sexta-feira, 6 de julho de 2012

Fatos sobre o Large Hadron Collider – a máquina mais complexa já construída

O LHC conseguiu fazer com que prótons colidissem, inaugurando uma nova era na ciência.


Conheça um pouco mais sobre essa máquina incrível com a lista abaixo:
  • Apesar de ser construído para estudar partículas minúsculas, o LHC é a maior e mais complexa máquina já construída pelo homem. Ele tem uma circunferência de 27 km e está sob terreno Suíço e Francês.
  • Quando for ligado com toda a sua energia, trilhões de prótons irão percorrer o anel acelerador do LHC, mais de 11 mil vezes por segundo, viajando a uma velocidade equivalente a 99.9% da velocidade da luz. O LHC é capaz de 600 milhões de colisões de prótons por segundo.
  • Quando dois raios de prótons colidem, eles geram temperaturas 100 mil vezes maiores do que as do sol – só que concentradas em um espaço minúsculo. Mas, mesmo assim, o hélio líquido que fica circulando o LHC mantém a temperatura geral do sistema em torno de 270 graus Celsius negativos.
  • Para coletar os dados produzidos por 600 milhões de colisões por segundo, cientistas construíram aparelhos que medem a passagem do tempo em termos de bilionésimos de segundo. O sistema também pode medir a milionésima parte de um metro facilmente.
  • Os dados produzidos pelo LHC irão preencher cerca de 100 mil DVDs todo ano.
  • Milhares de computadores ao redor do mundo estão conectados para ajudar a armazenar essa informação também.
Fonte: NY Times

Nenhum comentário :