domingo, 6 de junho de 2010

Dalai Lama


O Dalai Lama é o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do Budismo Tibetano, tratando-se de um monge e lama, reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano.
Também foram os líderes políticos do Tibete entre os século XVII até 1959, residindo em Lhasa.
O Dalai Lama é também o líder oficial do governo tibetano em exílio, ou Administração Central Tibetana.
"Lama" é um termo geral que se refere aos professores budistas tibetanos.
O atual Dalai Lama é muitas vezes chamado de "Sua Santidade" por ocidentais, embora este pronome de tratamento não exista no tibetano, não se tratando de uma tradução.
Tibetanos podem referir-se a ele através de epítetos tais como Gyawa Rinpoche que significa "grande protetor", ou Yeshe Norbu, a "grande jóia".



Papel espiritual
Acredita-se que o Dalai Lama seja a reencarnação de uma longa linha de tulkus, que optaram pela reencarnação, a fim de esclarecer a humanidade.
O Dalai Lama é muitas vezes considerado o chefe da Escola Gelug, mas esta posição oficialmente pertence ao Ganden Tripa, que é uma posição temporária nomeado pelo Dalai Lama (que, na prática, exerce mais influência).
Dalai significa "Oceano" em mongol e "Lama" é a palavra tibetana para mestre, guru, e várias vezes referido por "Oceano de Sabedoria", um título dado pelo regime mongoliano a Altan Khan (o terceiro Dalai Lama) e agora aplicado a cada encarnação na sua linhagem.
Os dalai lamas são mostrados como sendo a manifestação de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da Compaixão, cujo o nome é Chenrezig em tibetano.
Após a morte do Dalai Lama, uma pesquisa é instituída pelos seus monges para descobrir o seu renascimento, ou tulku.



Biografia
Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama
Reinado 17 de Novembro de 1950 - (presente)
Nome completo Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso
Títulos Sua Santidade, o Grande Lama
Nascimento 6 de Julho de 1935
Taktser, China
Antecessor Thubten Gyatso
Pai -Choekyong Tsering
Mãe -Diki Tsering
Tenzin Gyatso, nascido Lhamo Dhondrub, é um religioso tibetano, atual Dalai Lama (14º da linhagem), líder religioso do Budismo.
Considerado a reencarnação do Bodhisattva da Compaixão, Tenzin Gyatso é monge e doutor em filosofia Gorgon, recebeu o Nobel da Paz e foi agraciado com mais de 100 títulos honoris causa.

Nasceu em 6 de julho de 1935, numa família de camponeses da pequena vila de Taktser, na provincia de Amdo, situada no nordeste do Tibet.
Seu nome era Lhamo Dhondup até o momento em que, com dois anos de idade, Sua Santidade foi reconhecido como sendo a reencarnação de seu predecessor, o 13º Dalai Lama, Thubten Gyatso.
Os Dalai Lamas são tidos como manifestações de Avalokiteshvara ou Chenrezig, o Bodhisattva da Compaixão e patrono do Tibet.
Um Bodhisattva é um ser iluminado que adiou sua entrada no nirvana e escolheu renascer para servir à humanidade.


Considerado por muitos uma das vozes mais lúcidas e comprometidas com a paz, procura estabelecer o diálogo e difundir a necessidade da compaixão no cenário mundial contemporâneo.

Em 1959 foi obrigado a abandonar o Tibete, altura em que este é invadido pela República Popular da China.
Disfarçado de soldado e na companhia de familiares, conseguiu atravessar a fronteira da Índia e assim evitou ser capturado pelos chineses.
Instala-se em Dharamsala a convite do governo de Jawaharlal Nehru, e aí constituiu o governo tibetano no exílio, onde ainda permanece.


Não sai da Índia até 1967, quando visita pela primeira vez o Japão e a Tailândia.
Estava dado o primeiro passo daquilo que se tornou na sua peregrinação ininterrupta pelo mundo, durante a qual luta pelos direitos humanos no mundo mas em especial no Tibete.
Luta, mas sempre recorrendo a processos pacíficos, respeitando a doutrina da não violência (a mesma lei defendida por Mahatma Gandhi), pelo que é reconhecido internacionalmente através da atribuição do Nobel da Paz em 1989.
O premio leva a que a causa receba mais atenção e apoiantes, ao mesmo tempo que provoca um embaraço ao regime de Pequim.

