segunda-feira, 24 de setembro de 2012

MP3 – ANIVERSÁRIO DE GONZAGUINHA

 


Saudações,
Se vivo fosse, Gonzaguinha estaria completando hoje, dia 22 de
setembro, 67 anos.
Morreu precocemente em 91 em um estúpido desastre de carro. Faz falta.

Para os associados Plenitude uma pequena mostra de sua imensa obra.


O link para download é
http://www.mediafire.com/?6raldn23jmmnlhw


Bom download e audição.


E visitem quando puderem minha página em http://www.stum.com.br/fernandomartins
Paz e Luz
Fernando Martins

 

GONZAGUINHA, FEZ SEUS ÚLTIMOS SHOWS NO PARANÁ!!!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Não raro, a intensidade dramática das canções de Luiz Gonzaga Jr., o Gonzaguinha, é mordaz, uma síntese da acidez destilada pelo cantor durante a trajetória de menino do morro carioca ao estrelato nacional.
Tuberculose e conturbadas questões de identidade eram os tonéis.
Gonzaguinha não pode ver o primeiro filho nascer por medo de contaminá-lo.
E nunca soube de fato se Luiz Gonzaga, o rei do baião, com quem manteve relações problemáticas durante a vida toda, era mesmo o seu pai, pois a mãe, cantora de rádio, tivera vários amantes antes de Gonzagão adotá-lo.

O músico não se entendia com Gonzagão

Isso muniu Gonzaguinha de uma prodigiosa capacidade para aguentar e exprimir a dor, uma resistência sofrida que permeia nitidamente boa parte de seu cancioneiro, seja quando critica a apatia do povo brasileiro, quando cutuca o regime militar, ou quando fala de amor.
 
Um belo resumo dessas facetas musicais é o disco Gonzaguinha da Vida, que chega às bancas no próximo domingo em relançamento da Discoteca Estadão.
 
Gravado em 1979, quando Luizinho já era um ícone popular, o disco começa com a canção João do Amor Divino, em que canta: "39 anos de batalha, sem descanso na vida/ 19 anos, trapos juntos, com a mesma rapariga/ 9 bocas de criança para encher de comida/ ...Muita noite sem dormir na fila do INPS".
 
É um relato semiautobiográfico ao mesmo tempo que uma crítica ao descaso dos políticos com o povo.
 
Mas Gonzaguinha, que fazia muito sucesso com o público de baixa renda e a essa altura já fora rotulado de cantor brega pela crítica musical, tem seus melhores momentos quando fala de amor.
 
Isso fica claro nas belas Diga Lá Coração e Não Dá Mais Pra Segurar, que choram sem medo de ser feliz (ou triste), como se fossem as últimas catarses do cantor.

LUIZ GONZAGA JR
 
 

Nenhum comentário :