segunda-feira, 16 de julho de 2012

Qual é o som do bóson de Higgs?

Nos últimos dias, você provavelmente leu várias matérias sobre o bóson de Higgs e (supostamente) aprendeu bastante sobre ele. O que aconteceria se os dados coletados pelos pesquisadores fossem transformados em… música?

A curiosa ideia (conhecida como “sonificação de dados”) foi levada a cabo por um grupo de cientistas europeus.

Por meio de algoritmos e programas específicos, eles usaram um gráfico que indicava a energia das colisões de partículas do experimento como base para uma criar uma partitura.

“Ela oferece a mesma informação qualitativa e quantitativa contida no gráfico, só que traduzida em notas”, explicou o compositor, físico e engenheiro Domenico Vicinanza.

Eles criaram duas versões diferentes da “música do bóson de Higgs”: um solo de piano e uma com piano, baixo, percussão, marimba e xilofone.

O resultado, na opinião de Vicinanza, pode ir além de simplesmente agradar aos ouvintes.

“Por exemplo, permitiria que um pesquisador cego entendesse a localização dos picos [de energia] do bóson de Higgs”, sugeriu.

“Além disso, daria a um músico a oportunidade de explorar o fascinante mundo da física de alta energia ‘tocando’ suas maravilhas”.

Fascinante mesmo é o fato de uma partícula dar origem a músicas mais agradáveis do que certos hits de sucesso atuais, não?

[MSNBC]

 

Nenhum comentário :