Mais tarde deixa de lutar pela independência da Tibete, e passa a propor o Tibete como região autónoma da China, com verdadeira autonomia que lhe permita conservar e viver a sua cultura, incluindo a religião (o que actualmente não lhes é permitido, o regime chinês considera que a religião é uma doença para mente).

É reconhecido internacionalmente, em todo o mundo, como líder espiritual do Tibete, mas os governos de muitos dos países que visita evitam contactos oficiais com a Sua Santidade para não ferirem sensibilidades chinesas.


Educação no Tibet
Sua Santidade o Dalai Lama começou sua educação monástica aos seis anos.
O currículo consistia de cinco disciplinas maiores e cinco menores.
As maiores são: lógica, arte e cultura tibetana, sânscrito, medicina e filosofia budista — e esta por sua vez se compõe de outras cinco categorias: Prajnaparamita, a perfeição da sabedoria; Madhyamika, a filosofia do Caminho do Meio; Vinaya, o cânone da disciplina monástica; Abhidharma, metafísica; e Pramana, lógica e epistemologia.
As disciplinas menores são: poesia, música e teatro, astrologia, gramática e sinônimos.
Aos 23 anos, fez seu exame final no Templo de Jokhang, em Lhasa, durante o o Festival Anual de Orações Mönlam.
Foi aprovado com honras e recebeu o grau de Geshe Lharampa (título máximo, equivalente a um Doutorado em Filosofia 1ista).
Em complemento a esses temas budistas, estudou inglês, ciências, geografia e matemática.


Responsabilidades de Líder
Em 1950, com 15 anos de idade, Sua Santidade foi solicitado a assumir a completa responsabilidade política como chefe de estado e de governo, após a invasão chinesa do Tibet.
Em 1954, foi a Beijing para tratativas de paz com Mao Tsetung e outros lideres chineses, como Chou En-Lai e Deng Xiaoping.
Em 1956, durante visita à Índia para participar das festividades do aniversário de 2500 anos de Buda, esteve presente em uma série de reuniões com Nehru, o Primeiro Ministro Indiano, e o Premiê Chou, sobre a situação do Tibet que se deteriorava rapidamente.

Seus esforços para alcançar uma solução pacífica para o problema sino-tibetano foram frustrados pelas atrocidades da política chinesa, no leste do Tibet, dando origem a um levante popular.
Esse movimento de resistência espalhou-se por outras partes do País, e em 10 de Março de 1959, Lhasa, a capital do Tibet, explodiu em um grande levante.
As manifestações da resistência tibetana exigiam que a China deixasse o Tibet, reafirmando a sua independência.

Quando a situação se tornou insustentável, pediu-se ao Dalai Lama que saísse do país para continuar no exílio a luta pela libertação.
Sua Santidade seguiu para a Índia, que lhe concedeu asilo político, acompanhado de outros oitenta mil refugiados tibetanos.
Hoje há mais de 120.000 tibetanos vivendo como refugiados na Índia, Nepal, Butão e no Ocidente.
Desde 1960, Sua Santidade reside em Dharamsala, uma pequena cidade no norte da Índia, apropriadamente conhecida como "Pequena Lhasa", por sediar a sede do governo tibetano no exílio.
Desde a invasão chinesa, Sua Santidade apresentou vários recursos às Nações Unidas sobre a questão tibetana.
A Assembléia Geral adotou três resoluções sobre o Tibet, em 1959, 1961 e 1965.


Processo de Democratização
Com o estabelecimento do Governo Tibetano no Exílio, Sua Santidade percebeu que a tarefa mais imediata e urgente era lutar pela preservação da cultura tibetana.
Fundou 53 assentamentos agrícolas de larga escala para acolher os refugiados; idealizou um sistema educacional tibetano autônomo (existem hoje mais de 80 escolas tibetanas na Índia e Nepal) para oferecer às crianças refugiadas tibetanas pleno conhecimento de sua língua, história, religião e cultura.
Em 1959 criou o Instituto Tibetano de Artes Dramáticas; o Instituto Central de Altos Estudos Tibetanos se transformou em uma universidade para os tibetanos na Índia.
Sua Santidade inaugurou vários institutos culturais com o propósito de preservar as artes e ciências tibetanas, e ajudou a restabelecer mais de 200 monastérios para preservar a vasta obra de ensinamentos do budismo, a essência do espírito tibetano.

