aceitar para participar do retiro.
Mas, no primeiro ano do retiro, meu pânico ficou pior principalmente quando estávamos no grupo de orações e usávamos trombetas e tambores.
Aquele barulho me deixava louco e eu tinha que sair da seção de orações.

- Não consigo ficar com vocês agora!
Mas, na maior parte das vezes em que meditava sozinho na sala, eu me sentia bem.
Eu não estava usando o treinamento da meditação corretamente.
Mas um dia eu me fiz uma pergunta.
Eu disse:
- Eu ainda tenho mais dois anos de meditação pela frente! – pensei – Será que eu quero mesmo aplicar o treinamento da meditação ou ficar assim, infeliz, por mais dois anos?

Então, eu tomei a decisão de usar o treinamento da meditação durante três dias no meu quarto usando o meu pânico como um apoio, um suporte para meditar.
Meu pânico sumiu!
Como?
Porque eu descobri que existem dois meios de criar problemas: um é quando você diz “sim, senhor!”
O outro, quando se diz: “ei, vá embora!”
 
Vocês querem saber o significado de “sim, senhor” e de “ei, vá embora”?
OK, vou lhes ensinar!
Qual é o significado de “sim, senhor”?
 Qualquer coisa vinda do pânico ou do que eu chamo de mente do macaco maluco!
Não quero dizer que seja uma coisa ruim!
Os macacos são simpáticos!
Eu gosto dos macacos, eles são simpáticos, mas a mente fala demais e envia uma mensagem ruim:

- Eles são perigosos, são amedrontadores, problemáticos!
E vocês dizem:
- Sim, senhor!
Tudo o que o senhor disser é verdade, senhor!
Eu acredito, senhor!”
Tem um problema aí: o pânico se torna o seu patrão, o seu chefe!

Agora, quando vocês dizem:
- Ei, vá embora, pânico!
Eu não gosto de você, pânico!
Então, o pânico se torna o inimigo de vocês!
Ele se tornar seu patrão por vinte e quatro horas é meio cansativo, não é?
E “ei, vá embora” é um inimigo.
 
Mas, quando eu fiz assim “ Oi, como vai?
Bom dia! Boa noite!
O pânico está aqui! Alô! Legal!”
Agora o pânico se um apoio para a meditação de vocês.
Não só o pânico, mas qualquer outro problema, depressão, baixa-estima, raiva, vergonha, culpa, pânico do pânico, medo do medo, resistir à raiva.
Isto é o que chamo de impulso da meditação.

 
Qualquer coisa vocês podem usar como apoio da sua meditação.
Não só a meditação. Até mesmo o som, o cheiro, o sabor, a sensação.
Não há pensamento ou emoção!
Tudo se torna apoio, suporte para a meditação.
Por causa da meditação, tudo se torna causa da alegria e vocês podem ser felizes o tempo todo sob quaisquer circunstâncias.
 
É por isso que a meditação é tão importante.
Sem a meditação, talvez eu não pudesse estar aqui!
Talvez eu ainda estivesse me escondendo numa caverna em algum lugar nas montanhas do Himalaya!
Por causa da meditação, eu estou aqui conversando com vocês.
Por causa da meditação, eu fiz amizade com o pânico!
Eu escrevi dois livros por causa da experiência com a meditação, fazendo amizade com meu pânico e com meus problemas!
 
E a mente se tornou estável, o que eu chamo a meta da meditação que é desenvolver uma alegria interior, uma experiência de paz interior.
Existe uma sabedoria, amor e compaixão e existe um tipo de força ou poder dentro de nós.
E esta alegria, esta experiência de paz não depende de circunstâncias externas.
É por isso que eu a chamo de alegria interior.
Não é como a bolsa de valores.
 
É estável!
Não há necessidade de circunstâncias externas.
Até os problemas se tornam uma causa para o desenvolvimento da alegria interior.
Isto é bom para vocês, bom a para suas vidas, bom para seus corações, bom para a sua saúde.
Agora, deixem-me contar sobre a ciência porque não sou só eu que falo sobre este pânico, mas também os mestres, até mesmo os cientistas.
 
Eu fui chamado para participar de algumas experiências em Harvard e especialmente na Universidade de Wisconsin.
Eles testaram meu cérebro, me colocaram numa máquina chamada FMRI (Functional Magnetic Resonance Imaging – Imagem de Ressonância Magnética Funcional) que tem o formato de um caixão branco de onde sai uma espécie de língua.
Eu tive que me deitar nessa língua com um monte de fios na minha cabeça, colocaram grandes fones de ouvido nas minhas orelhas e me puseram dentro da máquina.
 
A máquina era como um túnel escuro, frio e barulhento e eu tinha que meditar em três técnicas: primeiro, mente aberta; segundo, concentração; terceiro, bondade, amor e compaixão.
E os cientistas ficavam na sala ao lado e me diziam:
- OK! Agora você tem que meditar na compaixão por noventa segundos!
Pare a compaixão!
Desenvolva compaixão!
Pare!
Já está bom!

E por aí foi.
Depois nós tomávamos chá ou café e, quem sabe, alguns hambúrgueres, não sei.
E, como resultado dessa experiência, eles me disseram que eu era totalmente maluco!
Eu fiquei desapontado! (Rinpoche ri)
Não, não!
Estou brincando!
 
Eles estudaram outros meditadores, dezesseis ou algo assim, e o que eles viram é que havia uma grande mudança no nosso cérebro especialmente no lobo frontal esquerdo onde as atividades cresceram enormemente!
O que eu aprendi com os cientistas?
Três coisas!
 
Primeiro, o que eles chamam de neuroplasticidade quer dizer que o cérebro tem a capacidade de mudar.
Talvez a trinta ou quarenta anos atrás, os neurocientistas não acreditassem nisso.
Se vocês nascessem infelizes, seriam infelizes para o resto da vida.
Mas, atualmente, não!
Vocês podem mudar!
Se vocês nascerem infelizes podem se tornar pessoas felizes.
Há esperança!
 
Segundo, um dos melhores meios de mudar é usar a meditação.
Também houve uma experiência com noviços, iniciantes, estudantes e alguns não tinham a menor ideia do que era meditação.
Eles receberam instruções sobre como meditar e as usaram diariamente por uma hora.
Depois de oito semanas, eles desenvolveram o lobo frontal esquerdo, mas só cinqüenta por cento. Somente em oito semanas!
 
Terceiro, Esta mudança positiva no nosso cérebro é boa para o corpo físico, sistema imunológico e muitos outros estudos que eles fizeram em outras universidades e viram que é bom para o coração, circulação sanguínea, infecções, redução de estresse e muitos outros benefícios.
Agora, quero adicionar mais um.
É bom para a vida de vocês!
Porque?
Uma mente feliz e um corpo saudável, claro que é bom para a vida de vocês, não é?
Estes são os benefícios da meditação, OK?
Muito obrigado!
 
 

Nenhum comentário :