domingo, 6 de junho de 2010

Lauro Trevisan



LAURO TREVISAN
Lauro Trevisan, escritor e conferencista, nasceu em Santa Maria, bairro Dores, em 14 de agosto de 1934, sendo um dos 11 filhos de Maria Helena Rorato e Cezar Trevisan.

Iniciou seus estudos no Colégio Coração de Maria, do mesmo bairro.
Aos 11 anos de idade, ingressou no Seminário Menor Rainha dos Apóstolos, de Vale Vêneto, dos padres palotinos.

Cursou Filosofia e Psicologia no Seminário Maior de São João do Polêsine.
Iniciou o curso de Teologia em Polêsine, e, posteriormente, no Colégio Máximo Palotino, de Santa Maria, recém-inaugurado.
Também faziam parte do currículo os cursos de Ascese (espiritualidade), exegese (estudo do evangelho, pronuncia-se ezegése), homilética (oratória), e outras matérias.

Refez a Filosofia nas Universidades Federais de Passo Fundo e Florianópolis, a fim de obter diploma do Ministério da Educação.
Pós-graduou-se em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Cursou Psicanálise Clínica e tem diploma de Jornalista. Fez cursos de Parapsicologia, Análise Transacional, Método Chapiro de Administração, Controle da Mente, Os Nove Domínios da Consciência, e outros.

Ordenado sacerdote em abril de 1959.
Durante 15 anos foi diretor e redator da revista Rainha.
Nesse período, criou três revistas.
Uma para crianças: O PIAZITO; outra para adolescentes: Aventuras de Frik Frok; e, ainda, a revista Santa Maria, esta com a tiragem de 20.000 exemplares, distribuída gratuitamente, na cidade.
Montou gráfica para essas produções, instalando a primeira máquina of-set a quatro cores da cidade.

Em 1975, participou, no Rio de Janeiro, do curso de Controle Mental, do Silva Mind Control, o que lhe originou o grande interesse pelo estudo da ciência do Poder da Mente.

Em 1978, deixou a Editora Rainha e as revistas e, desde então, dedicou-se inteiramente ao estudo do poder da mente, participando de cursos e congressos nacionais e internacionais de parapsicologia, psicologia e controle mental.

Vasculhou a vasta literatura relacionada ao assunto, a fim de estabelecer os princípios sobre os quais assenta a ciência do poder mental.
Verificou, então, que tudo o que a ciência do poder da mente tinha descoberto, Jesus já havia revelado há dois mil anos, ou seja, que existe um poder ilimitado, chamado fé, que remove montanhas, cura enfermidades, produz milagres, tudo alcança e torna possível até mesmo o impossível.
A partir de Jesus, o segredo já não era mais segredo.

Por vários anos, dedicou-se ao atendimento de pessoas em gabinete particular na Rua do Acampamento.
Percebendo os resultados imediatos, produzidos por seus métodos, acreditou que poderia ajudar muita gente através de cursos e jornadas, iniciando, em 1980, essa maratona que continua até os dias de hoje nas capitais brasileiras e alguns países da América do Sul, América do Norte e Europa.
Nessas jornadas e palestras, tem falado para cerca de 500.000 pessoas.

Em 1980, lançou seu primeiro livro: “O Poder Infinito da Sua Mente”, na época bastante contestado, por tratar de algo inusitado em relação às potencialidades inerentes ao ser humano.
Esta obra tem ultrapassado a tiragem de mais de milhão de exemplares, sendo editada em outros países.
Vinte e três anos após, em 2003, lançou O PODER INFINITO DA SUA MENTE 2, onde registra pesquisas e estudos de Universidades e Institutos sobre o poder da mente.

Publicou, mais de 59 livros, escrevendo em todos os gêneros literários: poder mental, psicologia, auto-ajuda, religião, pedagogia, recursos humanos, nova era, contos, parábolas, humorismo, teatros, comédias, infantis, literatura para adolescentes e para jovens, romances, poesia, e psicanálise.
Ao todo, suas obras somam a tiragem de 2.600.000 exemplares.

Desde os tempos de Filosofia, escrevia peças teatrais para os grupos da região. Na década de noventa, produziu os dez espetáculos dos Festivais Festinvita, e redigiu os oito espetáculos do Mundo Encantado do Natal, dirigindo quase todos.
Gravou algumas dezenas de fitas-cassete e CDs com mensagens, algumas fitas de vídeo, e vários DVDs,

Criou a Editora Rainha, para as revistas, e depois a Editora da Mente, em 1981, para a produção e distribuição dos seus livros, mensagens, CDs e DVDs.
Desejoso de que a cidade de Santa Maria tivesse uma livraria verdadeiramente cultural, criou a Livraria Cultural da Mente, no calçadão, em 1989.

Realizou, na década de 90, anualmente, Congressos Internacionais visando preparar as pessoas para o terceiro milênio.
Concomitantemente realizou os Festivais Festinvita, para que as pessoas se conscientizassem que a vida não é sofrimento, mas uma festa, neste lindo paraíso terrestre.