Pelo lado da política, em 1963 Sua Santidade apresentou o esboço de uma constituição democrática para o Tibet, baseada nos princípios budistas e na Declaração Universal dos Direitos Humanos.
A nova constituição democrática promulgada como resultado desta reforma foi denominada "Carta dos Tibetanos no Exílio".
Essa carta defende a liberdade de expressão, crença, reunião e movimento. Oferece também detalhadas linhas de ação para o funcionamento do governo tibetano no que diz respeito aos que vivem no exílio.

Em 1992, Sua Santidade publicou linhas diretrizes para a constituição de um futuro Tibet livre.
Anunciou que o a primeira e imediata tarefa do Tibet libertado será estabelecer um governo interino com a principal responsabilidade de eleger uma Assembléia Constituinte, para criar e implantar uma constituição democrática tibetana.
Nesse dia, Sua Santidade transferirá toda a sua autoridade política e histórica para o Presidente interino, passando a viver como um cidadão comum.
Ele também afirmou esperar que o Tibet, incluindo suas tradicionais três províncias (U-Tsang, Amdo e Kham), seja federativo e democrático.

Em maio de 1990, as reformas propostas por Sua Santidade deram ensejo à realização de uma administração verdadeiramente democrática para a comunidade tibetana no exílio.
O Gabinete tibetano (Kashag), que até então sempre fora indicado por Sua Santidade, foi dissolvido, juntamente com a Décima Assembléia de Deputados do Povo Tibetano (o Parlamento tibetano no exílio).
Nesse mesmo ano, tibetanos exilados no subcontinente indiano e em mais de 33 outros países elegeram 46 membros da ampliada 11ª Assembléia Tibetana, numa votação direta.
A Assembléia, por sua vez, elegeu os novos membros do Gabinete.
Em setembro de 2001, um passo ainda maior para a democratização foi dado quando o eleitorado tibetano elegeu diretamente o Kalon Tripa, ministério-mor do Gabinete, que por sua vez indicou seu próprio Gabinete, a ser aprovado pela Assembléia Tibetana.
Na longa história do Tibet, essa foi a primeira vez que o povo elegeu seus líderes políticos.



Iniciativas pela paz
Em setembro de 1987, Sua Santidade propôs o Plano de Paz de Cinco Pontos para o Tibet, como um primeiro passo na direção de uma solução pacífica para a situação que rapidamente se deteriorava no país.
Em sua visão, o Tibet se tornaria um santuário, uma zona de paz no coração da Ásia, em que todos os seres sencientes poderiam viver em harmonia, com o delicado equilíbrio ambiental preservado.
A China, até o momento, não respondeu positivamente às várias propostas de paz criadas por Sua Santidade.

O Plano de Cinco Pontos
Em seu discurso aos membros do Congresso Americano em Washington, D.C., realizado em 21 de setembro de 1987, Sua Santidade propôs o seguinte plano de paz, composto por cinco pontos básicos:

Transformação de todo o Tibet em uma zona de paz.
Cessação da política chinesa de transferência de população, que ameaça a própria existência dos tibetanos como povo.
Respeito pelos direitos humanos fundamentais dos tibetanos, bem como de suas liberdades democráticas.
Restauração e proteção do ambiente natural tibetano, e o abandono do uso do território tibetano, pela China, para produção de armas nucleares e como depósito de lixo nuclear.
Início de negociações sérias sobre o futuro status do Tibet e das relações entre os povos chinês e tibetano.



Proposta de Estrasburgo
Discursando no Parlamento Europeu de Estrasburgo, na França, em 15 de junho de 1988, Sua Santidade detalhou minuciosamente o último dos Cinco Pontos desse plano de paz.
Ele propôs o estabelecimento de conversações entre chineses e tibetanos para a criação de um governo autônomo das três províncias tibetanas, "em associação com a República Popular da China".
O governo chinês continuaria sendo responsável pela política exterior e defesa do Tibet.

