terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Abacaxi contra obesidade - Verdades e Mitos




Suco de abacaxi não é santo, mas ajuda a fazer milagres.

Entre as regras básicas das minhas recomendações para o tratamento da obesidade, recomendo o uso de suco de abacaxi natural com própolis (15 gotas) duas vezes ao dia por 30 dias.

O objetivo é fazer desintoxicação do organismo, pois tanto um como o outro tem ação anti-inflamatória, com vasto leque de benefícios, ajudam a desobstruir a circulação, principalmente se houver edema, pois tem ação de "quebra" nas artérias, as placas de fibrinas, que são proteínas que formam a parte essencial dos coágulos sangüíneos. Isso já justifica o uso no tratamento de obesidade, para auxiliar no combater a celulite, que como o próprio nome traduz, é célula inflamada.


O suco de abacaxi é excelente diurético; sua polpa é constituída de 93% de água, é rico em fibras solúveis o que lhe confere ação laxativa suave e natural, melhorando o funcionamento do intestino e ajudando na prisão de ventre.

A maior virtude dessa fruta é, em benefícios, estar na quantidade de bromelina, enzima semelhante à papaína dos mamões, que dissolve as proteínas.
É uma mistura de enzimas capaz de transformar matérias albuminóides (proteínas solúveis em água) em proteases ou peptonas.


A bromelina é encontrada principalmente no miolo, na parte central da fatia, que muita gente tira fora na hora de comer a fruta.
Essa enzima age no organismo na função digestiva, essa é a sua principal virtude, age no estômago, ela desdobra as proteínas alimentares, facilitando o melhor aproveitamento dos nutrientes, favorecendo e acelerando a digestão pesada.


O abacaxi é indicado, também, na anemia, porque contem muitos minerais como o cobre, ferro, manganês, cálcio, fósforo, e iodo, este ajuda a normalizar a tireóide, o que vale lembrar que alguns casos de obesidade são por hipotiroidismo.


O seu sabor doce e levemente ácido faz do abacaxi fresco uma deliciosa opção de sobremesa que pode ser acrescentada à saladas de frutas, ou, se você faz uso de carnes, a grelhados, presunto, frango ou outras carnes.
É uma fruta de baixa calorias: 2 fatias (100g) tem apenas 58 calorias.
Rico em vitaminas A e C, o que aumenta a imunidade.


O uso do abacaxi com terapia intensiva para a redução de peso, como único alimento, por um dia inteiro na forma de sucos e fruta, isso eu não recomendo.
Por uma serie de razões, entre elas, pode causar reações dermatológicas, cistite devido a concentração de acidez na urina , aftas, e desencadear gastrites, e outras reações individuais, é preciso que se tome esse cuidado para que não se faça uso indiscriminado ,achando que só porque é alimento não causa efeitos colaterais.


A própolis é um antibiótico natural sem contra-indicação e sem efeito colaterais. Ativa o organismo quanto a formação de anticorpos, e a formação de proteínas no sangue, além de ativar a regeneração das células em geral.
E, como qualquer outro produto, seu uso indiscriminado poderá ocasionar efeitos colaterais.

Dra. Esmeraldina Lucena - Psicóloga e nutricionista

Nenhum comentário :