Manteve programas de rádio, por vários anos, em algumas emissoras de Santa Maria. Durante alguns anos foi colunista do jornal A Razão.
Fundou o Instituto VivaFeliz, que, em breve, começará a funcionar na Casa da Península.

Recebeu diversos títulos e condecorações, destacando-se o título de Cidadão Estado do Rio de Janeiro, Medalha de Tiradentes, do Estado do Rio de Janeiro, ambos conferidos pela Assembléia do Estado do Rio de Janeiro.
Recebeu também o título de Cidadão de Juiz de Fora.

Em Santa Maria, foi agraciado com diversas homenagens, como o Mérito Cultural Prado Veppo, pela Câmara de Vereadores; o Prêmio Imembuí, o Mérito Empresarial, o Mérito Industrial, e o Mérito Literário pela Associação Santa-mariense de Letras, entre outros.

SUA VISÃO DA VIDA
O ser humano é essencialmente bom.
Tem o DNA da felicidade.
Originário da Suprema Felicidade, nasceu feliz para ser feliz.
Define a felicidade nesses termos: “Sentir-se bem consigo mesmo, com a humanidade, com o universo e com Deus”.
Felicidade, portanto, é estado mental.
Desenvolveu esse tema em vários livros.
A criatura humana esta assentada sobre quatro colunas básicas existenciais: sabedoria, para criar e discernir; liberdade para escolher; poder para realizar; felicidade, como estado de ser.

São os olhos da mente que vêem o mundo e fazem a realidade de cada um.
A humanidade ainda percorre o primeiro estágio da evolução, que é a evolução material, e só atingirá sua verdadeira dimensão ao alcançar os estágios mental e espiritual.
Nesse momento, chegará à plenitude, ao estado de reino dos céus aqui na Terra, na linguagem de Jesus.

Até aqui, o eixo da humanidade tem girado em torno do social.
O ser humano, por sua auto-ignorância, julga-se dependente, incapaz, necessita do apoio e proteção dos outros, entregando sua vida aos que assumem o poder e às instituições que o conduzem.
Nesse terceiro milênio, graças à evolução humana, o eixo da humanidade passará a girar em torno do indivíduo, pois este descobre seu poder e capacidade de autodeterminação.

Existe um poder ilimitado no indivíduo, através do qual realiza sua vida e responde por seus atos, tornando-se o autor de si mesmo.
Para que se tenha uma idéia dos seus conceitos, segue um trecho do livro O PODER INFINITO DA SUA MENTE, editado em 1980:

“A VIDA NÃO É IMPREVISÍVEL

Num trabalho de filosofia para o segundo semestre de 1979, tomei a afirmação existencialista de que a vida é um fazer-se imprevisível e incontrolável e embrenhei-me na análise da tese.
Não foi difícil contestá-la porque, a ser verdade tal assertiva, chegaríamos à conclusão de que a vida seria um absurdo.
À certa altura do meu trabalho, escrevi:
“Se a vida é imprevisível, se não pode ser determinada por mim, neste caso eu não sou a minha vida; ela vai se fazendo alheia a mim, alheia às exigências do meu ser, alheia ao meu querer, ou seja, totalmente descomandada, como barco à deriva.

Se a vida é incontrolável - é injusta. Injusta porque a uns os faz ricos e a outros miseráveis; a uns os faz inteligentes, a outros curtos de inteligência; a uns é pródiga em benefícios, a outros é madrasta; a uns abençoa, a outros amaldiçoa; a uns cumula de bens, a outros lhes tira tudo; a uns oferece um corpo sadio, a outros toda espécie de doenças; a uns permite a cura de suas enfermidades, até mesmo gravíssimas e humanamente irreversíveis, a outros abandona-os à morte; a uns enche de sapatos, a outros lhes corta as pernas.


Se a vida é imprevisível, torna-se frustração.
Frustração porque cria desejos nas pessoas e não os satisfaz.
Se a vida é uma irrealização humana, não passa de incompetência total, porquanto gera aspirações no indivíduo e não as pode cumprir.

Mas, a vida não é imprevisível, nem incontrolável e nem irrealizável, porque existe, no mundo realizado e realizável, tudo o que o ser humano deseja para entrar em estado de felicidade e plenificação.

Se nós pudéssemos reunir, numa só pessoa, todas as boas coisas que ocorrem, em separado, nos indivíduos de todo o mundo, por certo a soma desses atributos seria a satisfação e plenificação de todos os desejos possíveis ao ser humano.

Se reuníssemos numa pessoa a sabedoria dos sábios, a riqueza dos ricos, a felicidade dos felizes, o amor dos que amam plenamente, a paz dos que estão em paz, a harmonia dos harmoniosos, a saúde dos saudáveis, a honestidade dos honestos, a liberdade dos livres, o poder dos poderosos, o conforto dos que vivem em habitações luxuosas, a simplicidade dos simples, a confiança dos autoconfiantes, a calma dos calmos, a energia dos cheios de energia, a certeza dos seguros de si, a limpeza mental dos mentalmente limpos, o positivismo dos positivos, o otimismo dos otimistas, a clarividência dos clarividentes, a fé dos confiantes, a facilidade de ir e vir dos que podem estar onde quiserem, o prazer perene dos melhores momentos de prazer – então, não seria exagero dizer que essa pessoa é feliz.