Para Sua Santidade, essa proposta era "o modo mais realista para se restabelecer uma identidade independente do Tibet e restituir os direitos fundamentais do povo tibetano, conciliando ao mesmo tempo os próprios interesses da China."
Enfatizou por outro lado que "qualquer que seja o resultado das negociações com os chineses, o povo tibetano por si mesmo deve ser a autoridade decisória máxima."

Posteriormente, no entanto, em 2 de Setembro de 1991 (Dia da Democracia Tibetana), o Governo do Tibet no exílio declarou que a Proposta de Estrasburgo não estava mais em vigor: "Sua Santidade, o Dalai Lama, deixou bem claro, em sua declaração de 10 de março, que em razão da atitude fechada e negativa da atual liderança chinesa, percebeu que seu compromisso pessoal com as idéias expressas na proposta de Estrasburgo tornou-se sem efeito, e que se não houver novas iniciativas por parte dos Chineses ele se considerará livre de qualquer obrigação com relação a essa proposta.

Entretanto, continua firmemente compromissado no caminho da não violência e em encontrar uma solução para a questão tibetana através de negociações e entendimentos. Sob as atuais circunstâncias, Sua Santidade, o Dalai Lama, não mais se sente obrigado ou limitado a manter a Proposta de Estraburgo como uma base para encontrar uma solução pacífica para o problema tibetano."


Contatos Oriente-Ocidente
Desde 1967, Sua Santidade iniciou uma série de viagens que o levaram a 42 países.
Em fevereiro de 1990, foi convidado pelo Presidente Vaclav Havel para ir à Tchecoslováquia, onde divulgaram uma declaração conjunta incitando "todos os políticos a desvencilharem-se de restrições e interesses de grupos públicos ou privados e a guiarem suas mentes por sua própria consciência, sentimento e responsabilidade, fundamentados na verdade e na justiça."

Em 1991, encontrou-se com o Presidente dos Estados Unidos da América, George Bush, Neill Kinnock, o lider britânico de opsição, os ministros das Relações Exteriores da França e da Suíça, o Chanceler e Presidente da Áustria, e vários outros membros de governo estrangeiros.
Em reuniões com líderes políticos, religiosos, culturais e comerciais, como também em grandes platéias em universidades, igrejas ou centros comunitários, falou de sua crença na união da família humana e da necessidade do desenvolvimento de um senso de responsabilidade universal.

Sua Santidade disse:
"Vivemos atualmente em um mundo interdependente.
Os problemas de uma Nação não podem ser solucionados muito tempo somente por ela mesma.
Sem um senso de responsabilidade universal, nossa sobrevivência está em perigo.
Basicamente, responsabilidade universal significa sentir pelo sofrimento de outras pessoas o mesmo que sentimos pelo nosso próprio sofrimento.
Eu sempre acreditei num melhor entendimento, numa cooperação mais próxima e num respeito maior entre as várias Nações do mundo.
Além disso, sinto que o amor e a compaixão são a tessitura moral para chegar à paz mundial."


Sua Santidade encontrou-se no Vaticano com os papas Paulo VI (em 1973) e João Paulo II (em 1980, 1982, 1986, 1988 e 1990).
Em um encontro com a imprensa em Roma, em 1980, expressou deste modo seu desejo de se encontrar com o Papa João Paulo II:
"Vivemos em um período de grandes crises, de desenvolvimentos mundiais turbulentos.
Não é possível encontrar paz na alma sem segurança e harmonia entre os povos. Por esta razão, espero ansiosamente por um encontro com o Santo Padre, para trocar idéias e sentimentos, e para ouvir suas sugestões sobre os caminhos para uma pacificação progressiva entre os povos."


