segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cesar Milan




Entrevista por Cathy Newman

Você pode ensinar novos truques a um cão
velho ?
Eu faço isso o tempo todo.
Qualquer cão pode ser reabilitado.
Eles podem ter 10,11,12,13 – desde que a mente seja jovem.


Qual é o maior erro que cometemos com os cães?

Nós os humanizamos. Nós falamos com eles como se fossem gente. Nós usamos os cães para nossas ânsias emocionais.
Um cão não sabe que vive em Beverly Hills ou quanto gastamos com ele. No México , a Petco nunca iria ganhar a mesma quantia de dinheiro .
Eu uso uma coleira de 35 centavos – um pedaço de cordão.
É sempre sobre nós .
Animais precisam trabalhar por água e comida.
Aqueles que conseguem água e comida apenas porque são fofinhos – estes são meus clientes.


Porque as pessoas se importam mais com determinadas raças?
Tem a ver com o que elas necessitam de outro humano , mas não conseguem , então elas encontram em um cachorro.

Então você teria um pit bull porque? Porque representa força , poder, masculinidade – como dirigir uma Ferrari . E um filhotinho pequeno e peludo?
Porque é feminino . É decorativo.

Então, nós vestimos a nós mesmos no final da guia ?
Eu vou a uma casa e não preciso ouvir muito .
Eu vejo o cão , e eu sei quem você é.
É um espelho.

Parece então que seu método de corrigir os problemas dos cães é corrigir os problemas do dono , e treiná-lo para guiar seus cães , e não o contrário.

Se você não falar a um cão o que fazer, ele lhe dirá o que fazer.
Meus clientes são poderosos , tem graduação em Harvard , dirigem estúdios Fox , Oxygen, Disney , eles dirigem o mundo , mas não conseguem controlar um cão.
Você não pergunta a um cão se ele gostaria de dar uma voltinha .
Você coloca a guia e vai.
Um cão é primeiro um animal, depois um cão, depois uma raça e por fim, seu nome.

Como uma pessoa como a Oprah, que presumidamente sabe como ser uma líder de matilha , se enfraquece quando se trata de seus cães?

Porque o objetivo muda.
Não é o que eu posso fazer por Sophie´( o cão dela ) assim como ´o que Sophie pode fazer por mim´.
Sophie preenche os espaços vazios.
É a forma errada de começar um relacionamento .
Amor incondicional não é suficiente para controlar um cão .
Cães não seguem líderes emocionais .
Eles seguem líderes dominantes.
Nós somos a única espécie que segue líderes instáveis.

E os cães de presidentes?
Quando você vê o Presidente dos Estados Unidos saindo do Força Aérea Um , você sempre vê o cão na frente.
Quando você vê o Presidente entrando na Casa Branca, você vê o cão entrando na casa primeiro .
Bill Clinton não conseguia controlar seu labrador.
Nancy Reagan teve que deixar seu cão em uma Rancho da família Reagan.
Você não pode deixar uma raça poderosa assumir a guia.
Se você fizesse isso com um Pitbull , não haveria presidentes para encontrar.


Há alguma criatura que você não consegue reabilitar?
Meu pai .
Ele vive no estado mental da ´zona de alerta´.
Eu queria que ele falasse para minha mãe ” Eu gosto de você.
Obrigada. Eu te amo” .
Mas ele não consegue , não na cultura machista do México.

Você não poderia levar seu pai para uma volta e trabalhar estas questões?
Não.
Ele iria fugir .

Como seus pais se sentiram a respeito de sua escolha profissional?
Eles queriam que eu me tornasse um profissional .
Um médico, advogado, arquiteto.

Como seu pai se sente agora que você conseguiu?
Ele ainda não entende porque os americanos me pagam para andar com seus cães.

E sua mãe?
Ela me amaria mesmo se eu limpasse banheiros .
E eu fiz isso também, quando cheguei aqui pela primeira vez.


Algum de seus irmãos realizaram os desejos que eles tinham?

Meu irmão está estudando para ser arquiteto , e eu ajudo a pagar seus estudos.
Ou os cães ajudam.


Quais as lições que aprendemos com os cães?

A viver o momento.
Honestidade , lealdade, integridade.
Cães nunca te apunhalariam pelas costas, ou mentiriam para você.

Então quem é o animal mais comportado – o homem ou os cães?
Ah, os cães.


Cães pensam e sentem?
Eles sentem – são instintivos.
Eles não pensam, se não eles nos processariam .
” Meritíssimo , eu não tenho sido levado para passear faz cinco anos” …


Seu método funciona com outros animais?
Funciona com qualquer coisa que seja orientada pela matilha : porcos, cabras, cavalos.


Você compreende gatos?
Não.

Onde você quer levar sua mensagem agora?
Nós enviamos nossa cultura ao redor do mundo , e o modo como tratamos os cães está acontecendo no Japão.
É uma boa coisa que eu gosto de sushi !
Depois do Japão, eu devo ir para a Inglaterra.

Se pudesse escolher, quem você gostaria de ter em sua matilha, Lassie ou Rin Tin Tin ?

Rin Tin Tin.
Um Pastor Alemão é mais parecido comigo : competitivo, territorialista e dominante.

Nenhum comentário :