Ela teria fechado o abismo existente entre a sua realidade atual e os seus anseios.
Pois bem, se esses atributos existem esparsos pelo mundo, significa que são possíveis de existir numa só pessoa, porquanto tudo o que um ser humano pode, todos os outros podem”.

A sede do seu trabalho situa-se em Santa Maria, no Palácio da Mente, onde possui o Teatro Santa Maria, como espaço cultural para a cidade.


Títulos e condecorações
Recebeu diversos títulos e condecorações, destacando-se o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e a Medalha de Tiradentes, ambos conferidos pela Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Recebeu também o título de Cidadão de Juiz de Fora.
Em Santa Maria foi agraciado com o Mérito Cultural Prado Veppo, pela Câmara de Vereadores; o Prêmio Imembuí; o Mérito Empresarial, o Mérito Industrial, e o Mérito Literário pela Associação Santa-mariense de Letras, entre outros.

LAURO TREVISAN, conferencista e escritor, é formado em Filosofia com pós-graduação, Psicologia, Teologia, História, cursos de Parapsicologia, Análise Transacional, Controle da Mente, Exegese, Ascese, os Nove Domínios da Consciência, Método Chapiro de Administração, Jornalismo, Psicanálise Clínica, Pedagogia.

É um dos mais destacados nomes da ciência do poder da mente e auto-ajuda. Iniciou esses estudos em 1975, quando realizou curso de Psicorientologia (Controle Mental), pelo método Silva Mind Control.
A partir de então, buscou todos os conhecimentos possíveis sobre o fascinante assunto, participando de Congressos nacionais e internacionais de Controle da Mente e Parapsicologia, vasculhando a vasta literatura sobre o assunto a fim de alcançar os princípios que fundamentam essa ciência que – segundo ele – é caminho da autodescoberta e da conquista das dimensões mais altas da criatura humana.

De estilo literário versátil, tem obras nos vários gêneros literários: poder da mente, auto-ajuda, educação, psicologia, economia, espiritualidade, romances, parábolas, teatro, contos, infantis, humorismo, poesia, obras infantis e para adolescentes e jovens.
Seu livro mais vendido é: “O PODER INFINITO DA SUA MENTE 1”, chegando a mais de milhão de exemplares.
A soma das obras vendidas chega a 2.500.000 exemplares.

Ministra cursos e palestras no Brasil e exterior, tendo realizado cerca de 500 cursos para aproximadamente 500.000 pessoas.
Antes disso, por volta de 1978, passou a atender pessoas com problemas.
Vendo os resultados quase imediatos, entendeu que devia levar essa mensagem às multidões.
Então iniciou os cursos pelo Brasil e exterior.

No ano de 2006, completou 47 anos de padre, pertencente à Sociedade Vicente Pallotti. Mora no Patronato Antônio Alves Ramos e tem a sede do seu trabalho no Palácio da Mente, em Santa Maria.
Em 2003, publicou O PODER INFINITO DA SUA MENTE 2, acrescentando pesquisas, estudos e descobertas feitas sobre as potencialidades humanas.
Durante 15 anos, foi redator e diretor de várias revistas, em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Em novembro de 2005 lançou um livro de grande repercussão: “O Centurião Que Espionava Jesus A Mando de Pilatos – A história viva de Jesus”.
Em 1981, criou a Editora e Distribuidora da Mente, para a publicação e distribuição de suas obras.

Há quinze anos, abriu a Livraria da Mente, no Calçadão de Santa Maria, com a finalidade de apoiar e favorecer a cultura.
Construiu e mantém o Teatro Santa Maria, como espaço cultural da cidade de Santa Maria.

Foi homenageado no Rio de Janeiro, pela Assembléia Legislativa, com o título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro e Medalha de Tiradentes. Também tem o título de Cidadão de Juiz de Fora.

Em Santa Maria, recebeu diversas homenagens, como o Mérito Cultural Prado Veppo, pela Câmara de Vereadores; o Prêmio Imembuí, Mérito Empresarial, Mérito Industrial e Mérito Literário pela Associação Santa-mariense de Letras, entre outros.
É membro da Academia Santa-mariense de Letras.
Em 2006 lançou o livro “Jesus Psicanalista de Resultado” e o mais recente “Faça Sua Vida Dar Certo”, este com a novidade de conter junto um CD de leitura do livro.

Entre os projetos – de 2007 está a inauguração do Instituto VivaFeliz, na Casa da Península, em Itaara, onde passará a realizar encontros de semana, uma espécie de “Spa Mental”.
Em março será inaugurada a Rádio Lauro Trevisan, via internet, 24 horas.

2005 - Lauro Trevisan - Todos os direitos reservados.

2 comentários :

Anônimo disse...

Como entrar em contatato com Lauro Trevisan?Meu email é helohaetinger@gmail.com

CHAMA VIOLETA -SAINT GERMAN disse...

Lauro Trevisan

www.laurotrevisan.com.br/