Em 1981, Sua Santidade conversou com o Arcebispo de Canterbury, Dr. Robert Runcie, e com outros líderes da Igreja Anglicana em Londres.
Ele também se encontrou com lideranças da Igreja Católica e comunidades judaicas, e pronunciou-se em um serviço interreligioso promovido em sua honra pelo Congresso Mundial da Fé.
Em Outubro de 1989, durante um diálogo realizado em Dharamsala contando com a presença de oito rabinos e acadêmicos dos Estados Unidos, Sua Santidade enfatizou:
"Quando nos tornamos refugiados, sabemos que nossa luta não seria fácil; ela levará muito tempo, gerações.
Com freqüência nos referimos ao povo judeu e à forma como ele manteve sua identidade e fé a despeito de tamanha privação e sofrimento.
Quando as condições externas amadureceram, ele estava prontos para reconstruir sua nação.
Assim, pode-se concluir que há muitas coisas a aprender com os irmãos e irmãs judeus."


Em outro fórum sobre a comunhão de fé e a necessidade de união entre as diferentes religiões, ele afirmou:
"Sempre acreditei que é muito melhor termos uma série de religiões e várias filosofias, do que uma única religião ou filosofia.
Isto é necessário por causa das disposições mentais diferentes de cada ser humano.
Cada religião possui certas idéias ou técnicas características, e aprender sobre elas só pode enriquecer a fé de alguém."


O líder espiritual tibetano, Dalai Lama , recebe o Título de Cidadão honorário de Turim das mãos do presidente do Conselho Municipal da cidade, Giuseppe Castronovo , e do prefeito Sergio Chiamparino.

Reconhecimento universal e prêmios
Desde sua primeira visita ao ocidente, em 1973, a reputação de Sua Santidade como acadêmico e homem de paz só fez crescer, incessantemente.
Nos últimos anos, um grande número de universidades e instituições em todos o mundo têm lhe conferido Prêmios da Paz e títulos de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento pelos seus escritos sobre a filosofia budista e sua liderança a serviço da liberdade, da paz e da não-violência.
Um desse títulos, o de Doutor, foi conferido pela Universidade de Seattle, em Washington, EUA.

O seguinte resumo da menção dessa Universidade reflete a estatura de Sua Santidade:
"No reino da mente e espírito, o senhor se distinguiu na rigorosa tradição das universidades budistas, alcançando o Grau de Doutor com as mais altas honras, com a idade de 25 anos.
No âmbito de assuntos diplomáticos e governamentais, não obstante, o senhor encontrou tempo para lecionar e registrou de forma escrita seus sutis insights sobre filosofia e o significado da vida contemplativa no mundo moderno.
Seus livros representam uma contribuição significativa não somente para o vasto corpo de literatura budista, mas também para o diálogo ecumênico entre as grandes religiões mundiais.
Sua própria dedicação à vida monástica e contemplativa tem alcançado a admiração não somente por parte dos budistas, mas também dos meditadores cristãos, incluindo o monge Thomas Merton, cuja amizade e conversações com o senhor eram extremamente férteis."

Ao apresentar o Prêmio de Direitos Humanos Congressional Raoul Wallenberg em 1989, o Congressista Americano Tom Lantos disse:
"A luta corajosa de Sua Santidade o Dalai Lama o tem distinguido como um líder dos direitos humanos e da paz mundial.
Seus esforços contínuos para cessar o sofrimento do povo tibetano através de negociações pacíficas e reconciliação têm exigido dele enorme coragem e sacrifício."



Pesquisador infatigável
Pesquisador infatigável, abriu as portas para o encontro da ciência com a espiritualidade quando, em 1987, reuniu-se durante uma semana com cinco cientistas ocidentais para debater a proximidade entre o budismo e as ciências cognitivas.
A partir dali, criaram-se centros e fóruns internacionais onde a experiência espiritual é estudada e acolhida como aspiração genuína de um saber que revela novos espaços de consciência e expressão.

Cidadão planetário, manifesta especial interesse pelas pontes, articulações, sinapses, desafiando ortodoxias que retardam o exercício da vocação humana para o cuidado mútuo, a convivialidade e a cooperação.
Nesse sentido apela para que cada um de nós aprenda a trabalhar em benefício não só de si próprio sua família ou nação, mas em prol da humanidade como um todo.

Afirma que a responsabilidade é a chave para a sobrevivência do humano e é a melhor garantia para implementar os valores universais e a paz.
É membro do Comité da patrocínio da Coordenação internacional para o Decénio da cultura da não-violência e da paz.
Em 17 de Outubro de 2007, o Dalai Lama foi causa de grandes protestos diplomáticos por parte do governo chinês contra os Estados Unidos, ao ser agraciado com a Medalha de Ouro do Congresso, a maior honraria civil outorgada pelo país, e que lhe foi entregue em cerimónia pelo Presidente George W. Bush.

Recentemente, em Março de 2008, com os conflitos pouco divulgados pela China, a respeito da separação do Tibete, o Dalai Lama ameaçou renunciar ao cargo de líder político tibetano, se continuarem os conflitos, ficando apenas com a ocupação de líder espiritual do povo do Tibete.



O Prêmio Nobel da Paz de 1989
A decisão do Comitê Norueguês do Prêmio Nobel de conferir à Sua Santidade o Prêmio da Paz ganhou reconhecimento e aplauso mundial.
A citação diz:
"O Comitê deseja enfatizar o fato de que o Dalai Lama, em sua luta para a liberação do Tibet, constantemente se opõe ao uso da violência.
Ele, em vez disto, advoga soluções pacíficas baseadas na tolerância e respeito mútuos para a preservação da herança cultural e histórica de seu povo.
O Dalai Lama desenvolveu sua filosofia de paz com uma grande reverência por todas as coisas vivas, e um conceito de responsabilidade universal que envolve toda a humanidade e também a natureza.
Na opinião do Comitê, o Dalai Lama vem se conduzindo com propostas construtivas e visionárias para a solução de conflitos internacionais, questões de direitos humanos e problemas ambientais globais."

Em 10 de Dezembro de 1989, Sua Santidade aceitou o prêmio em nome de todos os oprimidos no mundo e daqueles que lutam pela liberdade e trabalham pela paz mundial e pleo povo do Tibet.
Em suas considerações, disse:
"O prêmio reafirma a nossa convicção de que com a verdade, coragem e determinação como nossas armas, o Tibet será libertado.
Nossa luta deve permanecer sem violência e livre de ódio."


Ele também enviou uma mensagem de encorajamento pelo movimento democrático chinês, cuja recente manifestação na Praça da Paz Celestial havia sido alvo de brutal repressão.
"Na China, o movimento popular pela democracia foi subjugado pela força bruta, em junho deste ano.
Não acredito que as manifestações foram em vão, porque o espírito de liberdade renasceu no povo chinês, e a China não pode escapar do impacto desse espírito, que sopra em muitas partes do mundo.
Os corajosos estudantes e seus defensores mostraram à liderança chinesa e ao mundo a face humana daquela grande nação."



Simplesmente um monge budista
Sua Santidade o Dalai Lama freqüentemente diz:
"Eu sou simplesmente um monge budista — nem mais nem menos."

Ele realmente segue os preceitos da vida de um monge.
Vivendo em uma pequena cabana em Dharamsala, levanta-se todos os dias às 4 horas da manhã para meditar, e cumpre uma atribulada agenda de encontros administrativos, audiências particulares, ensinamentos e cerimônias religiosas. Conclui o dia, sempre, com orações.
Ao revelar as suas maiores fontes de inspiração, ele normalmente cita seus versos favoritos, encontrados nos escritos do reconhecido santo budista Shantideva:

Enquanto o espaço existir, enquanto seres humanos permanecerem, devo eu também permanecer para dissipar a miséria do mundo.


(Traduzido por Fátima Ricco Lamac e revisado por Arnaldo Bassolli.)
© 2005-2010 by Office of H.H. the Dalai Lama, Office of Tibet, Associação Palas Athena. Hosted by Dharmanet.


Livros Publicados no Brasil
Livros de autoria de Sua Santidade o Dalai Lama
Amor, Verdade, Felicidade: Reflexões para Transformar a Mente. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Nova Era, 2001.
Arte de Lidar com a Raiva, A: O Poder da Paciência. Dalai Lama. Traduzido por A. B. Pinheiro de Lemos. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Bondade, Amor e Compaixão. Dalai Lama. São Paulo: Pensamento, 1997.
Caminho da Felicidade, O. Dalai Lama. Traduzido por Bazán Tecnologia e Lingüística. Rio de Janeiro: Ediouro Agir, 1998.
Caminho para a Liberdade, O. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Nova Era, 2001.
Coleção Sua Santidade o Dalai Lama: 2 Volumes. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.
Coleção Sua Santidade, o Dalai Lama. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Nova Era, 2001.
Compaixão ou competição: Valores humanos nos negócios e na economia. Traduzido por Arnaldo Bassoli e Lamara Bassoli. São Paulo: Palas Athena, 2006.
Compaixão Universal, A: Col. Nomes de Deuses. Dalai Lama. São Paulo: Unesp, 2002.
Conselhos do Coração. Dalai Lama. Traduzido por Célia Regina dos Anjos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Contos Populares do Tibet. Dalai Lama. São Paulo: Landy, 2000.
Dalai Lama: Princípios de Vida. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Dalai Lama: A Compaixão Universal. Dalai Lama. São Paulo: Unesp, 2002.
Dalai Lama: Sobre Budismo e Paz de Espírito. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Nova Era, 2002.
Despertar da Visão da Sabedoria, O. Dalai Lama. Brasília: Teosófica, 1992.
Essência do Sutra do Coração, A. Dalai Lama. Traduzido por Lúcia Brito. São Paulo: Gaia, 2006.
Estágios da Meditação, Os. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
Iluminando o Caminho: Nossa Busca pela Felicidade. Dalai Lama. Traduzido por Edite Siegert Sciulli. São Paulo: Fundamento, 2005.
Liberdade no Exílio: Uma Autobiografia do Dalai Lama. Dalai Lama. São Paulo: Siciliano, 2001.
Livro da Sabedoria, O. Dalai Lama. Traduzido por Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Livro de Dias, O: Mensagens de Sabedoria e Compaixão. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Sextante, 2001.
Livro de Ouro da Felicidade, O: um Guia Prático aos Estágios de Meditação. Dalai Lama. Traduzido por Bazán Tecnologia e Lingüística. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002.
Na Terra da Iluminação: os diálogos de Bokhaya. Dalai Lama. Porto Alegre: Paramita, 1996.
Meditações. Dalai Lama. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Minha Terra e Meu Povo: A Autobiografia de Sua Santidade, o Dalai Lama. Dalai Lama. Traduzido por Heloisa Maria Lanari. Rio de Janeiro/São Paulo: Sextante/Palas Athena, 2001.
Mundo do Budismo Tibetano, O. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
Prática da Benevolência e da Compaixão, A. Dalai Lama. Traduzido por Angela Machado. Rio de Janeiro: Nova Era, 2002.
Princípios de Vida. Dalai Lama. Rio de Janeiro: Record, 2003.
Sentido da Vida, O. Dalai Lama. Traduzido por Lúcia Brito. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
Transformando a Mente. Dalai Lama. Traduzido por Waldéa Barcellos. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
Uma Ética para o novo Milenio. Dalai Lama. Traduzido por Maria Luiza Newlands. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.
Universo em um Átomo, O: O encontro da ciência com a espiritualidade. Dalai Lama. Traduzido por Vera Paula de Assis. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.
Vida de Compaixão, A. Dalai Lama. Traduzido por Fernanda Abreu. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.




LIVROS

A

Dalai_Lama_-_A_Medicina_do_Altruísmo.pdf

A_ARTE_DA_FELICIDADE_-_Dalai_Lama.pdf

Dalai_Lama_-_Amor,_Verdade,_Felicidade.pdf


C

Dalai_Lama_-_Con_el_Corazón_Abierto.pdf

E

Dalai_Lama_-_El_poder_de_la_Paciencia.pdf

O

Dalai_Lama_-_O_Sentido_da_Vida.pdf

U

Dalai_Lama_-_Uma_Ética_Para_o_Novo_Milênio.pdf



PPS

A_Arte_de_Leonid_Afremov_&_Dalai_Lama_-_{ANA}_(08.04.05).pps

ESPIRITUALIDADE E CONCIÊNCIA.pps

patrick__Dalai_Lama.pps

Tente_Fazer_-_dalai_lama.pps

Test_Dalai_Lama.pps

Nenhum comentário :